Novidades do iOS13: da otimização da bateria ao Safari

Novidades do iOS13: da otimização da bateria ao Safari

Em sua conferência anual, a Apple anunciou algumas novidades do iOS13, bem como um sistema operacional exclusivo para os futuros iPads

A Apple realizou no início de junho sua conferência anual e, como se esperava, o destaque foi o sistema operacional para dispositivos móveis. O iOS 13 traz algumas novidades esperadas pelos usuários de iPhone. Entre as novidades do iOS13 estão melhorias na central de controle, otimização do carregamento da bateria entre outros. Além disso, anunciou o desenvolvimento de um sistema separado para os futuros iPad. Confira abaixo o detalhamento dos principais anúncios:

iOS 13 permitirá troca de rede Wi-Fi por meio da central de controle

No iOS 13, o usuário poderá enfim trocar de rede Wi-Fi ou conectar dispositivos Bluetooth direto da Central de Controle. A central surgiu no iOS 7 e trouxe atalhos para ajustes do sistema direto na tela de início. Sendo assim, bastava puxar a janelinha de baixo para cima para desligar o Wi-Fi, por exemplo. Porém, só era possível ligar e desligar a conexão. Caso o usuário quisesse trocar de rede ou se conectar a uma nova, era obrigado a abrir os Ajustes.

Otimização da bateria é uma das novidades do iOS13

O assunto bateria sempre foi um ponto de estresse para usuários de iPhone. Felizmente, o iOS13 traz uma função chamada Carregamento Otimizado da Bateria, que fica ativa por padrão e que controla quando a carga chega à capacidade máxima. O carregamento otimizado aprende qual é a sua rotina de carregamento, para programar o tempo certo que você irá precisar dele. Por exemplo, para quem deixa carregando durante a noite. O carregamento irá acontecer até completar 80%. Aí então o sistema determinará mais ou menos a que horas você costuma acordar, e aí completará de 80% a 100% nas duas últimas horas antes de você levantar.

Safari ficará mais próximo de um navegador de computador no iOS 13

O iOS13 diminui a distância que sempre existiu entre o navegador Safari versão móvel e de desktop. Para isso foram implementadas algumas funcionalidades. Entre elas estão o modo escuro, menu de ajustes mais completo, gerenciador de downloads e fechamento automático de abas.

iPad terá um um sistema para chamar de seu

Há tempos a Apple já vinha trazendo mais novidades para o iPad do que para o iPhone. Agora a maçã oficializou que o gadget da tela grande terá um sistema próprio, com funcionalidades bastante diferentes do iOS. Por exemplo, a divisão de janelas e mais espaço para detalhes gráficos.

Futuro iPadOS permitirá o uso de mouse

Atendendo a diversos pedidos, a maçã decidiu adotar o mouse no iPad na próxima grande atualização do sistema. O “cursor” no iPad será uma bolinha circular, muito similar àquela do Assistive Touch que muitos ainda usam nos iPhones com mais idade para poupar a pressão no botão frontal. É mais como um dedo virtual do que propriamente o cursor de um mouse.