Saiba tudo sobre o megapixel e quanto ele é importante nas suas fotos

Saiba tudo sobre o megapixel e quanto ele é importante nas suas fotos

Uma câmera com muitos megapixels não necessariamente vai registrar as melhores imagens. Veja o porquê

Para muitas pessoas, a garantia da foto perfeita no Instagram ou no Facebook é a grande prioridade na hora da escolha de um smartphone. E a indústria já entendeu isso faz tempo. Não por acaso, nos lançamentos de aparelhos novos, destaca em peças publicitárias a qualidade ou a quantidade de câmeras. E um dos pontos mais explorados pra atrair o consumidor é o megapixel (MP). Mas você sabe o que é isso?

O Tecnoblog lançou recentemente um artigo no qual explica de forma didática tudo que envolve o que chamou de “mito do megapixel”. De acordo com o site, é comum achar que a qualidade de uma câmera está ligada ao seu número de megapixels. Mas essa visão nem sempre está correta.

Antes de entender o que é o megapixel, é preciso saber o significado de pixel. Trata-se do menor elemento visual em uma tela – seja de celular, monitor ou TV – ao qual se pode atribuir cor. Uma imagem digital nada mais é do que um conjunto de pixels.

Mas o que é o megapixel, afinal?

O megapixel corresponde a um milhão de pixels. É utilizado em câmeras digitais, tanto profissionais quanto amadoras, bem como nas câmeras de smartphones. E aponta o grau de resolução ou definição da foto. Ou seja, se uma câmera tem 5 MP, cada foto registrada por ela terá a capacidade de reunir em torno de 5 milhões de pixels. Esse total se dá pela multiplicação da largura com a altura da imagem capturada. Portanto, uma foto com 2.560 pixels de largura e 2.048 pixels terá 5.242.880 pixels, ou 5,2 MP.

Quando você amplia uma imagem ao máximo na tela do seu computador, é fácil começar a perceber a presença dos pixels, pois ela fica toda quadriculada. Mas esses pixels juntos, que formam a imagem digital, não necessariamente determinam a qualidade da foto. Ou seja, uma foto não vai ser melhor do que a outra porque tem um número de megapixels maior.

Clique aqui para ler esta matéria: Streaming em alta, TV a cabo em baixa, entenda

O segredo está nos sensores

Assim, a qualidade de uma foto digital está intimamente ligada à qualidade dos sensores, mais do que o número de megapixels. São os sensores que fazem a captação da luz e transformam aquela informação no conjunto de pixels que formam a imagem.

Portanto, câmeras com sensores maiores e melhores têm a capacidade de produção de pixels maiores. Isso significa que o pixel absorve mais luz, dando mais detalhe e definição na imagem. Dessa forma, pode-se concluir que não é exatamente a quantidade de megapixels que define a qualidade de uma imagem. Mas o tamanho dos pixels.

Em câmeras profissionais (DSLR e mirrorless) de marcas como Canon, Nikon e Sony, que são mais robustas e caras, os sensores são melhores e maiores, até por conta do espaço físico. Por isso, as fotos registradas tendem a ter uma qualidade superior às imagens feitas por smartphones. Não sabe qual câmera ou smartphone comprar? Nós da PROTESTE podemos te ajudar.

Naquelas câmeras compactas amadoras e nos celulares, os sensores são menores e de qualidade inferior. Em com isso, os pixels formados na imagem são menores, o que resulta em pequenos defeitos nas fotos, como granulações.

O jogo está virando para os smartphones

No entanto, os fabricantes de smartphones estão correndo atrás para oferecer opções de câmeras com mais qualidade. Cada vez mais, nos modelos top de linha, sensores refinados e algoritmos de pós-processamento mais eficientes têm ajudado a manter os detalhes das imagens. E também a reduzir ruídos e equilibrar as cores. Para isso, usam até tecnologias como inteligência artificial e machine learning.

No entanto, a tecnologia de ponta aplicada na melhora das câmeras reflete no preço, uma vez que esses aparelhos trabalham com softwares muito mais caros do que os de câmeras mais comuns.

Como usar os megapixels a seu favor

A quantidade de pixels em uma imagem pode ser regulada. E tudo depende de como você quer usar, armazenar ou editar uma foto.

Por exemplo: ao configurar a câmera do seu smartphone com megapixels reduzidos para a captura de fotos, você terá arquivos que irão ocupar bem menos espaço no seu aparelho ou no cartão de memória. E caso você queira fotos apenas para publicar nas redes sociais, configurações com 1 ou 2 megapixels já são capazes de te atender.

Agora, se você tem a intenção de trabalhar a imagem no seu computador, em um editor de fotos como o Adobe Photoshop, aí vale a pena configurar a câmera para sua capacidade máxima de megapixels. Algo que você deve fazer, também, se pretende imprimir as imagens registradas.