TikTok pode ser o sucessor do Instagram

TikTok pode ser o sucessor do Instagram

Aplicativo de vídeos curtos é uma das febres do momento e ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de downloads

Você já ouviu falar do TikTok? Pois o aplicativo é uma das febres do momento e ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de downloads na App Store e na Google Play Store. E é visto como o sucesso do Instagram.

O TikTok é uma rede de videos curtos e acumulou 614 milhões de instalações únicas no Android e no iPhone (iOS) somente neste ano. Atualmente, o app é o terceiro programa mais baixado do ano, sem levar em consideração os jogos, ficando atrás apenas do WhatsApp e do Facebook Messenger, mas à frente do Facebook e do rival Instagram.

“Muitas pesquisas já indicavam que os vídeos seriam a nova realidade do cotidiano nas redes sociais. O Instagram chegou a iniciar com o IGTV, mas o TikTok é todo baseado em vídeos e esse pode ter sido o motivo de vários jovens migrarem para esse tipo de plataforma. Assim como teve a migração do Facebook para o Instagram, tudo indica que a próxima guinada será Instagram para TikTok”, avalia o pesquisador da PROTESTE, Thiago Leite Porto.

O Instagram chegou a iniciar com o IGTV, mas o TikTok é todo baseado em vídeos e esse pode ter sido o motivo de vários jovens migrarem para esse tipo de plataforma.

TikTok domina na Índia

O principal mercado de downloads do TikTok é a Índia, país que registrou 466,8 milhões de downloads da ferramenta, representando 31% do total. A China foi o segundo local com maior número de instalações, respondendo por 173,2 milhões. Os Estados Unidos aparecem em seguida, com 123,8 milhões.

Segundo o portal Business Insider, o TikTok havia alcançado a marca de 1 bilhão de downloads únicos em fevereiro deste ano, chegando a 1 bilhão de usuários ativos em junho. A título de comparação, o Instagram bateu o primeiro bilhão de usuários ativos ainda em 2018.

Curiosamente, o TikTok é o único aplicativo entre os cinco mais baixados do mundo que não pertence ao Facebook. E a empresa americana já reagiu, lançando o Lasso, que seria uma própria versão do programa, mas disponível apenas nos Estados Unidos. E o Instagram adicionou aos Stories o recurso Cenas, semelhante ao funcionamento do TikTok.