Privacidade na rede

Suas contas são só suas. Não compartilhe tudo da sua vida na Internet

Às vezes, não nos damos conta de que qualquer pessoa com acesso à Internet pode ver tudo que postamos. Por isso, pense bem antes de publicar uma foto ou informação comprometedora nas redes sociais.

Escolha o que você quer que saibam da sua vida online

Quantos mais dados compartilhar na Internet, mais vulnerável ficará. A disseminação de conteúdos tem um alcance inimaginável. Por isso, faça uma gestão cuidadosa daquilo que realmente quer que os outros saibam de sua vida.

É possível que você não queira que todo mundo possa ver suas fotos da festa de sábado. Para isso, pode escolher o que compartilhar e com quem. Não brinque com sua privacidade!

Conta Google: alterar a privacidade é muito fácil. Além disso, você pode acessar às opções de privacidade e segurança dos seus dados em todas as contas Google com facilidade.

Facebook: também permite gerir sua privacidade. Entre em configurações e depois clique no ícone do cadeado que aparece no canto superior esquerdo e configure.

LinkedIn: se você não quer que sua conta apareça nos buscadores, pode configurar isso e evitar que alguém encontre seu perfil dessa rede.

Twitter: na seção "Privacidade e segurança", você tem várias opções para controlar quem pode te pode marcar, mencionar, ver sua localização... e demais dados que talvez não queiras mostrar em público.

Instagram: por ser uma rede para compartilhar fotos, mudar sua conta para privada pode ser muito útil. Para isso, clique em "Configurações" e "Conta Privada". Dessa forma você pode moderar quem pode te seguir e ver suas fotos.

Whatsapp: para escolher se quer compartilhar o último horário em que esteve online, quem pode ver sua foto de perfil ou se já leu as mensagens recebidas, clique em "Configurações" (ou “ajustes” no iOS), depois "Conta" e por último "Privacidade".

É possível solicitar judicialmente, mas apenas se os resultados mostrados forem inadequados, irrelevantes ou excessivos.

Não deixe seus dados à solta por aí

Com certeza você não deixa seus álbuns de fotos por aí, para qualquer pessoa mexer. O mesmo cuidado deve ser tomado na internet, para evitar, por exemplo, que uma foto sua seja usada em perfis falsos. Aprenda como controlar quem pode ver suas fotos e postagens.

As redes sociais facilitam relacionamentos, a comunicação e facilita reencontros com amigos antigos. Mas cuidado: se você não conhece a pessoa que quer te adicionar, é melhor não aceitá-la. Se você não recebe desconhecidos em casa, não deixe-os entrar no seu perfil também.

Provavelmente alguém já te marcou numa foto que você detestou, certo? Para isso não acontecer de novo, você pode escolher quem pode marcá-lo em fotos e posts.

É muito simples, veja como fazer para cada rede social:

Facebook: clique em "Configurações" e depois em "Linha do tempo e marcações" para selecionar o tipo de marcações que você autoriza. Para mais informações, clique aqui clique aqui.

Twitter: procure por "Marcação de Foto" dentro de "Privacidade e segurança".

Instagram: qualquer pessoa pode marcar você em fotos, a não ser que você tenha bloqueado. Procure por "Privacidade e segurança" dentro do menu "fotos e vídeos com você” e desabilite a opção.

Não informe onde você está

Concordamos que os serviços de geolocalização ou check-in publicados em redes sociais são muito úteis em alguns casos. Mas utilizá-lo constantemente pode virar munição contra nós mesmos.

Pode ser muito útil compartilhar no WhatsApp a localização com um amigo para que ele te encontre mais facilmente ou quando queremos mostrar no Facebook que estamos em um evento bacana. O problema surge quando este tipo de informação é aproveitado com más intenções, por exemplo, por ladrões que comecem a entender seus horários e aproveitem a sua ausência para entrar na sua casa.

Claro! Os passos a seguir dependem do tipo de plataforma que você usa:

Android: procure por "Localização" dentro de "Definições". Você pode desligar totalmente os serviços de localização quando quiser. É fácil!

iOS:permite que você personalize, dependendo de cada app, ou seja, pode desativar a geolocalização em um app e em outro não se preferir. Para isso, procure por "Serviços de localizaçãoLocalização" e selecione quais apps que quer que mostrem sua localização. Esta seção fica em "Ajustes" e "Privacidade".

Firefox: a própria plataforma pergunta se você pretende ativar ou desativar a geolocalização. Se você tiver tido algum problema e tiver esquecido desse detalhe, não se preocupe, pode desativar a localização da seguinte forma: escreva "about:config" na barra de endereços, usando o serviço de busca que aparece na parte superior, procure a entrada "geo.enabled = false" e desative a geolocalização.

Esperamos que não tenha achado complicado e que a partir de agora, tenha mais cuidado ao divulgar onde está.

Como atualizar o navegador

Atualizar o navegador não custa nada e pode ajudar a evitar possíveis perigos na rede.

Atualizar o navegador é uma medida de segurança para evitar que seus dados privados fiquem gravados na rede.

Não se preocupe, a maioria atualiza de forma automática. Caso tenha que fazer manualmente, é rápido e pode poupar várias dores de cabeça.

Você pode se interessar também: