Saiba quais são os últimos avanços na tecnologia Wi-Fi

Saiba quais são os últimos avanços na tecnologia Wi-Fi

Desde que começou a funcionar, em 1997, o Wi-Fi passou por aprimoramentos na área de segurança, qualidade e capacidade de transmissão de dados

Qual é a senha do Wi-Fi? Essa pergunta muitas vezes é feita antes mesmo de um bom dia ou boa tarde. Em outras palavras, o Wi-Fi já faz parte da nossa vida cotidiana. Presente em laptops, desktops, consoles de video game, smartphones, tablets e smart TVs, entre outros dispositivos, a tecnologia que possibilita a conexão sem fio entre os dispositivos e um ponto de acesso vem evoluindo desde que começou a funcionar, em meados de 1997. Saiba os avanços na tecnologia Wi-Fi.

Eles têm duas direções principais bem marcadas. Uma na área de segurança e a outra no aumento da capacidade e qualidade de transmissão de dados. Isso não significa que não houve avanços em outras áreas, mas elas foram as principais.

Nós da PROTESTE te ajudamos a encontrar o melhor plano de internet banda larga.

Na área de segurança, o avanço mais recente é o WPA3. Trata-se de um novo protocolo de segurança das redes Wi-Fi, que está chegando para substituir o WPA2, em uso desde 2004. Ele promete mais segurança na troca de dados dentro de uma rede. Tudo isso devido a alguns recursos adicionais, entre eles um novo tipo de criptografia e resistência a ataques. O novo protocolo já foi homologado pela Wi-Fi Alliance e adoção deverá acontecer ao longo deste ano.

De acordo com a Wi-Fi Alliance, o WPA3 promete uma proteção extra ao handshake – processo no qual duas máquinas fecham um acordo antes do início da troca de dados. O novo protocolo está preparado para resistir aos chamados ataques de força bruta, feitos para adivinhar senhas. Nessa modalidade, um hacker captura dados de sua rede Wi-Fi, leva tudo para um computador próprio e roda uma ferramenta que “chuta” senhas até acertar. No novo padrão, o invasor terá uma única chance de descobrir sua senha. Caso erre, terá todos os dados inutilizados.

Transmissão de dados

Em termos de qualidade e capacidade de transmissão de dados, o último avanço é o Wi-Fi 6, nome que será dado ao padrão 802.11ax, um avanço em relação ao 802.11ac, lançado em 2014. O Wi-Fi 6 terá capacidade teórica máxima de 14 Gb/s. O padrão mais rápido disponível atualmente – 802.11 ac ou Wi-Fi 5 – chega a 7 Gb/s. A nova geração também ganhará no alcance, pois irá trabalhar nas faixas de frequência 2,4 GHz e 5 GHz. A atual trabalha apenas na de 5 Ghz.

A notícia ruim é que produtos certificados para trabalhar dentro dessa tecnologia devem demorar um pouco para chegar ao mercado. Além disso, para usufruir do novo padrão, além de um novo roteador, será preciso também smartphones, notebooks e smart TVs compatíveis com ele. A TP-Link foi a única empresa a anunciar até o momento os primeiros produtos preparados para a nova tecnologia.

Gostou de conhecer os avanços na tecnologia Wi-Fi? Acesse o blog ConectaJá para mais informações sobre o tema.