Positivo e Huawei: acabou a parceria?

Positivo e Huawei: acabou a parceria?

Acordo feito em junho entre as empresas brasileira e chinesa chega ao fim, diz Valor Econômico

Já chegou ao fim o acordo entre a Positivo e Huawei. A revelação foi feita em nota pelo jornal Valor Econômico. A parceria consistia na importação, comercialização e até mesmo assistência técnica, pela empresa brasileira, de smartphones da fabricante chinesa. Assim, os modelos mais avançados da marca, como o Huawei P20 Pro e o Huawei Mate 10, seriam trazidos ao Brasil.

Empresas despistam

No entanto, as duas empresas ainda não confirmaram oficialmente o fim do acordo. Ao site Mobile Time, a Positivo afirmou que “está em fase de discussão com a Huawei”.

Já a Huawei disse que “baseados nas oportunidades de negócios, continuaremos a estudar o mercado e avaliar os melhores produtos e experiências necessárias para atender à demanda e expectativas dos brasileiros”. Além disso, a empresa afirma que “não comenta rumores e especulações”. E acrescentou ainda que “o Brasil é o quarto maior mercado de smartphones no mundo em número de unidades embarcadas”.

Clique aqui para ler esta matéria: Confira alguns celulares para presentear neste natal

Acontecimentos recentes

No início do mês de dezembro, a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, foi presa em Vancouver, no Canadá, a pedido dos Estados Unidos. Ela foi acusada de infringir sanções econômicas impostas pelo governo norte-americano ao Irã entre 2009 e 2014.

Wanzhou foi solta no dia 12 de dezembro, após um juiz canadense aceitar seu pedido de liberdade condicional. O valor da fiança foi fixado em 10 milhões de dólares canadenses (US$ 7,5 milhões). Apesar disso, a executiva teve que entregar seus dois passaportes e deve permanecer em uma de suas residências de Vancouver, sob o uso de tornozeleira eletrônica.

O episódio se transformou num grande imbróglio diplomático entre duas das nações mais poderosas do mundo. A executiva nega as acusações e a China exige sua liberação imediata, classificando a detenção como “uma violação dos direitos humanos”.