Na Itália, médico opera paciente na China usando Inteligência Artificial

Na Itália, médico opera paciente na China usando Inteligência Artificial

Apesar do sucesso da operação, ainda há desafios a serem superados na telecirurgia

Um feito inédito na história da medicina foi realizado na última semana: um cirurgião chinês, operando remotamente de Roma, na Itália, removeu a próstata de um paciente em Pequim, na China, a uma distância de mais de 20 mil km.

A cirurgia, transmitida ao vivo durante a conferência europeia Desafios em Laparoscopia e Robótica (CILR), foi um sucesso e representa um marco importante para o futuro da telecirurgia.

O Dr. Zhang Xu, diretor de urologia do Hospital Geral do Exército de Libertação Popular (PLA), utilizou um console cirúrgico conectado a um conjunto de braços robóticos em Pequim, com a ajuda de uma rede 5G e conexões de fibra óptica.

A tecnologia 5G chinesa foi fundamental para o sucesso da operação, reduzindo a latência a 135 milissegundos, um valor abaixo do ideal de 200 milissegundos para esse tipo de procedimento.

A equipe do Dr. Xu já havia realizado diversos testes com animais e operações menores em humanos antes de realizar a complexa prostatectomia transcontinental.

Esse marco histórico abre novas possibilidades para a medicina, permitindo que cirurgiões especialistas operem pacientes em qualquer lugar do mundo, independentemente da distância. As informações são do O Globo.