Streaming em alta, TV a cabo em baixa, entenda

Streaming em alta, TV a cabo em baixa, entenda

Pesquisa do IBGE mostra que aumentou o número de brasileiros que está trocando a TV a cabo pelos serviços de streaming

Ver vídeos pela internet está cada vez mais comum no Brasil. E essa constatação encontra apoio nos números divulgados pelo IBGE recentemente. Segundo a pesquisa, o percentual de brasileiros conectados que usa a internet para ver conteúdos de vídeos cresceu de 75,6% para 81,8% entre 2016 e 2017. Esse crescimento tem relação direta com a massificação dos serviços de streaming. Entre eles, Netflix e Youtube e as plataformas On Demand dos canais de TV.

Se por um lado o streaming está crescendo, por outro o número de assinantes das TVs por assinatura está caindo. Segundo a mesma pesquisa, a presença de TV a cabo nos lares brasileiros caiu de 33,7%para 32,8%. As principais razões para a queda podem ser a própria mudança nos hábitos de consumo e a crise econômica. Por exemplo, algumas famílias de baixa renda não conseguiram substituir a TV de tubo por smart TVs. Além disso, o estudo registra uma queda no número de domicílios com algum televisor, de 87,2% para 86,6%.

Troca de telas

Apesar da queda de domicílios com televisores, houve aumento do consumo de internet por meio de smart TVs. Entre a população que acessava a internet em 2016, 11% o faziam através de televisores conectados. Em 2016, esse percentual cresceu para 16%.

Conclusivamente, a substituição da TV a cabo por serviços de streaming pode estar relacionada à troca da tela grande pelas dos celulares e tablets. O equipamento é o mais utilizado para acesso à internet. O número de brasileiros que utilizam o celular para este fim saltou de 94% para 97%.

Testes comparativos

A PROTESTE disponibiliza uma ferramenta para o consumidor testar sua conexão à internet. No caso de velocidade abaixo da contratada, a equipe de especialistas da associação de defesa do consumidor pode te ajudar a obter uma restituição dos valores pagos a mais.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e saiba como ajudamos o consumidor a defender os seus direitos.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt