Chrome terá recurso padrão para verificação de senha

Chrome terá recurso padrão para verificação de senha

Password Checkup deixará de ser uma extensão opcional para se tornar uma ferramenta padrão do Chrome, o navegador oficial do Google

O Google anunciou este ano o lançamento da ferramenta Password Checkup, como uma extensão de seu navegador oficial, o Google Chrome. A funcionalidade nasceu com o objetivo de verificar se as senhas do usuário foram divulgadas em páginas feitas para violarem dados. Porém, o detector de vazamentos da ferramenta vai se tornar um recurso padrão do Chrome, em vez de apenas uma extensão opcional.

Falhas no Password Checkup

O site aponta que existem duas falhas principais no desenvolvimento da ferramenta como uma extensão do navegador. A primeira é que ele ainda é um recurso de aceitação (opt-in). Isso significa que o usuário tem que buscar ativamente a segurança de suas senhas. Algo que muitos não desejam ou sequer sabem que precisam. A segunda, e mais evidente, é que, ao contrário de outros navegadores para dispositivos móveis, o Chrome para Android não tem suporte para extensões.

Diante da alteração de status, no Password Checkup, assim como já acontece na extensão, o Chrome irá enviar uma versão criptografada de seu nome de usuário para o serviço de verificação de senha. Por sua vez, esse serviço responderá com uma versão criptografada de senhas e nomes de usuário vazados. Dessa forma, o próprio dispositivo do usuário verifica se a senha foi ou não comprometida. E sem compartilhar essas informações com o Google.

Usuário do Chrome poderá desativar o recurso

Inicialmente, a mudança está sendo feita para clientes corporativos. Mas em breve a configuração estará disponível para os demais usuários do Chrome. Além disso, para aqueles que não querem o serviço, será possível desativar os recursos de verificação de senha.

Ainda de acordo com o 9to5Google, a ferramenta de verificação de senhas no Chrome também será extensiva às senhas sincronizadas da conta do usuário no Google. E o Password Checkup, ao se tornar um recurso oficial do Chrome, poderá fazer uma verificação muito mais rápida. Para ver se houve comprometimento em alguma de suas senhas.

Web Segura

A PROTESTE tem uma parceria com o Google na iniciativa Web Segura. O objetivo é promover mais segurança na internet e conscientizar a todos para a importância de proteger a privacidade do usuário na rede

A iniciativa brasileira replica parceria existente no exterior por meio do Euroconsumer Group. A PROTESTE é integrante do grupo, que é a principal força de proteção ao consumidor na Europa. A conscientização dos usuários está dividida em seis pilares: conexão, dispositivos, contas, privacidade, compras e crianças.

Precisa se adequar à LGPD, mas não faz ideia de como começar? Saiba como arrow_right_alt