Saiba como usar o iCloud

Saiba como usar o iCloud

Conheça o iCloud, o serviço de armazenamento em nuvem da Apple. Saiba como configurar, como usar e quais são as funcionalidades dessa ferramenta.

Acessar fotos, vídeos, músicas, documentos e até aplicativos de qualquer lugar e dispositivos, apenas com acesso à internet, é possível graças à tecnologia de armazenamento em nuvem. O iCloud permite tudo isso, um recurso disponível nos dispositivos da Apple que possibilita armazenar diversos arquivos, mas que também é acessível para PC através do iCloud para Windows.

Mas não para por aí, o iCloud conta ainda com outros recursos que são bem interessantes, como o compartilhamento de calendário, fotos e até da localização com outros usuários. A seguir, explicaremos todas suas funcionalidades em detalhes e daremos dicas de como usar o serviço. Acompanhe neste artigo tudo que você precisa saber sobre o iCloud.

Banner canal Reclame

O que é iCloud?

O iCloud é um serviço de armazenamento em nuvem da Apple que está disponível em todos os dispositivos da marca, como iPhone, iPod Touch e iPad. Os arquivos são armazenados em um servidor online que possui uma grande capacidade de armazenamento e é conhecido como “nuvem”. 

A partir desse armazenamento, não é necessário ter um disco rígido no dispositivo para guardar todos esses arquivos. Isso significa que você pode liberar espaço interno em seu aparelho com o iCloud, além da possibilidade de acessar os seus arquivos por meio de qualquer dispositivo Apple e, até em seu PC, usando o iCloud para Windows, conectado à internet. 

Esse serviço de armazenamento sincroniza os dispositivos da Apple por meio de uma conta iCloud, que envia todos os arquivos para uma pasta online gratuita com capacidade de armazenamento de 5 GB. Ele pode ser usado para guardar fotos, contatos, arquivos de texto e até aplicativos. 

Tudo que você quiser pode ser guardado na nuvem de forma gratuita, desde que não ultrapasse a capacidade de armazenamento. E se você precisar de mais espaço, é possível ampliar para organizar seus arquivos, escolhendo um plano pago.

Além de compartilhar arquivos, calendários e a sua localização com usuários, outro recurso muito interessante do iCloud é que ele ajuda você a encontrar seu dispositivo, caso você o perca. Portanto, ele vai além de um serviço de armazenamento em nuvem. 

Dica: O que é processador para PC e como escolher?

Como configurar?

O iCloud é muito fácil de configurar e de usar. Nos dispositivos móveis da Apple, é possível acessar o serviço de armazenamento nas configurações do aparelho. Veja a seguir um passo a passo bem prático:

  1. Em seu dispositivo Apple, selecione a opção “Ajustes”;
  2. Ative o iCloud e faça login utilizando sua Conta Apple;
  3. Após habilitar o iCloud, selecione os arquivos que deseja armazenar na nuvem.

Feito isso, o iCloud fará o upload de todos esses arquivos em seu armazenamento online. Caso queira acessá-los em outro dispositivo, basta ativar o serviço com a mesma conta Apple.

Se você perdeu o seu iPhone e quer acessar o serviço por meio de um computador com Windows, saiba que você pode fazer o download do Painel de Controle do iCloud no computador ou acessar a ferramenta a partir de um navegador de internet com icloud.com.br. Nos dois casos, é preciso fazer login com a sua conta Apple para ter acesso a todos os arquivos que você salvou na nuvem.

Ainda sobre a configuração do iCloud, se você quiser que o serviço de armazenamento em nuvem envie seus arquivos para sua pasta online automaticamente, basta marcar a opção de sincronização automática.

Como liberar espaço no iCloud

Embora o iCloud possibilita liberar espaço interno dos dispositivos da Apple, se você usar o armazenamento gratuito, em pouco tempo ele poderá atingir a capacidade máxima. Quando isso acontece, não tem como fazer backups automáticos. Além disso, a função de enviar e receber e-mails também fica bloqueada.

Por isso, é importante saber como liberar espaço no iCloud e aproveitar melhor esse armazenamento interno, caso você não tenha a intenção de expandir a capacidade da ferramenta. Veja a seguir algumas dicas:

  • Apague arquivos desnecessários que foram armazenados em backups automáticos;
  • Avalie suas fotos e exclua aquelas que você não gosta;
  • Faça backups apenas de arquivos importantes e que você deseja acessar em diferentes dispositivos;
  • Avalie a necessidade de fazer backups automáticos;
  • Prefira guardar seus arquivos manualmente, escolhendo apenas o que é importante.

Banner

Qual é a diferença entre iCloud e iCloud Drive?

Uma dúvida muito comum é sobre a diferença entre o iCloud e o iCloud Drive. Nesse caso, saiba que o primeiro é o serviço de armazenamento em nuvem, que sincroniza todas as informações e arquivos entre diferentes dispositivos da Apple. 

Já o iCloud Drive é bem semelhante ao Google Drive, ele organiza os arquivos na nuvem por meio de pastas, para que você possa liberar espaço interno no seu dispositivo e armazenar de forma organizada. O da Apple também facilita a migração das suas informações no momento de trocar de aparelho.

Em todo caso, o iCloud Drive é um recurso que faz parte do iCloud. O serviço de armazenamento inclui ainda outros produtos da Apple, como o iCloud Mail, calendário, contatos, notas, lembretes, fotos, backups e muitos outros. Para acessá-lo em seus dispositivos móveis usando iOS 11 ou posterior, use o app Arquivos. Já no Mac, ele pode ser acessado usando o Finder.

Dica: Tudo sobre o Google Notícias

Conheça outros serviços de armazenamento na nuvem

O iCloud não é o único serviço de armazenamento em nuvem que você pode usar para armazenar arquivos em um servidor online e acessar em multidispositivos. 

Há diversos serviços como esse disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. Veja a seguir algumas das principais opções e suas especificações:

Google Drive 

O Google Drive é o serviço de armazenamento em nuvem do Google que permite armazenar vídeos, fotos, músicas, livros, PDFs e muito mais. O ambiente da ferramenta permite organizar todos os arquivos em pastas além de ser integrado a vários produtos da empresa, como o Google Docs, Forms, Slides, Fotos e outros.

Esse serviço conta com 15 GB de espaço gratuito, compatibilidade com Windows, MacOS, Android e iOS e todas as integrações com os demais produtos do Google. Também é possível aumentar o armazenamento por meio de planos de assinatura. 

banner-guia-do-direito-do-consumidor

OneDrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Disponível para Android, iOS, MacOS e Windows, ele também é integrado a outros produtos da Microsoft, como o pacote Office online. Seu layout permite a organização dos arquivos em diferentes pastas.

O serviço permite armazenar diferentes tipos de arquivos e acessá-los de qualquer lugar. Basta ter uma conta Microsoft para aproveitar a ferramenta com backups automáticos. O plano gratuito inclui 5 GB de espaço disponível.

Amazon Cloud Drive

O Amazon Cloud Drive é outro serviço de armazenamento online, sendo compatível com dispositivos Android, iOS e Windows. Ele conta com 5 GB de espaço gratuito para armazenar arquivos como vídeos, fotos, músicas e documentos. A sincronização por backups automáticos pode ser feita de smartphones, tablets e computadores.

Esse serviço oferecido pela Amazon também conta com planos de assinatura para expansão da capacidade de armazenamento, podendo chegar até 1 TB de espaço em nuvem.

Dropbox

O Dropbox também é um serviço de armazenamento de dados em nuvem que possibilita armazenar arquivos como fotos, documentos, vídeos, músicas e outros conteúdos em servidores online. 

O programa é compatível com MacOS, Windows, Chrome e Linux (Fedora e Ubuntu). Já o aplicativo pode ser baixado em iOS, Blackberry, Windows Phone e Android. Há ainda a possibilidade de acessar o Dropbox por meio de um navegador de internet em qualquer dispositivo. 

Esse serviço conta com 2 GB de armazenamento gratuito, podendo ter espaço ilimitado no plano mais caro. 

Por que armazenar os dados na nuvem?

Por que é necessário armazenar dados na nuvem? Há várias vantagens em utilizar esse tipo de serviço, dentre elas está a segurança, a possibilidade de fazer backup automático, a praticidade de acesso e o compartilhamento facilitado dos arquivos. 

Ou seja, é muito mais prático ter seus principais arquivos armazenados na nuvem, pois você pode acessá-los de forma segura usando qualquer dispositivo. Além de ser uma forma muito prática de liberar espaço interno em seu aparelho. 

Dica: Smartwatch: como funciona e qual é o melhor modelo para você

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Amplie seus conhecimentos sobre o uso da tecnologia no dia a dia com o curso Tecnologia na palma da mão 60+, realizado pela PROTESTE por meio da Escola do Consumo. 

Nossos especialistas em tecnologia prepararam aulas completas sobre ferramentas importantes, segurança na internet e outros assuntos relevantes, que vão melhorar sua experiência no ambiente digital. Os alunos ainda contam com uma apostila explicativa sobre tudo que é abordado nas aulas.

O material é indicado para todos os usuários que querem melhorar a forma como usam os aparelhos eletrônicos. Principalmente, os idosos, que estão cada vez mais conectados e precisam adaptar-se às mudanças sociais.

Agora que você já sabe tudo sobre o iCloud e quais são as vantagens de armazenar seus dados na nuvem, convidamos você a continuar se informando mais sobre tecnologia aqui no ConectaJá

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, acredita que a melhor forma de conscientizar os cidadãos sobre seus direitos é por meio da informação. Por isso, também oferecemos conteúdos de qualidade no MinhaSaúde (saúde e bem-estar) e no SeuDireito (direito do consumidor).

Além dos blogs, você também pode consultar nossos testes comparativos de produtos e serviços, incluindo testes de tecnologias. Os resultados são publicados na nossa Revista PROTESTE e também no site. Nossos especialistas avaliam as características das principais marcas e indicam as opções mais vantajosas para você, de acordo com o custo-benefício.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A respostas chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.