MetrôRio agora permite recarga online dos cartões

MetrôRio agora permite recarga online dos cartões

Batizado de Giro, o cartão poderá ser recarregado pelo site do MetrôRio e pelo aplicativo MetrôFácil. Saiba como fazer

O MetrôRio transporta em média 880 mil passageiros por dia. Entre as maneiras de pagar a passagem, está a compra de créditos que ficam armazenados em um cartão. No entanto, até novembro, a compra dos créditos só podia ser feita diretamente no guichê ou no totem automático nas estações.

Agora, os clientes tem a opção de comprarem um cartão de passagem que permite a recarga online. Uma grande vantagem desse sistema é permitir que o cliente recupere os créditos em caso de perda ou roubo. Isso porque os cartões antigos não eram vinculados a uma pessoa. O novo cartão foi batizado de Giro.

Assim, em caso de perda, não havia como receber os créditos de volta. Nessa nova versão, o cartão é vinculado a um cadastro com senha. Assim, é possível transferir os créditos para um novo cartão em caso de perda ou roubo.

Para associar o cartão a uma pessoa, basta baixar o app MetrôFácil, fazer o cadastro e informar o número impresso no cartão. Dessa forma, o cartão estará vinculado a esse cadastro.

O lado negativo é que o cartão tem um custo de R$ 3. Portanto, mesmo que você possua o cartão antigo, para trocar pelo novo, será preciso desembolsar essa quantia. No entanto, o valor é consignado e retornável. Ou seja, caso o cliente decida devolvê-lo em um momento posterior, a quantia é devolvida.

Passo a passo

Para comprar o Giro, basta ir a uma bilheteria ou máquina de autoatendimento das 41 estações do MetrôRio. A primeira carga deverá ser de, pelo menos, R$ 5. Já as recargas seguintes podem ser feitas nas próprias estações, pelo site do MetrôRio (www.metrorio.com.br) ou pelo aplicativo MetrôFácil.

No entanto, os clientes que optarem pela recarga online deverão validar os créditos antes de embarcar. Basta inserir o bilhete em um dos terminais instalados nas 41 estações da concessionária.

Além de permitir o embarque nas estações do Metrô Rio, o Giro oferece descontos em lojas, academias, viagens de Uber, aluguel de bicicletas compartilhadas e benefícios para quem for ao Rock in Rio.