Telefonia: pedidos de portabilidade batem recorde

Telefonia: pedidos de portabilidade batem recorde

Do total de trocas de operadoras realizadas no ano, 79% foram feitas por clientes da telefonia móvel

O ano de 2018 registrou um recorde no número de pedidos de portabilidade numérica de usuários de telefones fixos e móveis no Brasil. Entre janeiro e dezembro do ano passado foram realizadas 6,67 milhões de trocas de operadoras. O número é 13,9% maior do que o registrado em 2017. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

Descubra o Meu Plano e economize na sua conta de internet!

Do total de pedidos de portabilidade numérica realizadas em 2018, 1,41 milhão (21%) foram de usuários de telefones fixos. Enquanto 5,27 milhões (79%) foram de clientes de operadoras de telefonia móvel.

Somente na primeira semana de 2019, 104 mil trocas foram efetivadas no país, sendo 86 mil delas feitas pelos usuários de celulares.

Mais de 47 milhões de trocas de operadoras

A portabilidade numérica começou a existir em setembro de 2008. Desde então, até 31 de dezembro de 2018, o Brasil registrou um total de 47,51 milhões de trocas de operadoras.

No balanço integral dos dez anos de existência do serviço, foram registradas 15,56 milhões (33%) de transferências entre operadoras de telefonia fixa, com a manutenção do número do telefone por seus usuários. Já os portadores de telefones móveis, no entanto, foram responsáveis por 31,95 milhões (67%) de migrações no mesmo período.

Como fazer a portabilidade numérica

A PROTESTE – Associação de Defesa do Consumidor fechou uma parceria com a empresa Meu Plano, que desenvolveu um aplicativo que monitora mais de mil planos de 11 operadoras de celular no Brasil. Assim, é possível, de acordo com o seu perfil de consumo, saber qual é o melhor plano para você.

Além disso, o serviço permite ao usuário fazer a portabilidade para o novo serviço escolhido com apenas um clique, pelo celular. Veja aqui como funciona.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.