Recolocação profissional: dicas valiosas para quem busca um novo emprego

Recolocação profissional: dicas valiosas para quem busca um novo emprego

Entre outras coisas, saiba a importância de um bom currículo, de uma boa rede de relacionamentos e da apresentação pessoal numa entrevista

Muitos brasileiros se depararam com o fantasma do desemprego nos últimos anos. Se você, felizmente, não está nesta situação, certamente conhece algumas ou muitas pessoas que estão. Por isso, dentro da série de matérias que o ConectaJá programou sobre carreiras, que tal algumas dicas sobre recolocação profissional?

Seu currículo

É importante encarar o seu currículo como um cartão de visitas. De acordo com um artigo da Robert Half, empresa líder mundial em recrutamento especializado, muitos excelentes profissionais acabam descartados de processos seletivos por não contarem com um currículo adequado e bem cuidado.

De acordo com a empresa especializada, um bom currículo deve ter no máximo duas páginas e destacar suas principais conquistas e experiências profissionais. É importante que não se cometam erros de português, pois eles comprometem muito a sua imagem e podem custar a perda da vaga. Além disso, vale a pena customizar seu currículo com palavras-chave que atendam a cada vaga específica para a qual você esteja concorrendo. 

Importância do networking para a recolocação profissional

Sua rede de relacionamentos e networking deve estar sempre atualizada sobre a sua situação. Caso esteja buscando uma recolocação no mercado, aproveite seu círculo de contatos para se aproximar das oportunidades. Não é vergonha alguma informá-los sobre sua busca por uma recolocação profissional. 

Busca de emprego

É preciso ter cuidado com sites e empresas que cobram para ajudar você a se recolocar. Muitas vezes, você pode acabar gastando um dinheiro que não tem e ficar sem o resultado que espera. Ferramentas digitais gratuitas, como sites e fóruns de discussão, podem ser tão ou mais efetivas que as pagas.

Mas não deixe de procurar, também, as consultorias especializadas de headhunters. Elas podem ajudar bastante, sem cobrar pelo serviço.

Objetivos profissionais claros

Sair mandando currículo para qualquer vaga não é uma estratégia efetiva. Por isso, ao longo de seu processo de recolocação, tenha seu objetivo profissional muito claro. E procure concentrar seus esforços em vagas que estejam de acordo com suas especialidades.

A entrevista de emprego

Antes de mais nada, capriche na sua apresentação pessoal. Ao ficar diante do recrutador, tenha convicção ao falar sobre como pode contribuir com a empresa. E não deixe de falar com entusiasmo e ressaltar seus pontos fortes.

Novas oportunidades de trabalho

Amplie seus horizontes e não deixe de prestar atenção a novos modelos de contratação, como o trabalho temporário, por exemplo. Muitas empresas oferecem vagas de acordo com projetos estratégicos e de caráter provisório. Além disso, caso você tenha um bom planejamento, o tempo disponível do desemprego pode ser um bom aliado para o desenvolvimento de oportunidades para empreender.

As informações são da Robert Half, empresa líder mundial em recrutamento especializado, que iniciou em 2007 suas operações no Brasil e hoje conta com escritórios localizados em São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.