Mudança de carreira: saiba como montar o currículo

Mudança de carreira: saiba como montar o currículo

Mas antes de tomar qualquer decisão, é importante pesar os prós e contras e avaliar bem o seu momento profissional

Você já se pegou pensando em mudar os rumos da sua vida profissional? Esse tipo de ideia, certamente, passa na cabeça de muitas pessoas. Mas para fazer isso, são necessárias grandes doses de coragem e planejamento. Antes de tomar esse tipo de decisão, não deixe de pesar todos os prós e contras. Avalie se o momento é o mais adequado para uma mudança de carreira. E caso esteja mesmo com a cabeça feita, é hora de partir para o próximo passo: refazer seu currículo.

Veja quais são os pontos mais importantes no currículo de quem busca uma mudança de carreira:

Novos objetivos e metas

Se a sua ideia é mesmo mudar o ramo de atuação, não adianta apenas mudar os seus objetivos no currículo, na parte inicial onde você descreve os tipos de cargos que pretende ocupar e as funções que gostaria de desenvolver. É preciso alinhar seu currículo com suas novas metas.

Neste sumário inicial, é normal que se apresente um pouco da vida profissional. E essa apresentação precisa estar alinhada com as novas metas. Por essa razão, vale a pena incluir, de forma breve, as razões da mudança de carreira.

Customização

Muito mais do que o sumário de abertura, o currículo de uma pessoa que busca uma mudança de carreira deve ser reformulado por inteiro. De acordo com a Robert Half, empresa líder mundial em recrutamento especializado, é importante que cada currículo esteja customizado para o cargo desejado. E no caso de uma transição de rumos profissionais, essa customização merece uma atenção ainda maior.

Experiências na nova área

Não deixe de enfatizar experiências que você tenha no ramo onde pretende começar a atuar. Até mesmo as experiências mais pontuais são válidas. Vasculhe seu passado profissional e destaque projetos que você tenha trabalhado e que, de alguma forma, tenham ligação com sua nova carreira.

Aprendizado

Quem busca uma mudança de carreira certamente participa de cursos, eventos e workshops na nova área. E esses tipos de ações também devem ser destacada no currículo. Outra forma de destacar seu aprendizado é avaliar as competências adquiridas em sua carreira antiga que possam ser úteis no seu novo ramo de atuação.

Enumere suas conquistas

Destaque sempre as conquistas e habilidades que você colecionou em experiências passadas e que possam agregar mais valor ao seu currículo. 

As informações são da Robert Half.