Tudo sobre o Google Notícias

Tudo sobre o Google Notícias

Saiba como utilizar e aproveitar as funcionalidades de um dos maiores agregadores de notícias do mundo, o Google Notícias.

O consumo diário de notícias é um hábito para muitas pessoas e os aplicativos podem ser boas ferramentas que ajudam a acompanhar o noticiário, como o Google Notícias.

É importante entender como esse app funciona, para assim aproveitar o melhor que a ferramenta tem a oferecer. Além de facilitar o consumo de notícias, é possível utilizar o agregador em navegadores, como o Google Chrome.

Banner canal Reclame

Ele traz notícias de vários sites de todo o mundo, tanto em texto quanto em vídeo, além de ter uma função de busca que facilita a pesquisa por informação. Em tempos de fake news, esse recurso ajuda a confirmar fatos e não cair em notícias falsas.

Para que você acompanhe as notícias do Brasil e do mundo com mais agilidade e praticidade, saiba o que é um agregador de notícias, conheça as principais funções do Google Notícias e saiba as vantagens de utilizar a ferramenta.

O que é agregador de notícias?

Um agregador de notícias é um site ou aplicativo que reúne diversas matérias e reportagens, de diferentes sites, em vários formatos, como texto e vídeo. O seu objetivo é compartilhar informações importantes de maneira simplificada e centralizada, já que tudo é exibido em um único lugar.

Dessa maneira, o agregador atua como um portal que reúne informações importantes de outros sites. É possível acessar resumos e, também, as páginas com as notícias originais, para quem quiser conferir mais informações.

Além disso, o agregador busca entender os conteúdos que seus usuários mais se interessam e, por meio de algoritmos, indicar notícias que sejam do interesse de uma pessoa, para que atendam suas preferências de consumo.

Dica: Saiba como usar o Google Maps

Como funciona o Google Notícias?

O agregador de notícias do Google está disponível tanto para navegadores quanto para Android e iOS, ou seja, ele pode ser baixado no celular.

A ferramenta traz as notícias divididas entre segmentos como “Política”, “Mundo”, “Esporte” e “Entretenimento”, além de permitir a personalização da exibição de informações, com base nas buscas que o usuário faz na internet e nas categorias de notícias mais consumidas.

O Google Notícias não escreve as matérias, mas sim replica parte do conteúdo já produzido por sites de notícias. O recurso conta com resumo de notícias, busca por assuntos, definição de temas e portais de notícias favoritos, histórico de notícias e notificações de novidades.

Quer saber como usar essa e outras ferramentas com segurança e praticidade? Inscreva-se no curso gratuito Tecnologia na palma da mão 60+, desenvolvido pela Proteste para a Escola do Consumo. Fique por dentro das novidades da tecnologia e saiba como aproveitar ao máximo o que essas inovações podem oferecer.

Benefícios para associados PROTESTE

Quais são as vantagens do Google Notícias?

Conheça os benefícios de utilizar o Google Notícias, tanto na versão para computadores quanto na versão para celulares.

Experiência personalizada

É possível consumir notícias de forma personalizada, já que o Google Notícias, por meio de algoritmos, consegue captar as preferências dos usuários, como os temas de maior interesse, e exibir informações dessas categorias. 

Dessa forma, além das notícias de forma geral, é possível conferir matérias de temas de interesse do usuário, com base em suas pesquisas e em outras informações que consumiu. Com isso, é possível sempre se informar sobre os temas do seu interesse.

Informação acessível

O Google Notícias conta com vários recursos que tornam a informação mais acessível, como categorias e campos de busca, além das notificações. Com isso, é possível filtrar as notícias e acessar aquilo que realmente é interessante para sua realidade.

Dica: Outlook: saiba tudo sobre o webmail e seus serviços gratuitos

Variedade de conteúdo

O Google Notícias agrega matérias de diferentes portais e sites, o que ajuda a tornar o conteúdo mais diversificado. Com o recurso, é possível acessar notícias sobre os mais diversos temas ou com diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto, por exemplo.

Conteúdo gratuito

O conteúdo exibido no Google Notícias é gratuito e, por meio de uma parceria com os principais sites de notícias do mundo, a ferramenta também exibe matérias que são protegidas por paywall, ou seja, que ficam disponíveis apenas para assinantes. Com isso, você consegue acessar informações que, em outros sites, estariam bloqueadas.

Qual é a importância da informação?

A informação de qualidade, produzida por sites de notícias profissionais e outras instituições oficiais, é essencial para que a população possa se informar com base em dados reais, especialmente em meio a fake news.

Essas informações falsas são publicadas na internet como se fossem verdadeiras e são produzidas para adotar um ponto de vista específico, prejudicar a imagem de alguém ou influenciar pessoas, distorcendo acontecimentos ou divulgando ideias que não têm respaldo na realidade.

Os agregadores de notícias podem contribuir para combater esse tipo de informação, já que esses serviços divulgam matérias de portais jornalísticos. Além disso, o Google Notícias, por exemplo, é parceiro de veículos de comunicação oficiais, que seguem padrões jornalísticos profissionais, com produção de matérias a partir de informações verdadeiras, ao contrário da fake news.

Guia do consumidor

Conheça outros aplicativos de notícias

Além do Google Notícias, é possível utilizar outros agregadores e aplicativos. Conheça alguns deles:

Feedly 

O Feedly é um serviço de agregar notícias que oferece sistemas de buscas avançados para a localização de matérias, além da possibilidade de salvar materiais para ler depois, por exemplo. Ele também tem uma área de sugestões, com base nas preferências dos usuários, e permite criar pastas para a exibição de conteúdos personalizados.

Flipboard 

O Flipboard é uma revista social que permite personalizar e, por meio de um visual agradável, exibe notícias em categorias diversas, como ciência, tecnologia, política e várias outras. Após cadastro gratuito, é possível usar o site ou o aplicativo para conferir resumos de matérias, seleções de conteúdos e muito mais.

Pocket 

Por fim, o Pocket é um serviço que reúne notícias e diversos outros conteúdos informativos em diferentes dispositivos. Além de salvar, é possível ler os conteúdos sem internet ou ouvi-los por meio da função “Ouvir”. O recurso ainda permite seguir amigos ou influenciadores, para saber quais informações eles consomem.

Dica: O que é processador para PC e como escolher?

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Ler notícias em agregadores é uma ótima maneira de acessar informação de qualidade, não cair em fake news e se manter por dentro do que acontece de uma forma ágil e prática. Consumir informação é essencial para tomar melhores decisões no dia a dia.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, sabe como a informação faz a diferença na vida de qualquer pessoa. Por isso, produz uma série de conteúdos informativos nos sites ConectaJá (tecnologia), MinhaSaúde (saúde e bem-estar) e SeuDireito (direito do consumidor).

Você também encontra informações sobre produtos e serviços a partir dos testes comparativos da PROTESTE, que levantam dados importantes para escolher ofertas que atendem às suas necessidades. Nossos especialistas testam as principais marcas dos produtos mais consumidos e, após a análise, compartilham o resultado para ajudar você na tomada de decisão. 

Se tiver qualquer problema na hora de contratar um serviço ou comprar um produto, acesse a plataforma Reclame. Deixe sua reclamação e receba o retorno das empresas na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.