Se você tem um celular antigo em casa, você tem um tesouro; veja como usar
Transforme celulares antigos em ferramentas úteis como câmeras de segurança ou GPS
Usuários reutilizam smartphones antigos, frequentemente descartados sem consideração, de várias maneiras, proporcionando funcionalidades úteis e práticas. Em vez de se livrar de aparelhos que ainda podem servir, é possível dar uma nova vida a esses dispositivos, ao mesmo tempo em que se contribui para a redução do lixo eletrônico e se economizam recursos valiosos.
Celular reserva e “celular do Pix”
Uma das formas mais práticas de reutilizar um smartphone antigo é transformá-lo em um celular reserva. Em situações de emergência, como perda ou roubo do aparelho principal, ter um dispositivo extra pode ser essencial. Com o aumento da criminalidade, especialmente em grandes cidades, essa medida oferece segurança adicional. Outro uso crescente é dedicar um celular antigo para transações financeiras, conhecido como “Celular do Pix”.
Navegação GPS, armazenamento e segurança
Celulares antigos também podem ser aproveitados como dispositivos dedicados exclusivamente à navegação GPS. Durante viagens ou em áreas com sinal de celular limitado, eles servem como ferramentas confiáveis para guiar o usuário. Além disso, esses aparelhos podem funcionar como repositórios de dados, armazenando fotos, vídeos, documentos e outros arquivos importantes. Isso ajuda a liberar espaço no dispositivo principal, sem perder informações valiosas.
Outra opção interessante é transformar o smartphone antigo em uma câmera de segurança. Com aplicativos específicos, é possível monitorar a residência ou o local de trabalho, garantindo mais tranquilidade. Usuários podem utilizar dispositivos antigos de formas inovadoras, como controles remotos, babás eletrônicas, leitores de livros digitais e muito mais. As informações são do Correio Braziliense.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.