Internet banda larga: se ligue na hora de contratar

Internet banda larga: se ligue na hora de contratar

Simples medidas podem ajudar a garantir um serviço de boa qualidade e a fugir de futuras armadilhas.

Hoje, o acesso a uma boa internet banda larga faz toda a diferença, e evita surpresas no meio de reuniões de trabalho, ou mesmo na hora assistir a um filme no streaming. Para não ter dor de cabeça, o ideal é que o consumidor fique atento a alguns pontos antes mesmo da contratação do serviço.

As dicas começam na leitura do contrato. Confira seus direitos e as regras especificadas no documento. Observe bem o período de fidelização, o valor da multa por quebra de fidelidade e o prazo de duração de eventuais promoções. Isso evita que você encontre problemas futuros com a cobrança de preços mais elevados do serviço de internet banda larga.

Mas não pára por ai, praticas simples podem evitar outros transtornos, fique de olho:

  • Sempre peça o número de protocolo, eles são a prova do seu contato, e podem ser acessados para informações;
  • Solicite o sumário da contratação – um resumo que traz as principais características do seu plano;
  • Questione sobre as regras de reajuste e se certifique de quando eles acontecem;
  • Certifique-se do custo mensal;
  • Confirme a velocidade de download e de upload do serviço contratado;
  • Verifique qual é a velocidade mínima e média da conexão;
  • Confira se existe taxa de adesão.

Cuidados também durante o uso do serviço

Durante a vigência do contrato, certifique-se de que está recebendo exatamente os serviços que foram contratados. Se o sinal de internet que chega à sua casa oferecer velocidade inferior à previamente estipulada, por exemplo, é seu direito pedir o abatimento proporcional do valor pago ou, até mesmo, o cancelamento do serviço. Isso caracteriza o descumprimento da oferta por parte da empresa.

Cancelamento de contrato

Caso decida cancelar o contrato, é possível fazer isso por telefone – a empresa tem até dois dias para finalizar a solicitação. Apenas lembre-se de checar novamente as cláusulas contratuais. Se o período de fidelização ainda estiver em vigência, pode haver cobrança de multa por cancelamento.

Na hora da solução

Mesmo com tantos cuidados, contratempos podem surgir. Acontecendo, o primeiro passo para tentar resolvê-los é efetuar uma reclamação junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria empresa. Caso a situação não seja resolvida, vale levar a reclamação à Anatel e, também, à PROTESTE, por meio do canal Reclame.

O melhor plano pra você

O consumidor conta ainda com o apoio da associação para encontrar o plano que melhor se encaixa ao seu perfil e às suas necessidades! Para isso, clique aqui e aproveite!

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