3 perguntas sobre o que é ser um consumidor consciente

3 perguntas sobre o que é ser um consumidor consciente

PROTESTE começa a indicar ainda neste ano produtos com selo verde; especialista diz que consumir de forma consciente não significa pagar mais caro

A PROTESTE vai começar a indicar ainda neste ano produtos com selo verde. Ou seja, produtos que são testados quanto à sua qualidade e quanto à presença de componentes químicos que prejudiquem o meio ambiente. A ideia é assegurar que o consumidor consciente esteja de fato comprando um produto sustentável.

Produtos que têm selo verde mas não são de fato sustentáveis são, infelizmente, uma prática corriqueira no mercado, conhecida como greenwashing. No passado, a PROTESTE identificou diversos produtos nessa situação, desde esponjas de aço que alegavam não deixar resíduos a carros que alegavam ter pneus “super verdes”.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.

Mas o que é ser um consumidor consciente? Consumir com consciência é ter no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo. Para esclarecer mais sobre o assunto, conversamos com o pesquisador da PROTESTE, Thiago Leite Porto.

Consumidor consciente pensa no meio ambiente

Ser um consumidor consciente significa necessariamente pagar mais caro por um produto?

Não, significa escolher melhor os produtos que vai comprar. Às vezes, produtos com um selo verde ou que não tenham componentes que prejudiquem o meio ambiente podem até ter o mesmo valor de produtos sem essa informação ou componente.

Quais são os interesses que estão em jogo quando um consumidor decide ser um consumidor consciente?

O principal interesse é pensar no meio ambiente de forma geral. O consumidor que é consciente sabe que o impacto do seu consumo é, de certa forma, amenizado devido às suas boas escolhas.

Quais são as ações da PROTESTE nessa área, além do selo verde que será lançado em março?

Nós da PROTESTE já fizemos diversos análises em produtos com objetivo de verificar se os produtos que possuem selo verde de fato merecem esses selos. O Euroconsumers, do qual a PROTESTE faz parte, tem ampla atuação nesse segmento na Europa e vai começar a indicar a partir de março produtos com selo verde. Ou seja, os produtos são testados quanto à sua qualidade e presença de componentes químicos que prejudiquem o meio ambiente. A PROTESTE já está começando a atuar desta mesma forma e teremos novidades nesse segmento em breve.

PROTESTE incentiva o consumidor consciente

Além dos estudos em relação à prática de greenwashing, a PROTESTE orienta o consumidor a ser mais consciente de diversas outras formas. Desde orientações sobre consumo de energia, com foco economia, a edifícios verdes, passando por reciclagem, painéis solares, telhados verdes e obsolescência programada em 2016.