DIA 12 DE AGOSTO DE 2021

Quais serão as principais necessidades infraestruturais para implementação da tecnologia 5G? A legislação atual é suficiente para garantir confiança jurídica? Quais estratégias serão adotadas para enfrentamento dos maiores desafios?

Essas e muitas outras questões serão respondidas por reguladores, executivos, consultores, especialistas e acadêmicos – juntos dialogando sobre o futuro da conectividade em nosso país. 

Não perca!

Logo---fundo-claro

Desafios da Implementação no Brasil

O Evento

Objetivo

Poucas questões envolvendo tecnologia são tão fundamentais para o Brasil atualmente como a implementação da internet de quinta geração para redes móveis e de banda larga: o 5G.

A PROTESTE, com apoio das operadoras líderes em telecomunicações (Claro, Oi, Tim e Vivo), estruturou um evento com objetivo de debater os principais desafios, técnicos e legais, para essa implantação.
 
Será uma oportunidade única de ouvir reguladores, executivos, consultores, especialistas e acadêmicos dialogando sobre o futuro da conectividade em nosso país. Todos os setores representados em seu mais alto nível.
 
Participe!

Recorte Temático

A abertura e o encerramento dos trabalhos abordarão, respectivamente, os principais desafios de implementação no Brasil da tecnologia 5G e as principias conclusões do Fórum.

Propomos também dois recortes temáticos que serão objetos de painéis:

1. Necessidades Infraestruturais para implementação da tecnologia 5G

Para instalar a tecnologia 5G, as empresas precisarão de uma nova estrutura de hardware e software, diferente da utilizada atualmente, o que requer um grande investimento. Restrições do site, implantação em áreas urbanas e a garantia de retorno do investimento são outros desafios encontrados.

Como implantar o 5G num país onde os impostos nesta área estão entre os mais altos no mundo e muitas regiões ainda nem contam com o 4G?

2. Harmonização Normativa e Segurança Jurídica: Desafios para o 5G

Nos últimos anos houve grande atualização legislativa para o setor de telecomunicações no Brasil, sendo um passo importante para possibilitar a superação de algumas barreiras históricas que o país tem enfrentado para a implantação de novas tecnologias.

Os avanços legais e normativos recentes serão suficientes para a boa implementação da tecnologia 5G no Brasil? Até que ponto as leis municipais de uso de solo podem impedir a instalação de antenas, dificultando, ou mesmo inviabilizando a implantação do 5G na escala desejada? Em que medida a elevada carga tributária do setor pode dificultar os investimentos necessários?

Apoio:

apoiadores _logos faixa

Realização:

Evento online gratuito
dia 12/08/2021
das 9h às 12h30

9h - 9h30
ABERTURA DINÂMICA

Participantes:

Fábio ZachariasCEO da Proteste

Marcos FerrariPresidente Executivo Conexis Brasil Digital

Nilo Pasquali – Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel

Moderador:  Henrique Lian – Diretor de Relações Institucionais e Mídia da Proteste

9h35 - 11h05
Painel 1 - Necessidades Infraestruturais para implementação da tecnologia 5G

Participantes:

Jacqueline Lopes –Diretora de Relações Industriais e Governamentais para LATAM South na Ericsson 

Luciano StutzPresidente da ABRINTEL

Marcos Adolfo Ferrari – Presidente Executivo Conexis Brasil Digital

Nathalia Almeida de Souza LoboDiretora do Departamento de Política Setorial

Moderador: Ana Paula LoboJornalista

11h10 - 12h
Painel 2 - Harmonização Normativa e Segurança Jurídica: Desafios para o 5G

Participantes:

Daniela MartinsGerente de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da Conexis

Luciano CostaSócio do escritório Fleichman Advogados 

Nilo PasqualiSuperintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel

Moderador: Caio BonilhaSócio da Futurion Análise Empresarial

12h05- 12h30
Encerramento (Wrap Up Session)

Participantes:

Ana Paula LoboJornalista

Caio BonilhaSócio da Futurion Análise Empresarial

Henrique LianDiretor de Relações Institucionais e Mídia da Proteste

PALESTRANTES CONFIRMADOS

foto_ana

ANA PAULA LOBO

Jornalista

ANA PAULA LOBO

Ana Paula Lobo é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a profissional exerceu os cargos de editora no Jornal Computerworld e no Computerworld Online. Jornalista especializada em Telecomunicações, premiada quatro vezes no Brasil com a melhor matéria do ano na área, sendo duas vezes vencedoras do Prêmio Imprensa Embratel. Atua na categoria especializada desde 1994. Antes atuou em Televisão e rádio, nas TVs Manchete, Cabugi (Natal) e no Sistema Globo de Rádio.

Caio-Bonilha 2

CAIO BONILHA

Sócio da Futurion Análise Empresarial

CAIO BONILHA

Caio Bonilha é Socio-diretor da Futurion Análise Empresarial, especializada no setor de telecomunicações. Possui mais de 40 anos de experiência em redes banda larga, wireless, Internet e redes ópticas.

Foi presidente e CEO da Telebrás, responsável pela construção do backbone da empresa. Antes de ingressar na Telebrás, Bonilha foi o fundador e gerente geral da Brampton Telecom, uma empresa de consultoria e design de telecomunicações de serviço completo especializada em backbones ópticos, redes móveis, redes de banda larga, Internet e CATV. Antes disso, Bonilha foi um dos fundadores da empresa de serviços de engenharia celular CelPlan. Ele já ocupou diversos cargos na área de telecomunicações, incluindo diretor de vendas da divisão celular da Alcatel, diretor regional da Construtel e cargos de engenharia na CMW, Elebra, Telebras CPqD e CRT, onde iniciou sua carreira profissional.

Caio recebeu seu B.S. em engenharia elétrica pela UFRGS em 1978 e curso de especialista em telecomunicações pela Unicamp em 1985. Desde então, Bonilha prestou consultoria em diversos projetos, incluindo o Comitê Consultivo Internacional de Telégrafo e Telefone (CCITT-UIT) e o Banco Mundial / CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe). Ao trabalhar em uma variedade de países, incluindo Brasil, Canadá, Espanha, Índia, Argentina, Chile, Bolívia e Quênia, Bonilha moldou projetos com sua experiência em engenharia, tecnologia, liderança internacional e senso comercial estratégico.

 

daniela 2

DANIELA MARTINS

Gerente de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da Conexis

DANIELA MARTINS

Daniela Martins é jornalista e advogada, formada pela UnB e UniCEUB, com pós-graduação em Direito Legislativo. Atuou em grandes veículos, entre eles Valor Econômico, Grupo Estado, CBN e TV Globo, e foi assessora nos Ministérios do Planejamento e da Saúde. Na área de relações governamentais, atuou em consultoria, foi Assessora de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas e desde 2019 é Gerente de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da Conexis.

DSC_7831_reduzida

FÁBIO ZACHARIAS

CEO da Proteste

FÁBIO ZACHARIAS

Executivo com mais de 25 anos de experiência em cargos estratégicos nos segmentos de produtos, serviços e distribuição em organizações como Telefónica, Vivo, Embratel, Claro e ExxonMobil. Começou sua carreira como Trainee na ExxonMobil, onde trabalhou por 7 anos em diferentes cargos nas áreas de Vendas e Marketing. Em seguida, atuou no setor de telecomunicações por quase 15 anos gerenciando estratégias de vendas e modelos de negócios nacionais. Fábio também foi Consultor para o segmento de PMEs antes de ingressar no Grupo Proteste / Euroconsumers. É formado em Engenharia Mecânica com MBA Executivo pela IBMEC Business School e Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela IEDE Business School - Universidad Europea, entre outras especializações.

 

henrique

HENRIQUE LIAN

Diretor de Relações Institucionais e Mídia da Proteste

HENRIQUE LIAN

Henrique Lian é Diretor de Relações Institucionais e Mídia da PROTESTE, Associação de Consumidores, Henrique Lian é PhD em Filosofia pela USP, Mestre em História pela UNICAMP e bacharel em Direito pela PUC-Campinas. Exerceu mais de uma dezena de cargos de direção em todos os setores (público, privado, organizações internacionais e universidades) nas áreas de direito, relações internacionais e governamentais, desenvolvimento sustentável e comunicação. Autor de diversos livros e criador de formatos disruptivos de seminários e fóruns sobre as grandes questões nacionais e internacionais, é professor do MBA da FIA Business School de São Paulo.

Jaqueline

JACQUELINE LOPES

Diretora de Relações Industriais e Governamentais para
LATAM South na Ericsson

JAQUELINE LOPES

Jacqueline Lopes é Diretora de Relações Industriais e Governamentais para LATAM South na Ericsson. Com mais de 10 anos de experiência na indústria e em consultoria estratégica, é autora de livro sobre negociações internacionais. Formada em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em direito internacional e comparado também pela USP. Concluiu MBA no INSEAD (França/Cingapura), com bolsa por mérito da Orange, e educação executiva em Harvard (EUA).

Foto_LC

LUCIANO COSTA

Sócio do escritório Fleichman Advogados

LUCIANO COSTA

Luciano Costa é advogado especializado em Direito Público e Empresarial, com larga experiência em projetos complexos e alto valor agregado, tendo ocupado posições executivas em grandes grupos empresariais.  Ocupou posição de Diretor Jurídico na General Electric de 2011 a 2018 (Global Research, Aviation e GE Celma) e de Gerente Jurídico Regulatório e Concorrencial na Telefônica (atual Vivo) de 2004 a 2009, nas áreas regulatória e concorrencial. Nas divisões em que atuou na GE, foi responsável pela implementação de programas de compliance, treinamento de funcionários, investigações internas e auditorias de FCPA.

Foi sócio de Caldas Pereira Advogados em São Paulo de 2009 a 2011, e advogado no Trench, Rossi e Watanabe em Brasília e São Paulo, de 1996 a 2004, atuando nas áreas de Direito Administrativo, Regulatório, Defesa da Concorrência e Contencioso em geral.

É formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1996 e pós-graduado em Regulação das Telecomunicações em 2000, também pela UnB. Mestre em Regulação pela London School of Economics and Political Science (LSE) em 2002.

luciano-stutz-abrintel

LUCIANO STUTZ

Presidente da ABRINTEL

LUCIANO STUTZ

Luciano José Stutz Ferreira é presidente da Abrintel e atuou no setor elétrico, antes de migrar para telecomunicações, onde está há mais de 20 anos. Teve passagens por empresas como Light, Eletrobrás, Telefônica/Vivo e Nextel, na qual trabalhou nos últimos quatro anos liderando a área Assuntos Regulatórios e responsável pelas últimas conquistas da Companhia, como a aquisição da radiofrequência para lançamento do 4G em São Paulo, as assimetrias regulatórias para as prestadoras de pequeno porte e o Prêmio Anatel de Prática Inovadora nas Relações de Consumo. É formado em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET-RJ, além de ser licenciado em Física e possui especialização em Regulação de Telecomunicações pela Universidade de Brasília e MBA Executivo pela COPPEAD-UFRJ.

ferrari

MARCOS FERRARI

Presidente Executivo da Conexis Brasil Digital

MARCOS ADOLFO FERRARI

Marcos Ferrari é presidente-executivo da Conexis Brasil Digital. Doutor em economia pela UFRJ, foi diretor de Infraestrutura e Governo do BNDES. Atuou também como Secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, de 2016 a 2018, e anteriormente como Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Exerceu o papel de Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.

Nath

Nathalia Almeida de Souza Lobo

Diretora do Departamento de Política Setorial

NATHALIA LOBO

Nathalia Almeida de Souza Lobo é doutora em Economia pela Universidade de Brasília - UnB, com concentração em Microeconomia e Teoria dos Jogos. Graduada em economia pela UnB e Mestre em economia pela Universidade Católica de Brasília. É servidora pública federal de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, desde 2005. Ocupou cargos de assessoria na Presidência e Conselho Diretor da Anatel, e de coordenadora geral de telecomunicações na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia. Atualmente é Diretora de Diretora do Departamento de Política Setorial. 

Nilo-Pasquali_foto

NILO PASQUALI

Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel

NILO PASQUALI

Nilo Pasquali é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB) e pós-graduado em Regulação em Telecomunicações também pela UNB.

Especialista em Regulação na Anatel desde 2005, foi Gerente de Regulamentação de Serviços Móveis no período de 2010 a 2013 e Gerente de Regulamentação na Superintendência de Regulamentação e Planejamento da Anatel de 2013 a 2017. Desde dezembro de 2017 ocupa o cargo de Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, coordenando o desenvolvimento de normas e regulamentos para todos os serviços de telecomunicações, a elaboração de editais de licitação para outorga de serviços de telecomunicações e de direito de uso de radiofrequências e a proposição de medidas para a ampliação do acesso aos serviços de telecomunicações.

© Copyright 2021 – Proteste
Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.

Post Views: 333