iPhones: usuários trocam de aparelho a cada quatro anos

iPhones: usuários trocam de aparelho a cada quatro anos

Falta de novidades nos smartphones e um recente programa de troca de baterias são apontados como razões

Foi-se o tempo em que cada lançamento de um novo iPhone provocava filas quilométricas nas lojas da Apple. A fabricante ainda lança uma nova linha de aparelhos todos os anos. Mas os consumidores estão longe de acompanhar esse ritmo. Segundo um relatório do analista Toni Sacconaghi, da consultoria de mercado Bernstein, atualmente, as pessoas trocam seus iPhones a cada quatro anos. Um a mais do que entre 2015 e 2017, quando a média era a cada três anos.

Falta de novidades e troca de bateria

O relatório cita alguns motivos para esse tempo maior de troca. Para Sacconagui, a falta de novidades nos smartphones é uma delas. Além de um recente programa de troca de baterias promovido pela Apple, inclusive no Brasil.

O analista prevê que 16% das pessoas irão trocar seus iPhones em 2019. Além disso, a queda de vendas em volume de unidades deverá ficar em 19% este ano. Mesmo assim, a base de usuários do aparelho vem crescendo. Em 2018, esse aumento ficou em 9%.

iPhones tiveram receita 15% menor

A Apple reconhece a queda na compra de iPhones novos. De acordo com Tim Cook, CEO da empresa, no balanço mais recente, a receita do iPhone foi 15% menor do que no ano anterior. “Nossos clientes estão ficando mais tempo com seus aparelhos antigos do que antes” , disse Cook, no mais recente anúncio de resultados da Apple.

Abrindo novas frentes

Segundo a Exame, em 2018 a Apple anunciou que não divulgaria mais os números de vendas de iPhones aos acionistas a cada trimestre. Atualmente, existem mais de 900 milhões de iPhones em uso. Com esse cenário de desaceleração nas trocas de iPhones pelos usuários, a Apple deve focar seus esforços em serviços.

No Consumer Electronic Show (CES) de 2019, realizado em janeiro, em Las Vegas, a Apple anunciou uma parceria inédita com a Samsung, que terá um aplicativo oficial da loja de filmes e músicas iTunes em suas Smart TVs. Além disso, fechou um acordo com LG e Sony para que seus televisores exibam conteúdos transmitidos diretamente de iPhones e iPads.