Orkut vai voltar? Relembre a rede social e entenda os rumores sobre seu retorno
O Orkut já foi a rede social favorita dos brasileiros e internautas especulam uma possível volta da plataforma
Unindo amantes de café, odiadores de calça saruel e interessados por literatura russa, o Orkut já foi a rede social no topo da lista de queridinhas dos brasileiros. Conhecido por reunir, em suas famosas comunidades, pessoas com gostos e desgostos em comum (dos mais simples aos mais complexos), o Orkut saiu do ar em 2017, mas burburinhos apontaram uma possível volta da rede neste ano.
Toda a conversa sobre o retorno da plataforma começou em 2022, quando seu site oficial foi reativado, com um comunicado do criador. No final do comunicado, a plataforma disponibilizou uma opção de inscrição, para receber um e-mail assim que alguma novidade fosse anunciada.
Dois anos depois, nada aconteceu, mas os rumores se tornaram mais fortes recentemente após uma entrevista concedida por Orkut Büyükkökten, fundador da rede, à revista britânica Wired. No papo, ele contou que está preparando o lançamento de uma nova rede social, mas não deu detalhes se seria a volta do Orkut ou alguma nova plataforma parecida.
Apesar de não dar muitas informações a respeito da novidade, o engenheiro afirmou que sua nova rede social “alavancará a IA e o aprendizado de máquina para otimizar a melhoria da felicidade, unindo as pessoas, promovendo comunidades, empoderando os usuários e criando uma sociedade melhor. A conexão será a pedra angular do design, interação, produto e experiência”.
A informação já foi o suficiente para que fãs nostálgicos do Orkut assumissem que a plataforma iria voltar ou que, então, ele criaria uma nova, mais atualizada, mas muito parecida com a anterior.
E não parou por aí! Em uma entrevista ao jornal TechTudo, que o engenheiro tuco deu durante um evento de tecnologia brasileiro em que marcou presença, ele ainda deu esperanças para os amantes da extinta rede. “Tenho ouvido muito sobre alguns dos recursos que as pessoas realmente sentem falta, como os depoimentos. Portanto, você pode esperar ver alguns desses recursos de volta na nova plataforma”, prometeu.
Índice:
O que é o Orkut?
Antes de olhar com mais cuidado para as promessas e novidades de Orkut Büyükkökten, vamos fazer uma viagem no tempo e relembrar como funcionava o saudoso Orkut.
Assim como o Instagram e Facebook, que vieram depois, no Orkut, o primeiro passo do usuário era criar um perfil. A partir daí se abria um mundo de possibilidades.
Comunidades
Uma das possibilidades da plataforma – e provavelmente a mais famosa – era a criação de comunidades. Pode-se dizer que ela funciona de forma relativamente parecida com os grupos abertos que vemos hoje no Facebook, mas com layout e algumas ideias diferentes. Nelas, pessoas com gostos e desgostos em comum eram reunidas em volta de um tema central, que poderia ser tão complexo quanto simples.
Um bom exemplo de temas que cercavam essas comunidades é a famosa “Eu odeio acordar cedo”, uma das maiores comunidades da plataforma, que reunia, assim como o nome diz, pessoas que não gostam de de sair da cama logo na alvorada. Simples assim.
Nelas, os usuários podiam criar tópicos para discutir assuntos específicos relacionados àquele tema central. E, claro, qualquer pessoa podia criar sua própria comunidade e convidar os amigos – ou desconhecidos – para participar.
Depoimentos
Outra funcionalidade que fazia muito sucesso na época do Orkut eram os depoimentos. Eles eram uma declaração pública de afeto que os usuários podiam enviar aos seus amigos. Por serem públicos, esses depoimentos ficavam expostos no topo do perfil.
Na época que a rede estava em alta, por exemplo, era muito comum ver amigos “brigando” entre si para ver qual depoimento apareceria primeiro no perfil de um contato em comum. A ideia era que ter seu depoimento sobre aquela pessoa em primeiro lugar do perfil dela poderia indicar o nível de importância que você tem em sua vida.
Vale relembrar que, para aparecer no perfil do destinatário, os depoimentos precisavam ser aprovados por ele. Ou seja, se um amigo escreveu uma declaração para você, você precisava ler e aprová-la antes que ela aparecesse em seu perfil.
Scraps
O mural de recados do Orkut funcionava como uma espécie de caixa de entrada, onde pessoas enviavam mensagens uma para a outra, mas de forma pública, já que, na plataforma, não era possível criar conversas de forma privada.
Aqui, o comportamento mudava de acordo com o usuário. Algumas pessoas deixavam todas as mensagens que recebiam abertas nos scraps, para mostrar sua popularidade. Já outras tinham o hábito de apenas receber a mensagem, responder e apagar, para não ter seu histórico de conversas aberto ao público.
Sorte do dia
Outra funcionalidade que costumava divertir os usuários era a chamada “sorte do dia”. Ela funcionava da seguinte forma: todo dia, quando o usuário abria a plataforma, ele se deparava com uma previsão ou frase motivacional para se inspirar. Esses recados eram frases curtas criadas pela própria plataforma e poderiam variar entre frases de efeito ou misteriosas.
Ver quem visitou seu perfil
Olá, stalker! Assim como o TikTok e o LinkedIn hoje em dia, no Orkut você podia ver quem visitou seu perfil. A função era atualizada diariamente e mostrava o nome e o link do perfil do visitante. Assim como no TikTok hoje em dia, as pessoas mais discretas podiam desativar a funcionalidade. Dessa forma, seu nome não apareceria na lista quando visitasse um perfil.
Mas as regras nas redes sociais funcionam de forma prática: tudo que vai, volta! Ou seja, se você não quisesse aparecer na lista de visualizações quando visitasse um perfil de alguém, também não podia ver quem visitou o seu.
Avaliações
Mais uma funcionalidade diferentona do Orkut era a parte de avaliações. Na plataforma, os usuários podiam avaliar seus amigos em três diferentes categorias: confiável, legal ou sexy. Cada opção possuía um ícone próprio, preenchido pela rede social de acordo com a porcentagem de respostas recebidas em cada item e essas avaliações apareciam no seu perfil.
Um novo Orkut?
Mesmo sem confirmar a volta do Orkut ou dar o nome da nova plataforma que prometeu lançar, Orkut Büyükkökten deu algumas pistas do que podemos esperar. A primeira delas, como dito na entrevista citada no começo desta reportagem, é a busca por criar um espaço que fomente felicidade e conexões reais.
O engenheiro, que também já foi dono da rede social “Hello”, criada dois anos depois do encerramento do Orkut, e que ficou no ar entre 2016 e 2022, pretende unir o aprendizado que adquiriu nesses dois projetos e criar um novo modo de se relacionar online.
Ele prometeu, ainda, que algumas funções do falecido Orkut devem voltar nesta novidade, mas não informou quais seriam.
Por último, ele prometeu que o foco de sua rede será a saúde mental. “Conexões reais não vêm do número de curtidas, amigos ou seguidores que temos online, mas de nossas comunidades, conversas que temos e experiências que compartilhamos no mundo real”, enfatizou, no evento em que participou no Rio de Janeiro neste ano. E aí, já estão curiosos pelo que virá?