Vivo põe no ar redes corporativas voltadas a IoT

Vivo põe no ar redes corporativas voltadas a IoT

Além do foco em internet das coisas, empresa também prometeu a funcionalidade eSIM em equipamentos para clientes B2B ainda no ano de 2019

Por meio da divisão Vivo Empresas, a Vivo lançou comercialmente suas redes NB-IoT e LTE-M. De acordo com a operadora, inicialmente, elas estão disponíveis na cidade de Chapecó (SC). E devem chegar às principais capitais do país em breve, no curto ou médio prazo. A tecnologia está voltada ao atendimento da demanda do segmento corporativo por IoT (Internet of Things ou “Internet das Coisas”). No mesmo anúncio, a empresa também prometeu a funcionalidade eSIM em equipamentos para clientes B2B ainda no ano de 2019, segundo informações do site Mobile Time.

Vivo Kite Plataform

A Vivo, atualmente, já acumula mais de 8 milhões de dispositivos conectados ao segmento M2M-IoT. Mais da metade desse montante é gerida por meio da plataforma própria da companhia, a Vivo Kite Plataform.

Para as duas redes que entram em operação comercial, a integração com a Vivo Kite também será uma opção. De acordo com a operadora, rede NB-IoT é indicada para a conexão de dispositivos estáticos, como aplicações de iluminação pública, bueiros inteligentes, lixeiras, alarmes ou medidores inteligentes de luz, água e gás. Já a LTE-M tem melhor desempenho em casos que demandam mobilidade, como rastreamento de veículos, objetos de alto valor, animais ou sistemas de pagamento por POS (Point of Sale ou “Ponto de venda).

Você sabe qual é o plano ideal para você?

Nova funcionalidade para clientes B2B

Ainda de acordo com o Mobile Time, a Vivo também anunciou que trabalha para oferecer a seus clientes B2B, ainda neste ano, a funcionalidade de “embedded SIM” (eSIM).

O objetivo, com a iniciativa, é que o eSIM se torne um componente eletrônico e passe a ser embarcado nos equipamentos durante o processo de fabricação dos dispositivos.

“Este tipo de tecnologia é a tendência do mercado IoT, pois potencializa um novo modelo de negócio com as indústrias de manufatura. Principalmente o setor automotivo,02 com seus projetos de carros conectados”, afirmou a diretora de marketing, produtos digitais e inovação B2B da Vivo, Debora Bortolasi, segundo o Mobile Time.

Outras operadoras

Em parceria com a Ericsson, a TIM vem realizando testes de longa distância na sua rede NB-IoT. O serviço da operadora, de acordo com o Mobile Time, é oferecido comercialmente em Santa Rita do Sapucaí (MG), Itajubá (MG), Cataguases (MG), Correntina (BA), Campinas (SP) e Rio de Janeiro.

Já o grupo Claro Brasil declarou no início deste ano que o lançamento de suas duas primeiras redes dedicadas a aplicações de IoT deve ocorrer no começo do segundo trimestre.