Serviços de streaming: consumidor precisa ficar atento

Serviços de streaming: consumidor precisa ficar atento

Os serviços de streaming estão se multiplicando e a tendência é que esse movimento continue, saiba a que pontos o consumidor deve ficar atento

Netflix, Apple TV+, Disney, DAZN e Amazon Prime. A cada dia que passa, o consumidor tem mais opções de serviços de streaming. E a tendência é que isso continue. Se eles atraem pelo preço baixo, no entanto, assinar vários serviços pode ficar caro. Quem faz o alerta é a especialista em Telecomunicações da PROTESTE, Thais Veloso.

“O ideal é que o consumidor conclua seu objetivo de forma direta. Se ele tem interesse em alguma série ou programação que deseja assistir, ele pode assinar a plataforma a que terá acesso e logo depois cancelar a assinatura. Esta proposta é aceitável pela flexibilidade disponibilizada por parte dos streamings”, revela.

Outra possibilidade é a adesão por obra. Por exemplo, no caso de consumidores que gostam mais de filmes do que de séries, ele pode escolher apenas comprar os filmes que quer ver. Isso vale para plataformas como YouTube Filmes. Dependendo da quantidade, essa pode ser a opção mais em conta.

Dica: Serviços de streaming: cuidados ao contratar

Serviços de streaming têm preços variados

Além do custo dos serviços, o consumidor precisa ficar atento ao aumento de seu custo fixo. Pois é preciso contratar uma internet de qualidade para fazer o melhor uso dos serviços. “O consumidor, ao realizar a contratação de mais plataformas de streamings, tem seu custo aumentado à medida em que vai aderindo a várias plataformas, já que cada uma tem um preço”, alerta Thais. “Por isso, o importante é que o consumidor entenda de fato seu consumo, ponderando até mesmo com o pacote de tv a cabo”, complementa.

Atualmente, considerando o interesse dos consumidores por streaming, as possibilidades de pacotes de internet das operadoras também têm aumentado. Por isso, é importante que o consumidor pesquise os conjuntos mais adequados de acordo com seu uso.

Dica: Guia do Direito do Consumidor: tudo o que você precisa saber

Em alguns casos, as operadoras oferecem acesso a vídeos de forma ilimitada, por exemplo. Nesse sentido, o melhor a fazer é entrar em contato com as próprias empresas e realizar a melhor escolha.

A PROTESTE oferece um comparador exclusivo de serviços de internet residencial e TV a cabo. Essa ferramenta ajuda o consumidor a tomar a melhor decisão de compra e economizar.