iPhone 14 e iPhone 14 Pro: dúvida nos modelos?

iPhone 14 e iPhone 14 Pro: dúvida nos modelos?

A Apple está atualizando seu segmento de smartphones com os novos modelos de iPhone 14

Este ano existem dois modelos “Básicos” e dois modelos “Pro”. Ao contrário do ano passado, quando um iPhone mini apareceu ao lado do iPhone 13 normal, um modelo Plus maior é vendido este ano. O iPhone 14 e o iPhone 14 Plus são basicamente idênticos, exceto pelo tamanho e capacidade da bateria. O iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max substituem os modelos anteriores 13 Pro e 13 Pro Max.

Juntamente com a nova geração do iPhone, o iOS 16 foi lançado. Com o iOS 16, muitos novos recursos são introduzidos, como o redesenho da tela de desbloqueio e melhorias no aplicativo de mensagens, e-mail e mapas. Com o iOS 16, várias telas de bloqueio podem ser definidas e vinculadas a determinadas configurações. Mensagens enviadas pelo mensageiro da Apple podem ser editadas ou excluídas. No geral, o iOS 16 é uma grande atualização para os iPhones.

Reviews dos aparelhos iPhone 14 e 14 Pro.

Assim como seus antecessores, o iPhone 14 e o 14 Pro possuem uma tela de 6,1 polegadas. Além disso, graças à estrutura de alumínio, o iPhone 14 pesa quase 40 gramas a menos que a sua variante “Pro”.
A tela OLED oferece uma facilidade de uso muito boa: com um brilho máximo de mais de 700 nits, é muito bem legível mesmo sob luz solar e oferece cores muito equilibradas.

A variante “Pro” do iPhone 14 também suporta a tecnologia ProMotion conhecida dos iPads com taxa de atualização de 120 Hz: a rolagem e o movimento do conteúdo são exibidos de forma mais suave. O notch está diferente, a área escura ao redor da câmera frontal agora é usada para exibir informações sobre músicas tocadas no momento, chamadas recebidas ou cronômetro. Outro recurso apenas para os modelos “Pro” é Always On. Portanto, o brilho da tela de bloqueio é reduzido e todas as informações – incluindo widgets na tela de bloqueio – são exibidas. Para aumentar a vida útil da bateria, a tela desliga, por exemplo, quando o dispositivo está no bolso.

O iPhone 14 usa o mesmo poderoso chipset A15 que já era presente na versão anterior, o iPhone 13, mas vem com 6 GB de RAM em vez de 4 GB. Antes já não valia a pena trocar um modelo anterior pelo novo, agora usando o mesmo processador, a troca se torna mais desnecessária. Enquanto isso, em contraste com a versão padrão, o iPhone 14 Pro apresenta o novo chipset A16. Os 6 GB de RAM também estão disponíveis para a variante “Pro”.

As tecnologias wireless rápidas estão presentes como o 5G e Wi-Fi 6. Como nos modelos anteriores, dois SIMs podem ser usados em paralelo, dos quais apenas um pode ser um cartão SIM físico. O chip de banda ultralarga permite que objetos equipados com AirTags sejam localizados com muita precisão e exibidos em um widget, por exemplo. Os alto-falantes estéreo fornecem um som muito bom.

Como de costume, o dispositivo pode ser convenientemente desbloqueado via Face ID, mas não oferece um sensor de impressão digital. Com o iOS 16, o FaceID também pode ser usado na orientação paisagem.

Assim como seu antecessor, o iPhone 14 está equipado com duas câmeras de 12MP na parte traseira do aparelho, que são dispostas na diagonal, enquanto o iPhone 14 Pro vem com um novo sistema de câmeras. É equipado com uma câmera principal de 48MP (wide), uma câmera telefoto de 12MP, uma câmera ultra wide de 12MP e um sensor LiDAR na parte traseira do dispositivo.

Como seus antecessores, a câmera principal de ambos os novos iPhones possui estabilização de imagem com deslocamento de sensor que permite que fotos estáveis sejam tiradas mesmo com pouca luz.
A câmera telefoto do iPhone 14 Pro oferece zoom de 3x. Outra inovação do iPhone 14 Pro é o foco automático para a câmera frontal.

A qualidade geral da imagem de ambos os novos iPhones é muito boa

Os dois iPhones têm bateria de capacidade semelhante, cerca de 3.200 mAh, e têm autonomia semelhante. Com brilho de tela padrão, eles funcionaram por cerca de 40 horas em nosso cenário de teste que simulava atividades padrão e, mesmo com o brilho de tela mais alto, sua bateria durou mais de 27 horas. Para o iPhone 14 Pro, a nova funcionalidade de Always On display afeta apenas um pouco a duração da bateria, porque a tela nem sempre seria ativada em um cenário realista, pois a tela é desativada quando o dispositivo está no bolso ou na bolsa.
Nenhum desses novos iPhones fornece um carregador, portanto, o tempo de carregamento depende do carregador usado. Com um carregador comum de 5W, uma carga completa (de 0% a 100%) requer cerca de 3 horas, mas com um carregador muito mais potente (100W) a carga fica completa em menos de duas horas. Certamente não são os aparelhos com carregamentos mais rápidos do mercado: na verdade, alguns modelos podem ser totalmente carregados em menos de 30 minutos. Mas como parece que o carregamento rápido pode afetar a vida útil da bateria, presume-se que a Apple sacrifique o tempo de carregamento para prolongar a vida útil da bateria.

Ambos os iPhones passaram em nosso teste de queda: o iPhone 14 Pro sem danos visíveis e o iPhone 14 com apenas pequenos amassados na moldura de alumínio.

Assim como a série iPhone 13, a série iPhone 14 possui certificação IP para 30 minutos em água de até 6 metros de profundidade. Ambos os iPhones suportaram testes de submersão e chuva sem problemas.
No que diz respeito ao design do iPhone 14, do lado de fora, existem apenas pequenas alterações em relação ao seu antecessor, mas os vídeos de desmontagem sugerem que o iPhone 14 foi completamente redesenhado e a reparabilidade foi significativamente melhorada.

Rumores de que a câmera não funciona corretamente do iPhone 14 Pro ao usar determinados aplicativos não puderam ser confirmados com nossas amostras.

Conclusões

Mais uma vez, os novos modelos da série superam seus respectivos modelos predecessores, e o fazem, como sempre, por pequenas alterações. de fato, é improvável que de um ano para o outro haja revoluções que se afastem consideravelmente dos níveis da série anterior. Particularmente quando a série anterior estava em um nível muito alto.

Assim, o iPhone 14 acaba sendo um praticamente igual ao iPhone 13, assim como o iPhone 14 Pro acaba sendo um pouco superior ao iPhone 13 Pro.
Como as diferenças com os antecessores são mínimas, a compra desse produto só é recomendada no caso de necessidade.