5 setores em que o Wi-Fi é importante para a sociedade

5 setores em que o Wi-Fi é importante para a sociedade

Acesso à internet pelo celular é a forma mais comum de se navegar no país; e o Wi-Fi tem papel essencial nisso

A conexão à internet somente pelo celular é a forma mais comum de navegar na web no Brasil. Em 2017, por exemplo, 49% dos lares brasileiros dependiam exclusivamente de um celular para acessar a rede. Além disso, a exclusividade da conexão móvel está mais presente nas classes de menor renda.

Segundo Winston Oyadomari, coordenador dessa pesquisa, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, a exclusividade da conexão móvel não necessariamente se dá por meio de tecnologias 3G ou 4G, ficando limitada, em determinados casos, apenas ao Wi-Fi.

Assim, a conexão via Wi-Fi ganha cada vez mais relevância na sociedade atual. Veja outra razões que dão à conexão sem fio tamanha importância:

Conexão com a administração pública

O Wi-Fi é uma oportunidade para as pessoas e a administração pública se conectarem. Assim, as cidades que implementam Wi-Fi aumentam em grande medida e podem efetivamente capacitar suas comunidades com melhores serviços.

Transporte

O transporte público com acesso Wi-Fi afeta positivamente as comunidades. Sendo assim, moradores e turistas podem desfrutar de uma melhor experiência de viagem, obtendo informações em tempo real sobre os transportes.

Turismo

O acesso ao Wi-Fi também pode ter um grande impacto no turismo. Ao viajar, as pessoas querem manter contato com a família, compartilhar fotos nas redes sociais e verificar informações de viagem. Como consequência, os turistas são mais incentivados a viajar para um local se eles podem usar a internet de graça.

Educação

Um estudo organizado pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) mostra que o Brasil tem a segunda pior conectividade nas escolas entre os países que participaram do levantamento. Assim, redes Wi-Fi podem melhorar a qualidade do ensino e disponibilizar aos alunos a possibilidade de fazerem cursos de extensão online.

Comércio

Hotspots no varejo vem crescendo devido ao potencial da tecnologia de atrair pessoas para dentro do estabelecimento. Os clientes, por sua vez, podem utilizar a conexão Wi-Fi enquanto fazem compras. Além disso, hotéis podem atrair turistas e melhorar a experiência dos hóspedes fornecendo Wi-fi de boa qualidade. Em áreas com infraestrutura mais precária, esse pode ser um fator preponderante de desenvolvimento regional.

A conectividade é uma das nossas lutas. Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.