As 8 maiores novidades da conferência anual Google I/O

As 8 maiores novidades da conferência anual Google I/O

Edição anual da conferência Google I/O trouxe novidades tanto em novos equipamentos quanto em atualizações e recursos para o Android

A Google I/O é uma conferência anual promovida pela gigante da tecnologia na qual são apresentadas as principais novidades. A cada ano, a empresa alterna o foco dos anúncios em hardware (equipamentos) e softwares (aplicativos). Este ano pareceu ser o ano do hardware. Entre os anúncios estiveram o novo celular da empresa e a tela inteligente do Nest Hub Max. Mas também tiveram os anúncios do Google Assistente e do Android Q. Confira as novidades do Google I/O nesta lista preparada pelo The Verge:

Pixel 3A e 3A XL começa a ser vendido

Os celulares próprios da empresa são os modelos Pixel. E a empresa lançou as versões baratas desses modelos, com o Pixel 3A e o 3A XL. Acompanhados com fones de ouvido, os telefones custam a partir de US$ 399. E vêm com os avançados recursos de câmera pelos quais a linha Pixel é conhecida. Portanto, incluem o Night Sight (visão noturna), Super Res Zoom (zoom de alta resolução) e modo retrato nas câmeras traseira e frontal. Esses modelos, contudo, não são oficialmente comercializados no Brasil.

O Nub Hub Max é um visor inteligente com uma câmera

O Google anunciou que a linha Google de casa conectada (Google Home) voz será renomeada sob o guarda-chuva do Google Nest. Além disso, anunciou um novo produto para a linha: Nest Hub Max, que chega aos EUA por US$ 299. O dispositivo é essencialmente uma combinação da câmera Nest, do Google Home Hub e do Google Home Max. Assim, oferece uma câmera de segurança, um monitor inteligente e alto-falantes em um único gadget.

Ao contrário do Home Hub, ele conta com uma câmera embutida equipada com reconhecimento facial. Assim, o equipamento pode exibir resultados personalizados entre membros de sua família. A empresa observa que o processamento ocorre localmente. Portanto, nenhum dado facial é transmitido pela web.
Clique aqui e leia também: 10 tendências da internet das coisas para sua casa

Android Q Beta 3 traz tema escuro e resposta inteligente

A nova versão do sistema operacional Android Q tem uma nova versão de testes. Agora, ela oferece tema escuro para todos os aplicativos Android padrão. A mudança de cores pode ajudar a reduzir o consumo da bateria. Segundo o The Verge, as cores são um preto verdadeiro e não cinza escuro.

Além disso, o Google apresentou um novo recurso chamado Focus Mode (modo focado) para o Android. Em vez do modo Wind Down, que escurece a tela, o modo focado permite escolher aplicativos que não deseja usar durante um período de tempo e desativá-los. As famílias também poderão vincular em breve contas entre pais e filhos. Assim os pais poderão limitar os aplicativos que os filhos passam mais tempo.

Outro recurso do Android Q é a resposta inteligente, que começará a ser oferecida em aplicativos de mensagens de terceiros, por exemplo, o WhatsApp. Ele também pode oferecer ações sugeridas, como abrir o Google Maps quando vir uma mensagem sobre deslocamento ou endereço.

Android vai oferecer legendas ao vivo em todos os vídeos

Google está levando o Live Caption (legendas ao vivo) para todos os vídeos. Ou seja, quando você assistir a um video, mesmo que offline, chats de vídeo ou apps de terceiro, o Google vai poder adicionar legendas a eles. Tanto pessoas com deficiência auditiva quanto as que assistem a vídeos em público vão se beneficiar desse novo recurso. O Live Caption também será adicionado a chamadas telefônicas. Ou seja, vai adicionar uma transcrição ao vivo da conversa.

O Projeto Mainline visa a obter atualizações mais rápidas para o Android

A partir do Android Q, o Google começará a liberar atualizações do sistema direto da Play Store. Ou seja, não será mais necessário esperar os fabricantes liberarem as atualizações. Chamado de Projeto Mainline, o Google diz que o novo sistema de atualizações será oferecido em “módulos”. Eles irão ajudar a lidar com partes específicas de um dispositivo, como “componentes de mídia” para bugs de câmeras, por exemplo. Isso também deve impedir que uma atualização de bug atrapalhe outras partes do dispositivo que não devem ser tocadas.

Modo incógnito para o Google Maps

Como parte do esforço do Google para tentar minimizar o rastreamento de localização e de pesquisa, o Google Maps ganhará em breve um modo de navegação anônima para pesquisas mais particulares. Isso estará disponível para a versão web e para o aplicativo. Usuários também poderão excluir automaticamente a localização, a Web e a atividade do aplicativo entre períodos de três a 18 meses.

Atualização do Google Lens

O Google Lens é a tecnologia que permite apontar a câmera do celular para locais ou placas e obter informações extras sobre eles. A partir da sua atualização, o Google Lens poderá buscar pratos exatos em um cardápio e exibir fotos desse prato com base nas informações do Google Maps para mostrar exatamente como ele fica antes de fazer o pedido.

Além disso, será possível apontar a câmera para a conta para exibir uma calculadora que vai auxiliar na divisão do valor. Ou ainda o usuário poderá apontar a câmera do celular para uma placa em um idioma estrangeiro para ouvir uma tradução do texto. Passar o Google Lens pelas revistas com as quais o Google fez parceria também pode dar vida às imagens.

Google Duplex chega à web

No ano passado, o Google Duplex foi um dos principais anúncios do evento. O recurso permitia ao sistema fazer chamadas semelhantes às humanas usando inteligência artificial. Agora, o recurso terá uma versão para a web. Por exemplo, o Google Duplex poderá acessar suas informações e navegar na web para fazer reservas de carros ou compras de ingresso de cinema.

O Google Assistente ficará mais inteligente de uma forma geral. Usuários poderão usá-lo para responder mensagens, escrever e-mails, inserir imagens em mensagens ou obter instruções para resultados personalizados (casa da mãe) usando apenas sua voz. Ele também estará disponível no modo de direção em breve. Em breve, você poderá até mesmo mandar o Google Assistente parar de falar simplesmente dizendo “pare”.

Gostou de saber mais sobre as novidades do Google I/O? Acesse o blog ConectaJá para mais informações sobre tecnologia.