Segurança nos dispositivos

Proteja seus dispositivos

Pesquisas, compras são algumas das várias atividades que fazemos com nossos celulares e computadores. Para ter total tranquilidade, é essencial que os dispositivos usados estejam bem protegidos.

Encontre seu celular onde quer que ele esteja

Se você perder seu celular, não se desespere: há várias formas simples para encontrá-lo ou apagar seu conteúdo.

Se distraiu, deixou cair em um lugar tumultuado ou foi roubado? Além do prejuízo de perder o aparelho, os dados contidos nele ficam vulneráveis.

Guarde o IMEI do seu celular, que é como se fosse o RG do aparelho, com 15 dígitos. Para descobrir esse número, digite *#06# na tela para fazer ligações. Se você perder o celular, apresentando esse número quando for abrir um B.O., pode bloquear o aparelho.

Instale um app de localização no seu celular ou utilize o serviço de localização próprio do aparelho Assim você não perde toda a informação que estiver nele. Mas lembre-se de sempre configurar todo o serviço de localização antes de utilizar o aparelho, pois depois que o celular for perdido não será possível configurar depois.

Android: baixe o app "Encontre Meu Dispositivo do Google" na Google Play. Em seguida, procure por "Configurar bloquear e apagar" e selecione "Enviar notificação". Quando terminar, você vai receber um SMS e depois de abri-lo, o app será ativado.

iOS: é só utilizar o "Buscar Meu iPhone" que é um aplicativo nativo do iOSsuper útil e fácil de usar. Caso você tenha desinstalado é só reinstalar utilizando o App Store.

Caso você perca seu celular, não se desespere. Antes de sair jogando tudo que está dentro da mochila no chão ou sair colando cartazes de desaparecido, tente essas opções:

  1. Ligue para o celular: Provavelmente ele só vai ficar tocando, mas isso pode te ajudar caso ele tenha caído por perto ou alguém tenha encontrado. É possível baixar apps que usam a câmera frontal para tirar uma foto de quem errar a senha da tela ou até que identifiquem o número do chip caso troquem.
  2. Mapa: O GPS do app de localização que você instalou no passo anterior pode te indicar onde o celular está. Existe a opção de fazer ele apitar no mesmo aplicativo.
  3. E, como último recurso... apague os dados do celular remotamente. Há vários apps que permitem dar reset longe do celular. Assim, ninguém poderá acessar o conteúdo do seu celular. Mas atenção: só faça isso se você já tiver certeza de que não tem mais como achá-lo, uma vez que quando apagar o conteúdo, não terá mais como recuperar.

Não se arrisque: use senha no celular

Se você não quer que ninguém fique bisbilhotando seu celular, use uma senha forte.

Android: você pode escolher o tipo de senha que prefere. Vá em "Configurar" e "Segurança" . Clique em "Bloqueio de tela" e escolha a opção senha ou digital..

iOS: também tem várias opções de bloqueio. Vá em "Ajustes", "Touch ID e código" ou “Face ID e código. Você pode ativar o PIN de bloqueio e, se quiser, o desbloqueio com impressão digital ou reconhecimento facial. Porém, para ter mais segurança, indicamos que use as duas proteções.

Mantenha os vírus bem longe

Os vírus são programas maliciosos que atacam a segurança dos nossos dispositivos. Há cerca de 200 mil vírus novos todo dia. Por isso, o melhor é sempre manter o seu dispositivo o mais protegido que puder.

Você deixaria seu celular na mão de qualquer um? Então não facilite com o antivírus também. Como ele é o responsável por proteger seu computador ou celular, precisa ser de confiança, certo? Se for de boa qualidade, ele quem vai detectar e eliminar possíveis ameaças ao seu dispositivo. Além disso, configure-o bem e assegure-se de que está sempre atualizado, ou suas funções ficarão comprometidas. Como há muitos antivírus disponíveis e escolher um pode ser complicado, a PROTESTE te ajuda a escolher o que mais tem a ver com suas necessidades.

Não facilite! Há material digital que pode ser perigoso devido à sua origem: documentos anexos em e-mails, pen drives… Analise-os antes de deixar entrarem nas suas pastas! Para isso, depois de instalar um bom antivírus, coloque o mouse em cima do documento que quer analisar e, com o botão direito, clique em "analisar". É rápido e você vai ficar mais seguro.

Se não guardamos iogurte vencido na geladeira, não podemos ficar guardando um antivírus que já não serve para nada no computador, né?

Windows: ative o Firewall e o Windows Defender da Microsoft, que já vem com o Windows e é grátis para ativar. Além disso, também há antivírus gratuitos que você pode baixar, mas leve em conta que eles precisam ter firewall e incluir anti-phishing.

MacOS: siga os passos abaixo para configurar o firewall em MacOS X v10.6 e posteriores:

  1. No menu Apple, selecione "Preferências do sistema".
  2. Selecione "Segurança" ou "Segurança e Privacidade".
  3. Ative o painel, clicando no cadeado que aparece no canto inferior esquerdo e coloque o nome de usuário e a senha de administrador.
  4. Clique em "Ativar firewall" ou "Iniciar" para ativar o firewall.
  5. Clique em "Avançadas" para personalizar a configuração da firewall.

Linux: as diferentes versões do Linux oferecem ferramentas de firewall que se baseiam em IPtables. Em qualquer caso, existem ferramentas simples, gratuitas e genéricas para a configuração da firewall em Linux disponíveis na internet.

Não baixe qualquer app

Não precisa desconfiar de tudo e todos, mas é preciso ter algumas precauções. Por isso, não baixe qualquer informação ou app que você não conhece ou que tem uma origem em que você confia.

Assim como não abrimos a porta de casa para qualquer pessoa, não devemos deixar entrar qualquer app no celular. Lembre-se de que nem todos são realmente destinados para o que afirmam ser, e, na verdade, têm intenção de roubar dados ou danificar o aparelho.

A Internet oferece muitas possibilidades e há milhões de sites que oferecem apps de todos os tipos. Por isso, tenha cuidado! Confie apenas nas lojas de apps que te ofereçam alguma garantia.

Os apps são como um produto de primeira linha: a imitação não chega perto da qualidade de um original. Por isso, assegure-se de quem é a empresa desenvolvedora do app.

Não que seu critério para baixar apps seja ruim, mas se, sem querer, acabar baixando algum prejudicial, é melhor ter mais uma garantia de segurança no seu dispositivo.

Como ativo essas definições?

Android: Vá em "Configurar", depois em “Segurança” e desligue a opção "Fontes desconhecidas". Se, além disso, você quiser proteger ainda mais seu celular, pode ativar um anti-phishing a partir de algum antivírus.

Firefox: as funções anti-phishing e malware já vem ativas, por isso não é necessário fazer nada.

Opera: tem uma opção de segurança chamada Adguard.

Atualize o sistema operacional e os apps

O objetivo da maioria das atualizações dos sistemas operacionais, navegadores e apps é melhorar a usabilidade e a segurança. Por isso, é desejável que você queira sempre manter tudo atualizado para usufruir melhor do uso e otimizar sua proteção.

Faça cópias de segurança

Se você ativar a função de guardar automaticamente os documentos na plataforma que você usa, não precisa se preocupar. Se você precisa de muito espaço, o armazenamento na nuvem pode ser cobrado. Por isso, quando for escolher onde guardar seus documentos, escolha um fornecedor que garanta sua privacidade.

Como gerir tudo isso?

Android: você pode guardar todos seus documentos importantes no Drive e as imagens no Google Fotos.

iOS: basta sincronizar seu Macbook ou iPhone com sua conta iCloud.

Windows: use o Drive para salvar seus documentos.

E como você já sabe, seja qual for seu sistema, pode usar plataformas disponíveis no mercado, como o Dropbox e o OneDrive.

Sim, você também tem essa opção. Mas não esqueça de verificar se seus pen drives, discos rígidos e outros dispositivos que usa para as cópias de segurança tem algum mecanismo de segurança ou encriptação que impeça o seu acesso em caso de perda. A primeira cópia que fizer nesses dispositivos deve ser feita manualmente, no entanto, as cópias seguintes podem ser programadas, para que sejam feitas automaticamente.

Cuidado ao usar um dispositivo que não é seu

Não precisa se preocupar quando for usar o celular de um amigo, mas use com cuidado para que seus dados privados não fiquem registrados. Siga nossas dicas e você não vai ter problema nenhum.

Às vezes, acabamos precisando usar um celular que não é nosso. Da mesma forma que somos discretos e educados quando somos convidados na casa de alguém, também devemos manter essa discrição ao usar um celular emprestado.

Windows, MacOS o Linux: você pode usar uma conta desse tipo. A vantagem é que ao terminar a sessão em uma conta de convidado, todos os dados que você usou, como dados de login, são apagados.

Android: é muito simples. Basta abrir o painel de notificações do telefone, selecionar o ícone de usuário convidado na parte superior direita e clicar em usuário convidado.

Não confie em qualquer computador, já que não tem como saber se ele está livre de vírus:

iOS: ao ligar seu dispositivo ao computador, vai aparecer uma notificação no celular perguntando se você confia nesse computador. Selecione "não confiar" para que o celular não sincronize com o computador desconhecido. O celular ligado conseguirá carregar normalmente, mas não passará dados.

Você pode se interessar também: