Como a internet está revolucionando as sessões de terapia

Como a internet está revolucionando as sessões de terapia

Conselho Federal de Psicologia autorizou psicólogos a atenderem de forma remota, abrindo uma nova possibilidade para esses profissionais

Foi-se o tempo em que, para uma sessão de terapia, era preciso deitar em um divã na sala de um psicólogo. Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia alterou as regras para os atendimentos de terapia online. E, cada vez mais, de acordo com um artigo da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, as sessões têm migrado dos consultórios para os computadores ou smartphones.

Especialista do Conselho Federal de Psicologia e coordenadora do grupo de trabalho para formulação da nova resolução para a terapia online, Rosane Granzotto declarou ao site da PEGN que antes da mudança das regras era permitido aos profissionais do setor realizar orientações psicológicas com um limite máximo de 20 sessões.

“Se a pessoa tinha alguma decisão importante para tomar, ela recorria a uma orientação, para ter mais clareza. Eram casos mais pontuais”, disse Rosane.

Terapia online sem limite para as sessões

Com a mudança na legislação, agora não há mais um limite de sessões. E já é possível fazer atendimentos para casos considerados mais leves, como ansiedade, síndrome do pânico e quadros simples de depressão.

Já para situações mais graves, as consultas presenciais ainda são necessárias.

Segundo a especialista, a alteração da legislação veio atender uma reivindicação da categoria de psicólogos, uma vez que a terapia online é uma prática que já vinha ocorrendo informalmente. E para poder fiscalizar esse processo, o Conselho Federal de Psicologia criou as novas regras.

Os meios não atrapalham os fins

Para Rosane, apesar de “uma máquina intermediar o contato”, é possível ter uma troca de qualidade entre as duas partes.

Mas a especialista faz uma alerta: os psicólogos que desejam empreender nessa modalidade devem seguir algumas especificações técnicas.

“Nós não exigimos o uso de uma tecnologia específica, mas as empresas precisam garantir a qualidade dos equipamentos. É importante ter uma boa câmera, por exemplo”, disse Rosane, ao site da PEGN.

Além disso, os profissionais que prestam esse tipo de serviço também devem estar cadastrados no site do Conselho Federal de Psicologia.

Oportunidades de negócios para psicólogos

A comodidade de poder receber um atendimento de qualquer lugar tem atraído cada vez mais pacientes para os serviços de terapia online. Além disso, os preços das sessões são mais baixos – de acordo com a PEGN, custam, em média, R$ 120.

A psicóloga Milene Rosentha é uma das fundadoras de uma startup que desenvolveu uma plataforma que reúne psicólogos, que posteriormente são escolhidos pelos pacientes.

A empresária revelou à PEGN que a startup recomenda um valor para os psicólogos cobrarem nas consulta de terapia online. E recebe deles uma porcentagem dos serviços, que gira em torno de 30%. De acordo com o artigo, a empresa possui 80 psicólogos cadastrados e já realizou mais de 5 mil atendimentos.

As sessões acontecem em salas criptografadas, por videoconferência ou chat, e duram em média 50 minutos. E os atendimentos, por segurança, não são gravados.