Serviços de streaming: cuidados ao contratar

Serviços de streaming: cuidados ao contratar

Em meio a várias opções de serviços de streaming disponíveis no mercado, descubra o que fazer na hora de decidir qual contratar.

Quantas vezes por semana você assiste a um filme, ouve suas playlists de música ou maratona um seriado? Com a popularização desse tipo de plataforma pela Netflix na década passada, os serviços de streaming passaram a fazer parte do nosso dia a dia. 

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Nielsen Brasil e Toluna divulgada em 2020, 42,8% dos brasileiros têm o costume de assistir conteúdos do streaming diariamente. Esses assinantes dão sempre um jeito de inserir essa prática na rotina, seja no intervalo do almoço, antes de dormir ou durante o trajeto do ônibus. 

Mas em um cenário com tantas opções, ofertas e lançamentos, é comum que o consumidor se sinta perdido e pressionado a fazer escolhas. Neste artigo, vamos orientar você sobre fatores que devem ser considerados na hora de contratar serviços de streaming

O que são serviços de streaming?

Antes de entender como se atentar ao assinar uma dessas plataformas, você pode estar se perguntando o que exatamente são os serviços de streaming. Eles surgiram do nada? 

Se você nasceu antes dos anos 2000, deve se lembrar do costume de frequentar as locadoras de vídeo, explorando suas prateleiras cheias de VHS e, mais tarde, de DVDs, à procura do que assistir durante o final de semana.

Embora tenham sido comuns no Brasil até meados dos anos 2010, já há algum tempo esses estabelecimentos vinham se tornando obsoletos graças à Internet e a iniciativas como a Netflix, que permitem assistir filmes, séries e outros tipos de conteúdo a partir de dispositivos móveis.

Como surgiu a Netflix?

A Netflix é uma das pioneiras do mercado e continua mantendo sua autoridade, mesmo após a explosão de novas empresas atuando na área nos últimos anos. Entenda:

  • 1997: a Netflix surgiu nos Estados Unidos. Na época, ela já era considerada um avanço na área do entretenimento, pois permitia que as pessoas alugassem DVDs por meio dos correios. Os assinantes recebiam seus pedidos em casa e a empresa não cobrava multas nem definia prazos de devolução;
  • 2006: a plataforma chegou aos 5 milhões de assinantes cadastrados;
  • 2007: o modelo de streaming (termo inglês que significa “transmissão”) foi instaurado, possibilitando que as pessoas assistissem aos filmes e seriados direto de seus dispositivos, por meio da Internet;
  • 2011: o serviço chegou à América Latina, enquanto se expandia pelo resto do mundo;
  • 2013: deixou de ser somente uma distribuidora para também começar a produzir seus próprios títulos. O primeiro seriado original da Netflix foi o premiado House of Cards.

Hoje em dia, porém, os serviços de streaming vão muito além da Netflix. Aos poucos, gigantes da indústria do entretenimento, como a Disney, a HBO e a Globo, notaram também a oportunidade de disponibilizar seus conteúdos em plataformas via assinatura.

Como escolher serviços de streaming?

Em meio às diversas opções que surgem a todo instante, o consumidor pode acabar perdido tentando acompanhar as novidades enquanto ainda se adapta aos diferentes modelos de streaming.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas e cuidados que você deve ter para não sair prejudicado em meio a esse mercado que se atualiza constantemente.

Entenda seu gosto

Você com certeza tem suas preferências na hora de escolher o que assistir, certo? Alguns gostam mais de seriados com episódios de curta duração, por exemplo, enquanto outros estão mais acostumados com os mais longos, ideais para maratonar.

Assim como nós temos nossos gostos, os serviços de streaming também carregam suas próprias particularidades. Por isso, você não precisa assinar todos que ver pela frente. Além de impactar muito no bolso, essa prática é inviável, afinal, é impossível conseguir assistir ao catálogo de todas em um mês. 

Se estiver em dúvidas sobre qual escolher, entenda qual opção tem mais a ver com seu perfil. A HBO GO, por exemplo, é conhecida pelos seriados épicos – aqueles com tramas complexas e produções caríssimas, como os premiados Game of Thrones, Watchmen e Westworld.

Já a GloboPlay tem um catálogo imenso de novelas e programas da emissora, além de produções originais nacionais. Assim como ela, o Disney+ também investe no sentimento de nostalgia do público, disponibilizando grande parte dos filmes e animações que marcaram a infância de muita gente. Se você gosta dos chamados “filmes de arte”, o MUBI faz uma curadoria com títulos independentes e aqueles dirigidos por grandes nomes do cinema.

Assinaturas grátis

Caso ainda não tenha se decidido, você pode assinar gratuitamente cada uma das plataformas por um curto período de tempo e experimentá-las. Isso porque a maioria delas disponibiliza essa opção como forma de atrair interessados e torná-los assinantes. 

Normalmente, o período de assinatura grátis é de 7 dias. É necessário se atentar à data final porque, a não ser que cancele o contrato antes do tempo limite, a empresa vai entender que você pretende continuar sendo um assinante e cobrará o valor integral direto em seu cartão

Durante os dias de assinatura gratuita, porém, a empresa não pode cobrar nenhum valor, mesmo que você tenha cadastrado sua forma de pagamento na plataforma. Se isso acontecer, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa.

Serviços de streaming na SmartTV

Desde que os serviços de streaming se tornaram populares, os fabricantes de televisores passaram a fechar parcerias com algumas empresas. Agora, muitas SmartTV já vêm com o acesso direto a essas plataformas

Dica: Cancelar TV por assinatura: saiba seus direitos

Porém, se você está pensando em contratar um desses serviços para assistir em sua TV, pesquise antes. Nem sempre os aplicativos nesses dispositivos funcionam como nos smartphones ou tablets.

Alguns modelos de televisores, por exemplo, não permitem que conteúdos ao vivo sejam assistidos. Isso porque eles não vêm com uma chave de segurança DRM, que impede a pirataria. Sendo assim, se você contratar o pacote da GloboPlay com os canais ao vivo, por exemplo, não conseguirá assisti-los nesses aparelhos

Entenda cada pacote

Se o seu plano é dividir o pacote de um serviço de streaming com amigos ou familiares, saiba que não é tão simples. 

Normalmente, as empresas oferecem diferentes pacotes baseados na quantidade de dispositivos que podem acessar o conteúdo de forma simultânea. Ou seja, se você contratar um pacote de apenas um dispositivo, a plataforma não pode ser acessada ao mesmo tempo em dois dispositivos diferentes. 

Dica: Garantia: saiba os prazos e seus direitos ao comprar

Por isso, é ideal que você fique atento às informações disponíveis sobre cada tipo de serviço oferecido.

Alguns pacotes também determinam a qualidade dos vídeos, permitindo que o consumidor escolha entre HD (alta definição) e 4K, por exemplo.

Está tendo problemas com serviços de streaming?

Assinou uma plataforma de streaming e foi cobrado um valor indevido? Ou deseja cancelar sua assinatura, mas não consegue?

Se estiver passando por problemas com serviços de streaming, acione a PROTESTE. Somos a maior associação de consumidores da América Latina e podemos fazer uma ponte entre você e a empresa

No nosso canal Reclame, você pode cadastrar uma reclamação de forma gratuita, e dentro de poucos dias a plataforma em questão responde seu pedido. Além disso, você também conta com nosso time especializado em direitos do consumidor.

 

O produto não atendeu suas expectativas? Faça uma reclamação no canal online da PROTESTE! CONHEÇA O RECLAME arrow_right_alt