Crianças e internet

As crianças são as mais vulneráveis aos perigos da Internet

Se muitos adultos não conhecem todos os perigos que existem no uso da Internet sem controle, imagine as crianças! Os pequenos estão expostos a ameaças maiores, por isso, é necessário ficar alerta e tomar as mesmas precauções que teríamos se estivéssemos na rua.

Navegar com segurança

A Internet é um grande aliado da educação, mas nem sempre estamos conscientes dos perigos que espreitam os mais vulneráveis. É possível evitar que as crianças tenham acesso a conteúdos indesejados?

Avisamos sempre as crianças para não irem com desconhecidos, damos-lhes a mão para atravessar a estrada e não as perdemos de vista se estiverem no parque. Porque não tomar as mesmas precauções quando navegam na Internet? Neste mundo virtual também há perigos. Mas com alguns passos muito simples, podemos proteger os mais vulneráveis da casa.

Ativando a navegação segura no seu navegador, você evita que as crianças acessem conteúdos inadequados, como aqueles que incitam à violência. Atualmente, todos os navegadores contam com esta opção, muito fácil de ativar e muito eficaz na prevenção.

Esse controle permite que você supervisione o que as crianças fazem na Internet. Por exemplo, você pode selecionar os apps e o tipo de informação que podem acessar, dependendo do sistema.

Como ativar

Android: você pode criar diferentes perfis de usuários, cada um com uma configuração e restrição. Assim, você pode criar um perfil para o seu filho e restringir aquilo que não quer que ele acesse. Parece complicado, mas não é! Não se preocupe que nós indicamos o caminho a seguir e, além disso, você vai ver que é muito intuitivo.

  1. Vá ao menu "Configurar" e selecione "Usuários";
  2. Nessa seção, escolha "Adicionar usuário ou perfil";
  3. Agora clique em "Perfil restrito" para desativar apps;
  4. Por último, mas não menos importante: como já falamos nas dicas anteriores, não se esqueça que para assegurar sua privacidade, você precisa desativar o geolocalizador. Você pode fazer isso no menu "Configurações".

iOS: oferece a possibilidade de bloquear determinados apps para garantir a segurança de quem usa o aparelho. Para isso, siga os passos:

  1. Em "Ajustes", procure por "Tempo de uso";
  2. Escolher "Configurar tempo de uso para a familia";
  3. Em seguida, clique em "criar conta para menor", onde você deve criar um perfil da criança/adolescente e inserir um código que te permitirá alterar a configuração quando quiser. Por isso, escolha um código que não seja fácil de descobrirem, mas que você não vai esquecer.

Windows: Siga esses passos abaixo - pode parecer muita coisa, mas é rápido:

  1. Vá ao "Painel de controle". Em primeiro lugar, clique em "Contas de Usuário e Segurança Familiar" e, por último em "Segurança Familiar" para todos os usuários;
  2. O passo seguinte consiste em clicar na conta do usuário que você quer estabelecer o controle. Se a conta de usuário ainda não estiver configurada, clique em "Criar uma nova conta de usuário" para configurar uma conta nova;
  3. Por último, é hora de ativar a configuração. Para isso, clique em "Segurança Familiar", em seguida em "Ativado" para aplicar a configuração atual.

Mac: também é possível aplicar esta configuração de uma forma rápida e segura:

  1. Selecione "Preferências do Sistema", clicando no ícone da maçã. Em seguida, selecione "Usuário e Grupos", o que te permitirá criar os usuários que quiser;
  2. Agora você pode criar um novo usuário no qual aplicará as restrições. Se ainda não tiver um, crie: clique no cadeado que fica na parte inferior esquerda da janela e depois em +;
  3. Ao criar essa nova conta, você encontra várias opções. Escolhe "Usuário gerido", preencha os campos e clique em "Criar usuário". Quando aparecer o novo usuário na coluna da esquerda, clique nele para começar a estabelecer o controle parental no teu MacOS. Para isso, clique em "Abrir o controle parental" e poderá escolher que programas estarão disponíveis para seus filhos.

Kindle:

  1. Acesse "Controle parental". Para isso, vá à tela inicial, depois "Configurações" e "Segurança e Privacidade";
  2. Para ativar o controle parental, você deve configurar uma chave que guarde a configuração;
  3. Em seguida, selecione "Perfil restrito" e desative as aplicações que não quer que as crianças tenham acesso;
  4. Se quiser confirmar se deu certo, repare se na parte superior da tela aparece o ícone de um cadeado.

A educação é o primeiro passo

A educação deve ser uma constante em casa. É importante ensinar às crianças como utilizar as vantagens que a Internet oferece, mas também como evitar os perigos que podem encontrar.

Sabemos que as crianças não acham muita graça da ideia, mas é muito importante saber o que estão fazendo na Internet. Para isso, é muito útil ter o controle parental ativado nos dispositivos.

Quando dizemos para não confiarem em desconhecidos, que não aceitem coisas de estranhos ou que não contem informações pessoais para qualquer um, estamos fazendo com que se previnam. Devemos aplicar a mesma regra na vida online.

Provavelmente, no início, as crianças não vão entender o que é a tal de geolocalização, mas é importante desativar nos dispositivos que as crianças usam já que é possível que a usem sem querer.

Para garantir que as crianças não usem os dispositivos sem sua autorização, convém inserir uma senha que não consigam descobrir. Além disso, também devemos configurar o controle parental para o uso.

Aplicações e jogos

As crianças precisam brincar e aprender, mas com cuidado. Não devemos permitir que baixem apps, joguem jogos inapropriados para sua idade ou passem muitas horas em frente ao computador.

As coisas mudaram: as crianças de hoje parece que já nascem ligadas à Internet e começam a usar a tecnologia desde muito cedo. E, obviamente, a primeira coisa que querem fazer é jogar. Podemos tomar algum tipo de precaução?

Com certeza seu filho pede para você baixar algum jogo que todos os colegas de turma jogam no intervalo das aulas. Primeiro, você precisa confirmar de que o app é original e você mesmo deve baixar o app, nunca a criança - inclusive, configure uma senha para que as crianças não possam fazer downloads sem sua autorização.

Antes de baixar um jogo para seus filhos, verifique a idade recomendada. Dessa forma, você evita que seu filho acesse conteúdos violentos, por exemplo.

Para impedir que seu filho use determinados jogos com uma frequência da que os pais consideram razoável ou se distraia das suas tarefas diárias, é importante estabelecer uma série de regras que limitem os horários para jogarem.

Você pode se interessar também: