5 truques para evitar que o WhatsApp consuma muito espaço no celular

5 truques para evitar que o WhatsApp consuma muito espaço no celular

Veja dicas de como economizar espaço no celular fazendo poucas mudanças no WhatsApp

O WhatsApp pode ocupar muita memória do celular devido a grande quantidade de mídias enviadas nas conversas e grupos do aplicativo. Caso esses arquivos não sejam eliminados com o tempo, podem gerar lentidão no aparelho e prejudicar o usuário.

Confira, a seguir, maneiras de economizar espaço, de acordo com o TechTudo.

1. Apague arquivos 

Vá na aba de configuração direto no WhatsApp e busque por “Armazenamento e dados”, em seguida toque em “Gerenciar armazenamento”, onde você conseguirá visualizar os itens que são frequentemente encaminhados, as mídias maiores que 5 MB e também os arquivos enviados em cada conversa e apague o que não for importante.

2. Desative o download automático

Ao desativar o download automático, você ganha o controle sobre o que é baixado para o seu celular. Ou seja, os vídeos, fotos ou arquivos só serão armazenados na sua memória se você optar por baixá-los. Para fazer essa configuração, vá nas configurações do aplicativo e clique em “Armazenamento e dados”, onde você poderá desativar o download automático.

3. Limpe o cache

Outra ação que pode ajudar a liberar espaço de armazenamento no seu celular é limpar o cache do WhatsApp nas configurações do próprio celular. Ao fazer isso, você elimina os dados temporários e ajuda a ganhar espaço.

4. Apps de limpeza

Uma alternativa para ajudar na memória do seu celular é recorrer a aplicativos de limpeza, que são capazes de limpar diversos tipos de mídias.

5. Ative as mídias temporárias

As mídias temporárias são um recurso que apaga automaticamente as mídias depois de um tempo. Ao ativar essa função, você consegue aproveitar os arquivos na hora que eles são enviados e garante que eles não ocupem espaço de armazenamento. Para ativá-lo, basta acessar as configurações do seu WhatsApp, ir em “Armazenamento e dados” e “Ativar as mensagens temporárias”.