Pix passará por mudanças importantes em 2025; veja novidades

Pix passará por mudanças importantes em 2025; veja novidades

Sistema de pagamentos Pix se prepara para aprimorar segurança e usabilidade

O sistema de pagamentos instantâneos Pix, lançado pelo Banco Central (BC), passará por várias mudanças a partir de abril de 2025. As alterações têm como objetivo aumentar a segurança e a estabilidade do sistema, além de melhorar a experiência do usuário. As novas regras deverão combater fraudes e ampliar a confiabilidade das transações.

Maior segurança

Uma das principais mudanças será a exclusão de quase dez milhões de chaves Pix que estão associadas a situações irregulares identificadas pela Receita Federal. Isso é parte de um esforço para combater fraudes, como a criação de chaves falsas ou irregulares, que são comumente utilizadas em golpes. Essa medida ajudará a tornar as transações mais seguras e confiáveis.

Além disso, o banco irá implementar uma série de atualizações de segurança para proteger os usuários de fraudes. Melhorias na autenticação de usuários e na detecção de transações suspeitas farão parte das novas funcionalidades, proporcionando maior proteção durante o uso do sistema de pagamentos.

Prevenção de golpes e medidas contra instabilidade

Outra mudança importante será a proibição de vinculação de nomes de empresas a CNPJs falsos ou CPF de pessoas físicas. Isso evitará que golpistas se passem por empresas legítimas para aplicar fraudes, protegendo tanto os consumidores quanto os estabelecimentos comerciais. O Banco Central investirá em infraestrutura e melhorará os sistemas de monitoramento, garantindo que as transações ocorram de maneira rápida e eficiente, sem interrupções.

Pix automático e por aproximação

A partir de junho de 2025, o Pix automático estará disponível, permitindo o agendamento de pagamentos recorrentes de forma simples e sem a necessidade de intervenção manual. Isso será útil para o pagamento de contas fixas, como serviços e as mensalidades.

Todas essas novidades do modo de pagamento instantâneo visam tornar o Pix ainda mais prático e acessível para todos que o usam. As informações são do Olhar Digital.