Brasil lidera ranking mundial de telefonemas indesejados

Brasil lidera ranking mundial de telefonemas indesejados

Terceiro colocado na lista em 2017, país cresceu nada menos que 81% no número de contatos telefônicos invasivos

Um estudo do aplicativo Truecaller apontou que o Brasil tem a maior média de chamadas spam no mundo. Em 2018, foram feitos 37,5 contatos telefônicos por usuário ao mês no país. Isso equivale a um aumento de 81% em relação a 2017. No ano anterior, o país registrou média de 20,7 ligações e ficou atrás apenas de Índia e Estados Unidos.

No ranking mundial do Truecaller em 2018, a Índia aparece na segunda posição. O país asiático possui uma média bem menor de ligações por mês por usuário: 22,3. O número representa uma diminuição para os indianos, que estiveram na indesejada primeira posição em 2017, com 22,6 spams por mês. Com 21,9 ligações, o Chile aparece em terceiro lugar (em 2017 foram 17,4). Em seguida, aparecem África do Sul, com 21 ligações (em 2017 eram 15) e México, com 20,9 (sendo 12,2 em em 2017).

Brasileiros são os principais usuários do app

O Brasil é o país com o maior número de usuários do Truecaller, aplicativo gratuito que permite detectar e bloquear números indesejados. No total, são 3,1 milhões de membros. Atualmente, o aplicativo está bloqueando 7,5 milhões de telefonemas indesejados. Além disso, 1,7 milhão de SMS são rechaçados no país por mês.

“Neste ano, foram registradas 37,5 chamadas mensais de spam por usuário no Brasil. Ou seja, houve um aumento de 81% de contatos telefônicos indesejados. É mais de uma chamada desse tipo para cada dia do mês. O que pode ser traduzido não apenas como um incômodo, mas também como um fenômeno. Que pode ter efeitos negativos sobre a produtividade de um funcionário ou ao tempo valioso dedicado à família ou aos amigos. E que se intensificou no último ano na região”, disse Nick Larsson, responsável pela Área de Novos Negócios e Crescimento da Truecaller, empresa situada em Estocolmo, na Suécia.

Operadoras de telefonia são as campeãs de spam

De acordo com Larsson, as chamadas de spam no Brasil têm uma característica muito particular.

“Uma das ofertas mais frequentes é de operadoras de telefonia. Ironicamente, a segunda causa mais frequente de ligações do tipo é aquela feita por empresas de cobrança, quando os pagamentos estão atrasados e as empresas tentam reaver ou negociar a dívida”, disse Larsson.

Segundo a pesquisa, entre os serviços não solicitados que mais ligam para os brasileiros estão o telemarketing, que saltou de 12% em 2017 para 36% no ano passado. Na sequência estão as operadoras de telefonia (32%, resultado 1% menor que em 2017). Em terceiro lugar, os golpes, que subiram assustadoramente de 1% para 20% em um ano. E depois aparecem as chamadas indesejadas em geral (10%) e os serviços financeiros (2%).

A análise desenvolvida pela empresa acrescenta que este assédio por telefone também se repete quando se trata de analisar mensagens de texto: 46% de todos os SMS recebidos pelos brasileiros correspondem a spam.

Como combater as ligações

Se você não aguenta mais receber ligações diárias de cobrança, por exemplo, há formas de combater esse tipo de prática. Veja aqui a orientação da PROTESTE!