Samsung lança anel inteligente: veja funcionalidade e valores no Brasil

Samsung lança anel inteligente: veja funcionalidade e valores no Brasil

Apesar da novidade chamar atenção, a marca não foi a primeira a lançar um anel inteligente, conheça outras opções

Novidade na área! O Galaxy Ring, primeiro anel inteligente da Samsung, chegou no Brasil. O produto está sendo vendido por R$ 3.499. O anel já estava sendo comercializado no exterior, pelo valor de US$ 400 (em torno de R$ 2.200).

O anúncio oficial do produto aconteceu em julho, em Paris, junto com novos celulares dobráveis, fones de ouvido e smartwatches. A fabricante disponibilizou o anel em três cores diferentes: preto, prata e dourado.
Junto com o comunicado de lançamento, a empresa explicou que, nas lojas físicas, será possível fazer a medição para ter uma noção do tamanho ideal para o consumidor. Já no caso de compra online, é preciso encomendar um kit medidor (R$ 99) antes de escolher o produto.

Apesar de ser uma novidade para muitas pessoas, a empresa não foi a primeira a lançar um anel inteligente. O Oura Ring, da empresa finlandesa de tecnologia da saúde Oura Health, é vendido desde 2015 e está na terceira geração, mas não chegou de forma oficial ao Brasil. Além dela, as empresas Circle e Ultrahuman já vendem produtos similares no exterior.

Ainda assim, a Samsung saiu na frente da sua principal concorrente, a Apple, que ainda não anunciou a produção de algo parecido.

Funcionalidades do Galaxy Ring

Como prometido pela própria fabricante, o anel inteligente promete abraçar boa parte das funcionalidades do relógio inteligente, porém mais leve e com um tamanho consideravelmente menor.

Com inteligência artificial, o anel deve acompanhar a frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação do sangue e indicadores de sono, além de ser capaz de rastrear atividades físicas. Para a marca, o grande diferencial entre ele e os relógios inteligentes é justamente o tamanho, tornando-o mais confortável, principalmente na hora de dormir.

O dispositivo promete, ainda, emitir alertas quando houver uma alteração excepcional no batimento cardíaco. Além disso, ele é capaz de acompanhar o ciclo menstrual, ovulação e níveis de estresse.

O Galaxy Ring também promete ser resistente a água, inclusive durante atividades aquáticas, aguentando profundidades de até 100 metros por até 30 minutos submerso na água doce.

Samsung lança Galaxy Ring, seu primeiro anel inteligente

Samsung lança Galaxy Ring, seu primeiro anel inteligente (Imagem: divulgação)

Como utilizar o anel inteligente

Feito de titânio, o Galaxy Ring deve pesar de 2,3 a 3 gramas. O dispositivo vai funcionar apenas quando estiver conectado a um celular ou relógios da própria marca. Essa conexão é feita por meio do aplicativo Samsung Health.

Vale ressaltar que não é necessário ter um smartwatch da Samsung para conseguir usar o Galaxy Ring, mas o uso do aparelho deve ser mais otimizado quando conectado a um Galaxy Watch 7 ou Galaxy Watch Ultra.

O celular da marca, por outro lado, é obrigatório para o funcionamento do anel. Isso acontece porque, diferentemente dos relógios inteligentes, o Galaxy Ring é voltado apenas para o monitoramento de saúde e prática de exercícios físicos, ou seja, ele não tem um Software integrado. Sendo assim, não é possível instalar aplicativos no wearable.

O anel inteligente pode ser utilizado em qualquer dedo, mas a fabricante recomenda o uso no dedo indicador. Diferentemente dos outros disponíveis no mercado atualmente, ele não terá custos extras, como o pagamento de assinaturas.

Diferenças entre o relógio e o anel inteligente

Como explicado, a principal diferença entre o relógio e o anel inteligente é o nível de complexidade entre os dois dispositivos. Enquanto, no relógio, o usuário consegue baixar aplicativos, controlar música, responder mensagens, entre outras funções, o anel é feito única e exclusivamente para medição de sinais vitais.

Como definido pela marca, o Galaxy Ring foi criado pensado em ser um “assistente de bem-estar”.

Como escolher o seu relógio inteligente

Antes de escolher o seu relógio inteligente, seja para conectar ao novo anel ou para uso no dia-a-dia, não deixe de checar a edição 233 da revista digital da PROTESTE. Nela, apresentamos os resultados de um teste exclusivo realizado pela PROTESTE, em que foram avaliados os principais relógios inteligentes do mercado.

O teste avaliou as funções, facilidade do uso, qualidade e duração da bateria, qualidade da estrutura, as funcionalidades fitness e também o preço dos dispositivos, para você fazer sua escolha bem informado.

Nele, 9 opções de smartwatches da Samsung, recomendados para conexão ao anel foram testados. Os resultados já estão disponíveis para os assinantes da PROTESTE no aplicativo e no site.

Além do Galaxy Ring: outros anéis inteligentes

Apesar da novidade chamar atenção, vale lembrar que o anel inteligente da Samsung não é o primeiro do mercado. Atualmente, o smart ring considerado o mais popular do mundo é o  Oura Ring Gen 3.

Vendido apenas no exterior ou em sites de importação, o anel conta com sensores sofisticados que podem ajudar a combater a apneia do sono, e, assim como o da Samsung, monitora estresse e ciclo menstrual.

A opção é mais barata que o atual lançamento da fabricante Sul-Coreana, podendo ser encontrado no mercado internacional por US$ 299 (cerca de R$ 1.700, sem contar os possíveis impostos). No entanto, para utilizá-lo é preciso pagar a assinatura do aplicativo Oura, que funciona como o Samsung Health, abrigando os dados coletados pelo anel. Atualmente, a assinatura do App está custando US$ 6,99 por mês (por volta de R$ 39,50).

Existe hoje também uma opção da marca Ultrahuman, chamado Ultrahuman Ring Air. Assim como o da Oura, essa opção também está disponível apenas no mercado internacional. Ele pode ser comprado a partir de US$ 399 ( cerca de R$ 1980). Existe também uma opção mais barata, focada no custo-benefício, o Amovan Smart Ring, que custa US$ 169 (R$ 959). Essa opção mais barata pode deixar a desejar na precisão dos dados.

Já reparou? 

A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível.

A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas. Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustenabilidade.