Semelhanças do Android e iOS: sistemas estão ficando mais parecidos

Semelhanças do Android e iOS: sistemas estão ficando mais parecidos

Alguns anúncios feitos pela Apple na conferência deste ano foram reconhecidos pelos fãs de Android; veja alguma das semelhanças do Android e iOS anunciadas

Todos os anos, Google e Apple apresentam novidades dos sistemas operacionais Android e iOS. Neste ano, o Google anunciou o Android Q e a Apple, o iOS13.  Não faltam novidades nos dois anúncios. Mas os fãs do Android viram alguns itens familiares na divulgação do sistema da maçã. Veja algumas das semelhanças do Android e iOS:

Apple tem um autenticador para chamar de seu

Uma das coisas mais chatas de fazer o download e instalação de um novo app é criar um novo nome de usuário e senha. O Google e o Facebook resolveram isso até certo ponto com autenticação. Ou seja, os usuários podem usar seus nomes de usuário nessas duas plataformas para criar um novo perfil. No último anúncio, a Apple parece ter se ligado nesse problema. A ferramenta dá ao usuário um maior controle das informações que são compartilhadas com os apps.

Modo escuro chega ao Android e iOS

O Google apresentou o modo de tela escura na última conferência. E a Apple fez o mesmo um mês depois. No entanto, para dispositivos Android o modo escuro ainda não está 100%. Ambas as empresas buscam agradar a usuários que preferem telas escuras e também ajudar a reduzir o consumo de bateria.

Quadro sobre quadro é mais uma das semelhanças do Android e iOS

A mais recente novidade da Apple para o aplicativo Photos é o machine learning. Ou seja, quando o software aprende com o uso. Isso permite que se escolha a melhor foto dentro de um conjunto de fotos ou gera memórias baseadas em fotos tiradas num mesmo local e horário. Além disso, permitirá ajustes na fonte de luz, melhorias instantâneas e outros, funções que o Android já tem.

Voz da Siri será inteiramente gerada por software

A voz da assistente pessoal do iOS Siri passará a ser inteiramente gerada por software. Os resultados são de uma voz bem mais humana. O Google adotou essa estratégia em 2018 e a melhorou ainda mais neste ano. O Assistente do Google está disponível em seis diferentes vozes na versão em inglês.

Apple terá street view próprio

O Google implementou o recurso street view em 2008 no Android. 11 anos depois, a Apple está trazendo seu próprio street view para os seus dispositivos. O Street View no Apple Maps permitirá que as pessoas tenham vistas em 360 graus de cidades selecionadas e até mesmo descer ao nível de rua para se locomover entre endereços. Não se sabe, contudo, o quão abrangente ele será.

Procurar e fazer downloads de apps a partir do pulso

As pessoas que possuem um relógio equipado com o sistema operacional Wear OS podem procurar e fazer download de aplicativos diretamente de seus pulsos. Com o watchOS 6, os proprietários do Apple Watch poderão fazer o mesmo a partir deste ano. No entanto, a liderança nesse quesito ainda é da Apple e o Google precisa correr muito atrás ainda.