Siga essas dicas e mantenha sua conta bancária segura

Siga essas dicas e mantenha sua conta bancária segura

Empresa de segurança detectou um aumento no número de programas maliciosos para fraudar contas bancárias; saiba o que fazer para não ser mais uma vítima

A Kaspersky Lab detectou aumento no número de programas maliciosos usados para roubar credenciais de acesso e dinheiro de contas bancárias. No primeiro trimestre de 2019, foram encontrados 29.841 arquivos deste tipo contra 18.501 no quarto trimestre de 2018. No total, foram detectados ataques sobre mais de 300 mil usuários.

Os programas direcionados a bancos em dispositivos móveis são um dos tipos mais perigosos e que se propagam rapidamente, segundo a empresa. Normalmente, eles roubam dinheiro diretamente das contas bancárias dos usuários. No entanto, às vezes, seu objetivo é obter outros tipos de credenciais. Em geral, o malware parece um aplicativo legítimo, como um app bancário. Quando a vítima tenta abrir, os invasores também conseguem acessá-lo.

Programas maliciosos sofrem modificações

No primeiro trimestre de 2019, a Kaspersky Lab detectou cerca de 30 mil modificações nesses programas maliciosos. Além disso, a participação dos programas destinados a roubar dados bancários também cresceu. No quarto trimestre de 2018, eram 1,85%; no primeiro trimestre de 2019, 3,24%.

Um dos destaques do estudo foi uma nova versão do programa malicioso chamado Asacub, que surgiu em 2015. Ele responde por 58,4% de todos os vírus que atacaram os usuários. Em 2018, houve um pico de ataques com esse programa, chegando a 13 mil usuários por dia. Desde então, sua taxa de propagação diminuiu, embora ele continue sendo uma ameaça eficiente.

Como se proteger dos programas maliciosos

Segundo o site Minha Operadora, os usuários podem tomar algumas precauções para não sofrerem esses ataques:

– Instale aplicativos de fontes confiáveis; o ideal é usar somente lojas de aplicativos oficiais;

– Verifique as permissões solicitadas pelo aplicativo. Se elas não corresponderem à tarefa do aplicativo (por exemplo, um leitor que solicita acesso a suas mensagens e chamadas), talvez o aplicativo não seja confiável;

– Use uma solução de segurança sólida para a proteção contra malware e suas ações;

– Não cliquem em links recebidos em mensagens de spam;

– Não realizem procedimentos de rooting no dispositivo, pois isso proporciona possibilidades ilimitadas para os cibercriminosos.

A PROTESTE e o Google têm uma iniciativa conjunta chamada Web Segura. O site tem como objetivo promover mais segurança na Internet e conscientizar a todos para a importância de proteger a privacidade do usuário na rede.