Meta IA: o que você precisa saber sobre a inovação que surgiu no seu WhatsApp
A inteligência da Meta apareceu no último mês no WhatsApp de muitos brasileiros e deu o que falar
“Eu sou o Meta AI, um assistente de inteligência artificial desenvolvido pela Meta Platforms Inc. (antigamente Facebook, Inc.). Eu sou um modelo de linguagem avançado treinado por máquina para entender e responder perguntas, fornecer informações, conversar e ajudar com diversas tarefas”, é assim que a própria inteligência artificial da Meta se descreve.
A inovação surgiu no WhatsApp de milhões de brasileiros de um dia para o outro, no último mês, e deu muito o que falar. Ainda segundo sua explicação, o Meta IA é capaz de ajudar o usuário com perguntas gerais, informações sobre eventos, lugares e pessoas, dicas e conselhos, conversas e diálogos, criação de texto e conteúdo, além de jogos e entretenimento.
É, não dá mais para tentar fugir. Se não quiser ir até um site de uma inteligência artificial para fazer sua pesquisa, ela pode te encontrar em uma simples mensagem de texto no seu WhatsApp, para tentar tornar sua vida um pouco mais fácil.
Sim: tentar. Desde que apareceu nas redes sociais de muitas pessoas, a inteligência artificial a está sendo motivo de muita falação. Isso porque, por ainda estar em desenvolvimento, a inovação acaba enviando algumas respostas confusas e formulando imagens um tanto quanto diferentes, divertindo usuários e virando motivo de conversa, é claro.
Mas antes de entender porque essa IA está virando meme por aí, é preciso saber um pouco sobre sua funcionalidade.
Índice:
Como usar a Meta IA?
A inteligência artificial da Meta pode ser acessada por meio do WhatsApp, de diversas maneiras. A primeira delas é por meio de chats ou grupos. Para isso, basta entrar em uma conversa, escrever @MetaIA e fazer sua pergunta, pedido ou pesquisa.
Outra forma de usar a inteligência artificial é por meio da barra de pesquisas do app, em que usuários podem enviar perguntas diretamente para o robô.
Existe, ainda, uma terceira forma de se conectar com ela: clicando sobre o ícone da ferramenta, que fica disponível no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e na versão web do mensageiro.
Por enquanto, a tecnologia pode ser acessada apenas pelo WhatsApp, mas a perspectiva é que ela chegue nas outras redes sociais da empresa em breve, como Instagram, Facebook e Messenger.
Como a Meta IA aprende?
Assim como todas as inteligências artificiais que existem, a Meta IA se aperfeiçoa de acordo com as informações que recebe e consegue entregar respostas mais precisas conforme vai entendendo melhor o usuário e ampliando seu banco de dados.
Por ser uma inteligência relativamente nova em comparação a outras que já estão no mercado, a Meta IA está em constante desenvolvimento.
Quais dados a inteligência artificial pode pegar?
Ter uma inteligência artificial dentro do próprio WhatsApp pode preocupar alguns usuários em relação à proteção de dados. A Meta assegura, no entanto, que segue todas as regras presentes na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira.
Como explicado pela própria empresa, a inteligência artificial tem acesso ao texto digitado durante a conversa com a tecnologia, as preferências de interação (como tópicos de interesse e aos feedbacks sobre suas respostas).
O acesso a esses dados servem justamente para aprimorar a inteligência e fazer com que os erros diminuam. Com essas informações, a tecnologia consegue melhorar suas respostas, personalizar a conversa de acordo com os interesses e formas de interação do usuário e desenvolver novas funcionalidades.
A Meta deixa bem claro no seu site de informações sobre privacidade que não coleta dados como os pessoais (nome, endereço, telefone, etc.), informações financeiras (contas bancárias, cartões de crédito, etc.), histórico de navegação, localização geográfica e dados de login ou senhas.
Como restringir a Meta IA?
A nova inteligência artificial surgiu de forma automática no WhatsApp dos brasileiros, mas continuar com a tecnologia no seu perfil é uma escolha de cada usuário. Ou seja, se você quiser desabilitar a função, você pode.
Para isso, basta ir até a conversa com a assistente no seu aplicativo de conversas e excluí-la. Depois, vá até as configurações do aplicativo, selecione “conversas” e desative a opção “Mostrar botão Meta AI”. Pronto. Assim, a inteligência artificial não vai mais aparecer em seu aplicativo. Você pode reativá-la em qualquer momento.
Boas maneiras de usar uma inteligência artificial
Seja da Meta, por meio do WhatsApp, do Google, ChatGPT, ou qualquer outra, é importante ter algumas coisas em mente na hora de usar uma inteligência artificial. A primeira delas, para alcançar a resposta desejada, é ser claro na hora da pergunta.
Quanto mais detalhada, precisa e clara for sua orientação, maiores as chances da inteligência artificial entregar o que você deseja.
Além disso, é importante ter em mente que, por lei, as inteligências artificiais têm o direito de usarem as informações que você escolheu dar a elas para aprimorar suas respostas, personalização e enriquecer seu banco de dados. Portanto, cuidado com o que entrega.
Um terceiro ponto importante é nunca confiar cegamente na informação dada por essas tecnologias. Isso porque, por estarem em constante desenvolvimento, elas podem errar alguns dados ou respostas. Como foi o caso da Meta IA, que chegou a dizer que 9,11 é maior que 9,8, por exemplo. Então, antes de usar as informações, se tiver alguma dúvida: cheque!