Twitter: o que esperar da rede social em 2023

Twitter: o que esperar da rede social em 2023

Quer saber sobre as mudanças mais recentes no Twitter e o que os especialistas dizem que podemos esperar da plataforma em 2023? Leia o artigo e saiba todas as respostas.

Considerado uma das maiores plataformas de comunicação em tempo real disponíveis no mercado atualmente, o Twitter vem ganhando cada vez mais espaço nos noticiários de negócios e tecnologia. Isso porque a rede social foi adquirida pelo empresário Elon Musk em outubro de 2022 e, desde então, vem sendo envolvida em situações polêmicas sob os mais diversos aspectos.

Banner canal Reclame

Mas, é preciso ter em mente que o Twitter vai muito além das polêmicas atuais. A plataforma, na verdade, foi criada em 2006 e já conta com cerca de 220 milhões de usuários no mundo — estima-se que quase 20 milhões desses usuários sejam brasileiros. São números impressionantes, que mostram a relevância da rede social.

No artigo abaixo, vamos falar sobre as mudanças mais recentes no Twitter e o que os especialistas dizem que podemos esperar da plataforma em 2023. Antes disso, porém, vamos dar uma visão geral sobre a rede social e te ajudar a entender, caso você ainda não saiba, como ela funciona.

Acompanhe!

Você sabe o que é o Twitter?

O Twitter é uma rede social que funciona como um microblog: você pode publicar textos com até 280 caracteres, sobre qualquer assunto e em qualquer formato que seja do seu interesse, para se comunicar com seus seguidores. A plataforma foi criada em 2006 pelos sócios Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone e adquirida, em 2022, pelo empresário Elon Musk.

A rede social é utilizada por pessoas e empresas que querem fortalecer sua presença no universo digital e, com isso, publicam textos, fotos, vídeos, GIFs ou links externos. O Twitter é fortemente reconhecido pelo caráter imediatista da comunicação, visto que, diferentemente de outras redes sociais, a entrega dos conteúdos não sofre interferência dos algoritmos — a timeline da plataforma é cronológica e todos os usuários recebem 100% das publicações dos perfis que seguem.

É exatamente por isso que ele é considerado uma importante fonte de informação. Os veículos de comunicação, por exemplo, mantêm perfis de destaque na plataforma e divulgam ali, em tempo real, as notícias mais relevantes para a audiência. Apesar disso, o Twitter já foi acusado de apoiar fake news.

Dica: 15 aplicativos para curtir melhor o verão

Como usar o Twitter?

Assim como as demais redes sociais, você pode utilizar o Twitter pela versão web (acessando via navegador) ou pelo aplicativo (acessando por algum dispositivo móvel, como celular ou tablet).

Para acessar a versão web, você precisa entrar no site do Twitter e fazer o seu login — caso ainda não tenha conta, ensinaremos o passo a passo mais adiante. Para acessar a versão mobile, basta baixar o aplicativo na loja de apps do seu dispositivo (Google Play Store ou Apple Store) e começar a usar.

Como o Twitter funciona?

Para usar o Twitter, você precisa entender como a plataforma funciona. Apesar de muitos termos estarem envolvidos no funcionamento da rede social, não se preocupe. Além da utilização da plataforma ser bastante intuitiva, compartilhamos abaixo uma espécie de glossário, que vai te ajudar a entender as principais funcionalidades.

Retuítes

Cada post publicado por um usuário na plataforma é chamado de tuíte — nome tão popular que já ganhou uma versão em verbo e todo mundo sai falando “tuitar” por aí. Os retuítes são, portanto, a republicação desses posts. Quando você compartilha um post publicado por outro usuário, chamamos isso de retuíte.

Menções

As menções no Twitter têm a mesma lógica das outras redes sociais. Elas são utilizadas quando você quer mencionar outro usuário na sua publicação e faz isso usando “@nomedousuario”. Atenção: apenas dizer o nome da pessoa ou da empresa que você quer mencionar não pode ser considerada uma menção. Ela ocorre quando você, efetivamente, marca o perfil mencionado na publicação.

Banner

Hashtags

Hashtags, caracterizadas pela utilização do símbolo #, servem para agrupar publicações sobre o mesmo tema. Ou seja, se cada usuário que fizer uma publicação sobre Copa do Mundo utilizar #copadomundo, será possível ver todos esses posts reunidos em um só lugar. É a partir do uso de hashtags, inclusive, que nascem os famosos Trend Topics do Twitter — os assuntos mais comentados na plataforma durante um determinado período.

Threads

Threads são conversas mais longas, que ultrapassam a fronteira dos 280 caracteres permitidos em cada publicação. No Twitter, uma thread pode acontecer quando você faz uma sequência de publicações sobre um determinado assunto ou quando outros usuários interagem na sua publicação, gerando uma longa conversa sobre o tema.

Mensagens diretas (DM)

Como qualquer outra rede social, o Twitter também oferece a opção de mensagens diretas e individuais — são as chamadas DMs. Nem tudo o que você publica precisa ficar exposto para todos os usuários. É possível enviar uma mensagem privada para qualquer perfil por meio da plataforma.

Entenda como funciona a aba “Explorar”

Se você clicar no ícone da lupa disponível na plataforma (tanto na versão desktop, quanto na versão mobile), antes mesmo de você digitar o que procura, o Twitter vai te mostrar algumas opções de publicação.

Essa é, exatamente, a aba “explorar” da rede social, que te mostra publicações que podem ser do seu interesse com base na sua localização, nas configurações da sua conta, no seu comportamento na plataforma e nos assuntos que estão em alta no momento.

Dica: Pinterest: conheça a rede social e saiba como funciona

Como criar uma conta no Twitter?

Se você ainda não tem uma conta na plataforma, mas não quer mais ficar de fora dela, confira abaixo um passo a passo para criar seu perfil e começar a explorar o mundo de possibilidades oferecido pelo Twitter:

Passo 1: acesse o site ou o app

O primeiro passo para criar uma conta no Twitter é entrar no site ou baixar o aplicativo na loja de apps do seu dispositivo (Google Play Store ou Apple Store).

Passo 2: crie a sua conta

Após acessar a plataforma, clique em “crie a sua conta” e preencha as informações necessárias. Vale ressaltar que, assim como em outras redes sociais, também é possível se inscrever no Twitter por meio da sua conta Google ou Apple ou por meio do número do seu celular. A plataforma vai te enviar um código de segurança, por e-mail ou SMS, para validar sua conta e, depois disso, é só começar a usar.

Passo 3: preencha o seu perfil

O primeiro passo para preencher o seu perfil no Twitter é escolher o seu nome de usuário — o famoso @. O mais comum é que as pessoas utilizem nome e sobrenome, mas você pode escolher a combinação de nomes que quiser, desde que ela tenha no máximo 15 caracteres e esteja disponível na plataforma.

Com o nome de usuário escolhido, o próximo passo é editar o seu perfil, selecionando imagens de perfil e capa e uma descrição que resuma a sua personalidade ou a sua atuação no mercado. Além disso, você também deve preencher quais são os seus assuntos de interesse, pois é isso que vai permitir que a plataforma te mostre conteúdos adequados na aba “explorar”.

Perfil preenchido e conta configurada, é hora de começar a usar. Siga os perfis que são do seu interesse e faça a sua primeira publicação para contar aos usuários da plataforma que agora você está por lá.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Principais mudanças no Twitter

Como dissemos no início do artigo, a compra do Twitter pelo empresário Elon Musk foi uma transação envolvida em muitas polêmicas. E as principais delas estão relacionadas a grandes mudanças no funcionamento da plataforma, anunciadas pelo novo dono da empresa. Confira as principais modificações!

Aumento do limite de caracteres

Um dos diferenciais do Twitter em relação a outras redes sociais sempre foi o número de caracteres permitido em cada publicação — antes era de 140 e, agora, é de 280. Essa limitação cria um jeito único de se comunicar na plataforma, visto que os usuários precisam resumir o que têm a dizer em apenas uma ou duas frases.

No final de 2022, no entanto, Elon Musk começou a dar indícios de que esse limite vai ser expandido para 4000 caracteres. Ou seja, o Twitter pode deixar de ser um microblog para virar mais uma rede social de “textão”, como já é o Instagram e o Facebook.

Verificação de perfis

Um item cobiçado por quase todos usuários do Twitter é o selinho azul de “conta verificada”. E ele não é desejado por acaso. Na verdade, nunca foi simples conseguir a verificação da conta que, no geral, era concedida apenas para figuras públicas ou empresas de grande relevância. Isso porque o objetivo do selinho azul era, exatamente, impedir que uma pessoa se passasse por outra na plataforma.

Uma das mudanças mais polêmicas anunciadas por Elon Musk, no entanto, diz respeito ao lançamento do Twitter Blue, serviço de assinatura da plataforma que, entre outras funcionalidades, vai permitir que qualquer pessoa compre o selo de verificação pagando US$ 8 por mês. O serviço ainda não está disponível no Brasil, mas já vem gerando muitas polêmicas mundo afora.

Dica: Saiba tudo sobre o metaverso

Quais são as expectativas do Twitter para 2023?

E as mudanças não vão parar por aí. O mercado de tecnologia ainda tem expectativa de muitas modificações na plataforma, que devem acontecer ao longo dos próximos meses. Algumas alterações previstas, por exemplo, têm relação com a moderação de conteúdo.

Musk promete políticas de moderação mais brandas e o fim do banimento eterno da plataforma — o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por exemplo, havia sido banido da rede social acusado de propagar fake news. Depois que Elon Musk assumiu o comando do Twitter, o perfil do político já foi reativado.

Fato é que, por mais que as expectativas sejam muitas, quando o assunto é Elon Musk ninguém sabe muito bem o que esperar — e as demissões em massa realizadas na empresa, via e-mail, são a prova do quão imprevisível ele é. Muita gente tem medo, inclusive, de que a plataforma não sobreviva às decisões do executivo. Será que o Twitter vai morrer? Só mesmo esperando para ver!

Com as polêmicas envolvendo a rede social após o comando do Elon Musk, o empresário fez uma pesquisa em seu perfil na plataforma e, a partir do resultado, ficou decidido que ele sairá da função de SEO do Twitter. Agora, o executivo está buscando alguém que aceite o cargo.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Para ficar por dentro das novidades da plataforma, sugerimos que você acompanhe o blog ConectaJá, com conteúdos relacionados ao mundo da tecnologia, desenvolvida pela PROTESTE. 

A maior associação de consumidores da América Latina ainda conta com os blogs MinhaSaúde e SeuDireito, com artigos sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor, respectivamente.

Nossos testes comparativos ajudam você a tomar as melhores decisões de compra. Os especialistas PROTESTE testam os principais produtos e serviços do mercado e indicam a melhor opção, de acordo com o custo-benefício. 

Envie seu problema de consumo contra um fornecedor de produto e serviço para o canal Reclame. Nós enviamos sua mensagem diretamente para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.