Portabilidade do número de celular: como fazer?

Portabilidade do número de celular: como fazer?

Serviço é uma boa opção para quem deseja trocar de plano, ou de operadora, sem abrir mão do número antigo.

Mudar de operadora ou trocar o plano atual por outro mais em conta são alternativas que o consumidor possui diante da insatisfação com o serviço ou da conta salgada demais. Graças à portabilidade do número de celular, isso pode ser feito sem a necessidade de adquirir uma nova linha. “Se migrar de operadora, ou de plano, não é preciso atualizar amigos, colegas e familiares com um novo número, ele pode permanecer o mesmo”, explica Daniel Barros, especialista PROTESTE.

Confira, a seguir, o passo a passo para fazer essa transição:

PARA OUTRA OPERADORA

  • Antes de pedir a portabilidade do número de celular para outra operadora, lembre-se de verificar se há alguma conta atrasada, multa por rescisão ou qualquer outra cobrança que possa ser feita pela empresa atual (operadora de origem).
  • Com tudo isso em dia, entre em contato com a chamada operadora receptora, por telefone, site ou loja física, tendo em mãos os seguintes dados: número de RG ou CPF, endereço completo, número de telefone e operadora atual.
  • Em alguns casos é cobrada uma taxa de portabilidade, que, como estabelece a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deve ter valor máximo de R$ 4 para cada pedido de portabilidade numérica. Muitas operadoras, no entanto, isentam os usuários dessa taxa.
  • A partir daí, o consumidor recebe o número de protocolo do pedido de portabilidade, que deve ser guardado para eventuais consultas. Após o prazo de até três dias úteis do pedido, a transferência deve ser finalizada. A Anatel informa que, em 99% dos casos, existe um período de transição em que a linha pode ficar sem funcionar por até 24 horas. Mas, normalmente, a transição ocorre mais rápido. Nesse período, é possível que a operadora de origem entre em contato para fazer propostas no intuito de convencer o cliente a continuar usando seus serviços.

DE PLANO

  • Caso o desejo seja apenas trocar o plano anteriormente contratado, basta entrar em contato com a atual operadora e solicitar a mudança. Não é necessário se deslocar pessoalmente até uma loja física para isso – dá para utilizar os canais telefônicos ou digitais oferecidos pela operadora.

DE ENDEREÇO

  • Outro tipo de portabilidade é a de endereço, que se refere à telefonia fixa. Ela é solicitada quando há mudança de casa ou negócio e o cliente tem interesse em permanecer com o mesmo número. Também nesse caso, o consumidor deve entrar em contato com a operadora e solicitar o serviço. Vale mencionar que esse tipo de portabilidade só está disponível para mudanças de endereço dentro do mesmo estado.

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