Sul-coreana realiza primeira chamada de vídeo no 5G

A SK Telecom usou um smartphone protótipo da Samsung e lançou sua rede comercial de nova geração

Para marcar o lançamento oficial da rede 5G, a operadora sul-coreana SK Telecom realizou sua primeira chamada de vídeo na nova rede. O aparelho usado foi um protótipo da também sul-coreana Samsung.

Primeira chamada via 5G

De acordo com o The Korea Herald, a chamada foi feita por Park Jung-ho, CEO da SK Telecom. O acontecimento foi no centro de controle da companhia em Bundang, na província de Gyeonggi. Na ocasião, o executivo falou com uma equipe que ficava no escritório de Myeong-dong, no centro de Seul, capital sul-coreana.

“Eu me sinto profundamente comovido com esta primeira chamada de vídeo em um smartphone 5G. Foi muito mais claro do que no LTE e a resposta foi rápida”, disse Park Jung-ho.

Outras duas operadoras lançam suas redes 5G

Além da SK Telecom, que já cobre 13 cidades da Coreia do Sul com o 5G, as operadoras KT e a LG Uplus também lançaram suas redes com a nova tecnologia. A KT, que hoje cobre seis cidades, pretende expandir seus serviços para 24. Dessa forma, quer atingir, o metrô e estações do trem-bala.

A LG Uplus, terceira maior operadora do país, também realizou uma chamada de vídeo. No entanto, a chamada não ocorreu por intermédio de um celular. Diferentemente, a empresa utilizou um laptop conectado a um roteador 5G. Atualmente, a LG Uplus está à frente de suas concorrentes, com 4.100 estações 5G implementadas. Além disso, os planos são de chegar a 7 mil ainda neste mês de dezembro.

Apenas para clientes corporativos

Por enquanto, no entanto, o 5G estará disponível apenas para clientes corporativos. A previsão de ampliação para o público em geral é para o mês de março de 2019, quando deverão chegar ao mercado os primeiros smartphones habilitados para esse tipo de conexão.

Ainda não há previsão para a chegada da tecnologia 5G no Brasil.