Use o Wi-Fi como ferramenta de marketing e conheça seu cliente

Use o Wi-Fi como ferramenta de marketing e conheça seu cliente

Oferecer o serviço de conexão Wi-Fi aos seus clientes pode ser uma poderosa ferramenta de marketing e fidelização

Pode fazer um teste. Ao entrar em um estabelecimento comercial, sobretudo restaurantes e lanchonetes, quase todo mundo estará com um celular na mão. Seja checando mensagens, redes sociais, seja fazendo alguma operação qualquer. Mas nem sempre os sinais das operadoras chegam com força suficiente nesses estabelecimentos. E é aí que entra o Wi-Fi. Muito mais do que garantir a conexão do cliente, ele poderá servir para conhecê-lo melhor e usar essa informação como uma importante ferramenta de marketing digital.

O problema, contudo, é que nem todo mundo sabe como fazer para aproveitar o máximo dessa troca de serviços – sua loja oferta o Wi-Fi e o cliente, seus dados pessoais. Não basta simplesmente criar uma senha para o roteador e informar ao cliente. Nesse caso, o dono do estabelecimento estará apenas oferecendo um serviço sem ter nada em troca. No máximo, o cliente passará mais tempo dentro da loja e não necessariamente vai consumir nesse período.

Para poder usar o wi-fi como fonte de dados dos clientes, é preciso adquirir um sistema de hotspot. Nesse caso, a senha do Wi-Fi será substituída por uma entrada livre, que solicita apenas a concordância em obter os dados de alguma rede social do cliente para poder liberar a conexão. Além de conhecer seu cliente, você passará também a deixá-lo mais satisfeito e há mais chances de ele retornar.

Existe uma série de empresas que fornecem sistemas de hotspot. Entre elas, a WSpot, Titans Wi-fi, ConexSpot e FlexSpot, cada uma com suas próprias características, serviços incluídos e preços. Geralmente, essas sistemas são softwares que além de gerenciarem a conexão, permitem a análise dos dados fornecidos pelos clientes.

Fidelização dos clientes

Segundo a diretora de Operações da consultoria Geofusion, Valéria Duarte, essa é uma ferramenta poderosa de marketing digital para as empresas. “Isso pode ser muito útil para fidelizar os consumidores, trazendo não só mais comodidade, como também ajudando a entender seu comportamento e, com isso, poder melhorar os serviços”, pontua.

Além disso, o empresário poderá conhecer muito mais a fundo as pessoas que frequentam seu estabelecimento, como se relacionam com ele e frequência de visitação. Outros dados que podem ser obtidos são tempo de permanência, horários de maior movimento, entre outros.

Com a obtenção dos dados, o lojista pode conhecer os trajetos dos consumidores dentro das lojas. E, assim, entender quais as áreas com mais fluxo, podendo facilitar a oferta dos produtos. Além disso, informações como e-mail, WhatsApp e perfil no Facebook pode ser muito útil para fazer campanhas direcionadas. Também é possível saber com qual frequência os clientes vão ao seu estabelecimento, o ticket médio e produtos mais comprados.

Precauções

Segundo Valéria, existem precauções a serem tomadas pelos lojistas que resolverem oferecer o serviço a seus clientes. Isso porque, quando um varejista permite que os clientes acessem sua rede, ele se torna um provedor de acesso. Assim, ele está sujeito às leis que regem esse tipo de operação. Por exemplo, se um cliente cometer um crime de internet usando sua rede Wi-Fi, ele pode rapidamente identificá-lo e não ser responsabilizado por isso. De outra forma, ele poderia responder penalmente pelo crime.