App usa inteligência artificial para ajudar usuário a economizar

App usa inteligência artificial para ajudar usuário a economizar

Lucas Moraes e Cristiano Oliveira criaram, no Vale do Silício, o app Olivia, assistente virtual inteligente que ajuda usuário a economizar sete vezes mais

Os empreendedores brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira criaram, no Vale do Silício, uma startup chamada Olivia. Trata-se de uma assistente virtual inteligente que ajuda a minimizar os gastos de seu usuário ao aprender sobre seus hábitos de consumo. Já com sucesso nos Estados Unidos, o aplicativo está chegando ao Brasil em versão beta e ainda neste ano de 2019 estará disponível ao público.

Diferenciais da Olivia

A Olivia não se limita a apresentar planilhas interativas e coloridas para que o usuário preencha seus gastos mensais, como a maioria dos aplicativos de organização financeira. Dotado de inteligência artificial, após entender os gastos recorrentes de cada pessoa, o app envia mensagens com sugestões de formas de economizar dinheiro. Antes mesmo que ele saia da conta corrente.

Órama e PROTESTE, faça o seu dinheiro render mais

“Imagine que você abasteça seu carro no mesmo posto toda semana. A Olivia está conectada com a sua conta bancária e sabe disso. A próxima etapa é que ela vai prever o futuro. No dia anterior ao que você costuma abastecer, recomenda um posto mais barato”, afirma Lucas Moraes.

Por exemplo, se o aplicativo detecta no seu usuário a tendência de fazer pedidos no iFood em determinado horário todos os sábados, um pouco antes ele fará uma varredura em busca de cupons de descontos no delivery. E irá enviar uma mensagem a respeito.

Estabelecido nos Estados Unidos

No caso dos usuários norte-americanos, que já têm acesso às funções completas do app, foram detectados casos de economia até sete vezes mais alta a partir do uso do app. A Olivia já conecta 14 mil instituições financeiras.

Aqui no Brasil, a tecnologia passou da versão alfa para a beta. E ainda tem poucos usuários. Cerca de 13 mil pessoas estão na fila de espera.

Particularidades financeiras do Brasil

No entanto, a ferramenta ainda passa por adaptações à realidade brasileira. Com modalidades como o parcelamento de cartão de crédito – que não existe em outros lugares do mundo – e as altas taxas de juros praticadas por aqui.

Apesar de ainda estar na fase inicial e com pouca integração com outras plataformas, a Olivia já aponta um aumento de 6% nos valores poupados por seus usuários. Em geral, são pessoas que já possuem um certo nível de educação financeira.

+Leia também: Tesouro Direto: saiba como aplicar seu dinheiro pelo celular

Parcerias

A startup busca parceiros no Brasil e já vem negociando uma parceria com a XP Investimentos. Para, além de ajudar seus usuários em economias, estimular que eles invistam e gerem rentabilidade.

A princípio a principal barreira que a Olivia terá de ultrapassar no país é a falta de confiança do brasileiro para liberar acesso a toda a sua vida financeira a uma tecnologia.

PROTESTE ajuda a tomar melhor decisão de compra

A PROTESTE também ajuda o consumidor a economizar e tomar a melhor decisão de compra. O Mais Barato PROTESTE te avisa onde encontrar o menor preço enquanto você acessa produtos em lojas virtuais. Ainda testamos automaticamente cupons de desconto e adicionamos o que gerar o maior desconto em sua compra.

As informações são do Infomoney.

Tá apertado pra fechar as contas? PROTESTE recomenda uma solução inteligente de crédito para quem quer fugir das dívidas. FAÇA UMA SIMULAÇÃO arrow_right_alt