Transações e Compras

Comprar na Internet não precisa ser arriscado

Fazer compras e transações bancárias na internet virou comum no dia a dia, o que nos abre um mundo de possibilidades. Justamente por isso é importante ter uma série de precauções para não ter problemas quando mexer com dinheiro online.

Analise o site onde você vai comprar

Quando você vai comprar em uma loja, precisa confiar nela antes, certo? O mesmo acontece com as lojas online: a página onde você for comprar precisa ser clara, simples e contar com um sistema de consultas.

Se a página onde você vai fazer suas compras ou transações financeiras tiver certificações de compra segura, você pode começar a confiar nela, mas a atenção não deve parar aí: erros de ortografia, aparência estranha e má organização na própria página podem ser sinais de más intenções.

Saber com quem falar em caso de dúvidas ou reclamações é uma das melhores garantias que podemos ter quando compramos algo em uma loja - seja no shopping ou na internet. Um site que tenha os dados de contato de forma clara oferece mais segurança de que você vai ser atendido, se precisar.

Ao invés de ir clicando em links até chegar no site em que quer entrar, é melhor digitar direto na barra de navegação. Assim você evita cair em sites falsos no meio do caminho.

Se você estiver em uma página e ver o símbolo de um cadeado , geralmente verde, (em alguns navegadores a cor pode mudar) ao lado esquerdo do endereço do site, pode confiar nele: esse símbolo garante que você está em uma página verificada em que pode fazer pagamentos com segurança.

É aconselhável conferir a sua conta bancária de vez em quando. Se fizer compras online, verifique se não houve movimentos estranhos. Caso veja algo que não bate certo, contacte rapidamente o seu banco para esclarecer o assunto.

Use meios de pagamento seguros

Escolher um meio de pagamento que tem garantias é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis. Melhor gastar mais tempo para fechar a compra que correndo atrás de estorno. Não se arrisque!

É considerado seguro porque se você detectar uma fraude, o banco pode intervir facilmente.

Cartões pré-pagos: são os mais seguros para comprar online, já que só possuem o saldo que você decidir colocar nele.

Cartões de crédito: contam com proteção legal para combater fraudes. Porém, a melhor opção é o cartão virtual, que pode ser gerado no ambiente online da operadora do seu cartão e serve somente para aquela compra.

Cada vez mais pessoas fazem compras usando o celular. É uma forma muito prática de fazer pagamento online, desde que o app usado seja confiável e tenha todas as garantias necessárias.

Parece que estamos falando outra língua, né? Mas se falarmos de PayPal, MercadoPago ou PagSeguro, provavelmente você já conhece e usou um deles. Os gateways de pagamento são um meio muito prático para fazer pagamentos online. Basta ter uma conta com os teus dados pessoais e bancários. E uma senha forte sempre!

Use esse meio de pagamento apenas se você confiar totalmente no vendedor, já que você precisa ter certeza que ele vai te enviar o produto depois que receber. Os pagamentos feitos não podem ser cancelados e não dá para reclamar caso o produto não chegue ou venha em más condições.

Muita atenção! Se quando você for conferir seus últimos lançamentos na conta você vir algum pagamento que não reconhece, entre em contato imediatamente com o banco porque é possível que tenham usado seu cartão indevidamente.

Confira sempre os lançamentos na sua conta

Seu banco sempre está tentando garantir o máximo de segurança nas suas transações, mas não custa nada se manter atento às ameaças dos cybercriminosos.

Nunca use redes de Wi-Fi públicas para fazer transações bancárias. Ou, pelo menos, evite. Se não tiver outra opção, certifique-se que a página onde você vai fazer a transação usa o protocolo SSL (HTTPS) para reforçar a segurança.

O dispositivo que você for usar também é importante: certifique-se que o antivírus e os softwares estão sempre atualizados.

Não confie em e-mails de bancos - além de raramente usarem essa forma de comunicação, é difícil diferenciar um e-mail realmente enviado por um banco de um enviado por cybercriminosos. Além disso, nunca forneça sua senha e dados bancários fora de uma página segura! Se você receber um e-mail suspeito ou notar algum movimento estranho, entre em contato com o banco.

Você pode se interessar também: