App usa inteligência artificial para ajudar usuário a economizar

App usa inteligência artificial para ajudar usuário a economizar

Lucas Moraes e Cristiano Oliveira criaram, no Vale do Silício, o app Olivia, assistente virtual inteligente que ajuda usuário a economizar sete vezes mais

Os empreendedores brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira criaram, no Vale do Silício, uma startup chamada Olivia. Trata-se de uma assistente virtual inteligente que ajuda a minimizar os gastos de seu usuário ao aprender sobre seus hábitos de consumo. Já com sucesso nos Estados Unidos, o aplicativo está chegando ao Brasil em versão beta e ainda neste ano de 2019 estará disponível ao público.

Diferenciais da Olivia

A Olivia não se limita a apresentar planilhas interativas e coloridas para que o usuário preencha seus gastos mensais, como a maioria dos aplicativos de organização financeira. Dotado de inteligência artificial, após entender os gastos recorrentes de cada pessoa, o app envia mensagens com sugestões de formas de economizar dinheiro. Antes mesmo que ele saia da conta corrente.

Órama e PROTESTE, faça o seu dinheiro render mais

“Imagine que você abasteça seu carro no mesmo posto toda semana. A Olivia está conectada com a sua conta bancária e sabe disso. A próxima etapa é que ela vai prever o futuro. No dia anterior ao que você costuma abastecer, recomenda um posto mais barato”, afirma Lucas Moraes.

Por exemplo, se o aplicativo detecta no seu usuário a tendência de fazer pedidos no iFood em determinado horário todos os sábados, um pouco antes ele fará uma varredura em busca de cupons de descontos no delivery. E irá enviar uma mensagem a respeito.

Estabelecido nos Estados Unidos

No caso dos usuários norte-americanos, que já têm acesso às funções completas do app, foram detectados casos de economia até sete vezes mais alta a partir do uso do app. A Olivia já conecta 14 mil instituições financeiras.

Aqui no Brasil, a tecnologia passou da versão alfa para a beta. E ainda tem poucos usuários. Cerca de 13 mil pessoas estão na fila de espera.

Particularidades financeiras do Brasil

No entanto, a ferramenta ainda passa por adaptações à realidade brasileira. Com modalidades como o parcelamento de cartão de crédito – que não existe em outros lugares do mundo – e as altas taxas de juros praticadas por aqui.

Apesar de ainda estar na fase inicial e com pouca integração com outras plataformas, a Olivia já aponta um aumento de 6% nos valores poupados por seus usuários. Em geral, são pessoas que já possuem um certo nível de educação financeira.

+Leia também: Tesouro Direto: saiba como aplicar seu dinheiro pelo celular

Parcerias

A startup busca parceiros no Brasil e já vem negociando uma parceria com a XP Investimentos. Para, além de ajudar seus usuários em economias, estimular que eles invistam e gerem rentabilidade.

A princípio a principal barreira que a Olivia terá de ultrapassar no país é a falta de confiança do brasileiro para liberar acesso a toda a sua vida financeira a uma tecnologia.

PROTESTE ajuda a tomar melhor decisão de compra

A PROTESTE também ajuda o consumidor a economizar e tomar a melhor decisão de compra. O Mais Barato PROTESTE te avisa onde encontrar o menor preço enquanto você acessa produtos em lojas virtuais. Ainda testamos automaticamente cupons de desconto e adicionamos o que gerar o maior desconto em sua compra.

As informações são do Infomoney.

Ainda não conhece a PROTESTE? Clique aqui e entenda como ajudamos o consumidor a defender seus direitos.