Quando a tecnologia 5G estará disponível?

Quando a tecnologia 5G estará disponível?

A quinta geração de internet móvel promete velocidade de download 10 a 20 vezes mais rápida; mas o que essa tecnologia deve trazer de novo em nossas vidas?

Será que precisaremos de novos smartphones? Um plano diferente da operadora? O 5G permitirá o uso de realidade virtual? Funcionará em todo o país, mesmo em áreas remotas? Com essa tecnologia, tudo estará conectado? Essas são algumas dúvidas comuns quando se trata da quinta geração de internet móvel, que em breve deve estar disponível – embora não exista um prazo definido para isso.

No Brasil, até mesmo as redes 4G ainda engatinham. Porém, em julho deste ano, a Claro, em parceria com a Ericsson, anunciou a implantação do 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, na tradução da sigla em inglês, tecnologia que indica que será possível que o 5G compartilhe outras frequências já em operação no país), uma tecnologia de transição entre a quarta e a quinta geração de internet móvel.

A quinta geração é a evolução natural das anteriores —3G e 4G— cujo diferencial não é somente a maior velocidade de conexão à internet, mas também outras aplicações que poderão revolucionar a sociedade, como objetos conectados e cidades inteligentes. Veículos autônomos, redes conectadas, eletrodomésticos inteligentes e drones integrados à rede são algumas das possibilidades do 5G.

No entanto, é importante destacar que a tecnologia ainda está em fase inicial, na qual as operadoras estão fazendo testes. “São pouquíssimos os aparelhos com 5G no mercado brasileiro e não existe a necessidade de se preocupar com isso neste momento”, destaca Thiago Porto, especialista da PROTESTE. “Acredito que o 5G começará a aparecer de forma mais ativa no mercado somente em 2022. Então, hoje, ele só serve para sabermos como serão as coisas no futuro”, afirma.

O que falta para o 5G no Brasil?

As faixas que serão usadas pelo 5G ainda dependem de um leilão da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), que está previsto para 2021. De acordo com declarações da agência reguladora, a pandemia prejudicou a execução de testes de campo, o que atrasou as definições necessárias para a implantação da nova tecnologia.

O leilão, além do 5G, também incluirá dedicadas à operação regional. A faixa dos 3,5 GHz, considerada pelas operadoras a mais atraente, será licitada de forma regional e nacional, para que as empresas adquiram o direito para atuar em áreas mais rentáveis, mas também em outras menos interessantes do ponto de vista econômico.

Existe também, ainda em fase de definição, uma proposta de mudança na divisão regional. Assim, a operadora que vencer a disputa para operar em uma região considerada mais atraente, terá que também ficar com outra menos interessante. Além disso, as empresas de pequeno porte e aquelas que não têm presença no Brasil deverão ter prioridade nos lances.

O que deve mudar com o 5G?

Embora ainda esteja em fase embrionária, o 5G deverá proporcionar várias mudanças na tecnologia de comunicação móvel. Confira!

Funcionamento

A nova rede deve usar o melhor espectro de rádio (espalhando-se entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz) e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo.

As antenas da rede 5G serão acopladas às já existentes, que serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões. Além disso, antenas menores com alcance de poucos metros, como as domésticas, poderão ser instaladas para replicarem o sinal dos dispositivos locais. A direção do foco deverá ser determinada pela demanda de dispositivos conectados à 5G.

Velocidade

Hoje, as redes móveis 4G mais rápidas oferecem, em média, aproximadamente 45 Mbps (megabit por segundo), mas a indústria ainda tem esperança de alcançar 1 Gbps (gigabit por segundo). Já a média da velocidade 3G no Brasil era de 8,82 Mbps (megabits por segundo). Há ainda a rede 4.5G, que trabalha com múltiplas faixas de frequência ao mesmo tempo em relação ao 4G tradicional. Já o 5G promete uma velocidade de cerca de dez a 20 vezes maior.

5g

Finalidades

Não é apenas a velocidade que vai mudar com o 5G. A tecnologia poderá substituir redes wi-fi domésticas, conectar os mais diversos objetos, contribuir para o monitoramento de saúde e até para segurança de condomínios e residências. 

Abrangência

Em tese, as redes 5G devem ter maior abrangência, funcionando em regiões mais remotas, nas quais os sinais tradicionais são falhos ou inexistentes. Isso beneficiará não apenas os moradores e visitantes locais, mas também a tecnologia que permitirá os veículos autônomos conectados. 

Novos smartphones

Nem todos os modelos atuais serão compatíveis com a nova tecnologia; aliás, ainda são poucos os modelos que contam com a tecnologia, não somente no Brasil, mas também no mundo. No Brasil, o primeiro aparelho compatível com a tecnologia foi o Motorola Edge+. Os recém-lançados Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra, da Samsung, também oferecem compatibilidade.

Você tem problemas com a sua operadora? A PROTESTE pode te ajudar! RECLAME AGORA arrow_right_alt