Perdeu o celular? Siga essas dicas e fique protegido

Perdeu o celular? Siga essas dicas e fique protegido

Perda de aparelhos é muito comum; saiba o que fazer se isso acontecer com você

Uma situação comum é perder o celular seja em casa, no metrô ou numa festa. Além do prejuízo financeiro, a perda de um aparelho pode deixar vulneráveis informações confidenciais. Portanto, é preciso tomar algumas medidas. Primeiro para tentar achar. Depois, caso não tenha sucesso, preservar a segurança dos dados do aparelho. Veja as dicas que preparamos para quem perdeu o celular:

Faça o rastreamento

O primeiro passo para quem perde o celular é tentar ligar para ele e verificar se alguém o achou e está disposto a devolver. Caso a pessoa não atenda, pode ser que ele esteja em algum lugar de difícil acesso. Assim sendo, o melhor jeito é usar o sistema de rastreamento do aparelho. Para sistemas Android, basta digita na barra de buscas do Google “ache meu telefone”. No IOS, acesse este link. Se vocês desconfiar que deixou o telefone no Uber ou assemelhado, entre no aplicativo e busque a opção “perdeu algum objeto?”. O próprio app irá lhe guiar.

Comunique sua operadora

Caso nenhuma das tentativas acima tenha dado certo, é importante ligar o quanto antes para a operadora. Peça para que eles bloqueiem seu chip. O bloqueio também vai fazer com que outras pessoas não consigam acessar seu WhatsApp e ler seu histórico de mensagens – que fica armazenado no aparelho. Nós podemos te orientar na compra do seu próximo celular. 

Bloqueie o IMEI do aparelho

O IMEI, código de identificação dos celulares, é uma espécie de “impressão digital” única, que todo aparelho produzido no Brasil possui. Esse código pode ser bloqueado pelas operadoras. Isso impede que outras pessoas utilizem o aparelho, porque ao bloquear o IMEI o celular perde a função. Por isso, é importante sempre anotar o código do seu aparelho. Esse post do Techtudo ensina como fazer.

Bloqueie o WhatsApp remotamente

Para evitar que outras pessoas leiam suas conversas no WhatsApp ou apliquem golpes se passando por você, bloqueie o mensageiro remotamente. Após desativado, você pode utilizar um novo chip com o mesmo número de telefone em outro aparelho e continuar usando a mesma “conta” sem dificuldade. A própria empresa orienta como fazer esse bloqueio.

Faça logout das redes sociais

O Facebook conta com uma ferramenta que permite desconectar à distância todos os acessos feitos com o seu login, veja como proceder. Já o Twitter não permite descobrir onde outras contas estão logadas e bloqueá-las remotamente. Nesse caso, a dica é mudar a senha de todos esses sites

Gostou das dicas para quem perdeu o celular? Acesse o ConectaJá para mais novidades e informações sobre tecnologia. Conheça a PROTESTE clicando aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.