Conheça o protocolo WPA3 e o que ele vai fazer pelo seu Wi-Fi

Conheça o protocolo WPA3 e o que ele vai fazer pelo seu Wi-Fi

Nova tecnologia homologada pela Wi-Fi Alliance vem para substituir o WPA2, usado desde 2004. Adoção deve acontecer ao longo deste ano

Você já ouviu falar do WPA3? Trata-se de um novo protocolo de segurança das redes Wi-Fi, que está chegando para substituir o WPA2, em uso desde 2004. Ele promete mais segurança na troca de dados dentro de uma rede. Tudo isso por conta de alguns recursos adicionais, entre eles um novo tipo de criptografia e resistência a ataques. Sendo assim, significa mais proteção para os dados que fluem entre seus computadores, smartphones ou outros dispositivos e sua conexão.

Falha no WPA2

O WPA3 traz, de forma nativa, a proteção contra o chamado Krack. O conjunto de falhas graves encontradas no WPA2, em 2017, tornou inseguras bilhões de redes Wi-Fi espalhadas pelo mundo. O problema girava em torno do chamado “handshake”. O “aperto de mão”, em inglês, é um processo do WPA2 no qual duas máquinas fecham um acordo antes do início da troca de dados. Essa comunicação foi burlada por especialistas de segurança, que passaram a ter acesso a informações trocadas pela rede.

A vulnerabilidade abalou a reputação do protocolo de segurança. Na oportunidade, o erro foi corrigido via software e os diversos fabricantes de roteadores liberaram a atualização aos usuários. E apesar de a solução ter acalmado os ânimos, logo em janeiro de 2018 a Wi-Fi Alliance – entidade mundial responsável pelas certificações da conexão sem fio – anunciou os detalhes do WPA3.

Veja algumas das principais novas características do WPA3, anunciadas pela Wi-Fi Alliance:

Mais força no handshake

De acordo com a Wi-Fi Alliance, o WPA3 promete uma proteção extra ao handshake. O novo protocolo está preparado para resistir aos chamados ataques de força bruta, feitos para adivinhar senhas. Nessa modalidade, um hacker captura dados de sua rede Wi-Fi, leva tudo para um computador próprio e roda uma ferramenta que “chuta” senhas até acertar. No novo padrão, o invasor terá uma única chance de descobrir sua senha. Caso erre, terá todos os dados inutilizados.

Clique aqui para ler também: Wi-Fi 6: próxima geração de rede wireless chega em 2019

Mais segurança no uso de redes públicas

Todo mundo sabe que uma rede pública de Wi-Fi pode oferecer riscos aos seus dispositivos. Como são abertas e não há criptografia no tráfego de dados, as informações da sua navegação podem ser acessadas por outras pessoas. Segundo a Wi-Fi Alliance, o WPA3 promete criptografar essa troca de dados inclusive nas redes abertas, sem a proteção de senhas. Assim, as informações trocadas pelo seu dispositivo conectado ficarão sob a guarda de uma chave individual. E a codificação vai dificultar a interceptação desses registros por terceiros. A vulnerabilidade de dados pessoais na internet é uma das lutas da PROTESTE, em parceria com o Google.

Mais facilidade na adoção da Internet das Coisas

Junto com o WPA3, a Wi-Fi Alliance também lançou o Wi-Fi Easy Connect. O novo programa reduz a complexidade da integração de dispositivos Wi-Fi com pouca ou nenhuma interface de exibição. É o caso de muitos novos aparelhos e gadgets que chegam ao mercado da Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT) e que não possuem telas, como lâmpadas, por exemplo. Ainda mantendo altos padrões de segurança do WPA3, o Wi-Fi Easy Connect permite que os usuários adicionem qualquer dispositivo a uma rede Wi-Fi usando outro dispositivo com uma interface mais robusta, como um smartphone, simplesmente digitalizando um código de resposta rápida (QR) do produto.

Compatibilidade do seu dispositivo com o WPA3

Por enquanto, o novo padrão ainda não é obrigatório. Em junho de 2018, a Wi-Fi Alliance deu início às certificações de dispositivos compatíveis com o WPA3. Mas espera-se que sua adoção só aconteça, de fato, ao longo deste ano de 2019.

A chegada do Wi-Fi 6 (802.11ax), a próxima geração da conexão sem fio, também deverá reforçar a adoção do novo padrão de segurança. E, de acordo com artigo do Tecnoblog, quando mais roteadores e dispositivos tiverem suporte ao WPA3, a Wi-Fi Alliance planeja torná-lo um requisito para a certificação.

Portanto, os dispositivos atuais ainda não trazem o WPA3 de fábrica. E para você ter acesso à nova tecnologia, terá que esperar o lançamento de novos aparelhos. Tanto roteadores quanto os dispositivos que você pretende conectar, como smartphones, tablets, notebooks, entre outros. Ou torcer por atualizações dos aparelhos que você já tem.