Internet nos negócios: saiba como usar bem

Internet nos negócios: saiba como usar bem

Usar a internet nos negócios pode aumentar a clientela e o faturamento da sua empresa, mas é preciso agir de forma planejada

Usar a internet nos negócios pode ajudar empreendedores a conseguirem mais clientes e, por conseguinte, a faturarem mais. Mas nem todo mundo sabe por onde começar e nem quais são as estratégias mais eficazes. Sites, redes sociais, anúncios pagos. São diversas opções e uma escolha mal feita ou uma estratégia sem foco pode levar a uma perda de tempo. E de dinheiro!

Sendo assim, é preciso usar essas ferramentas de forma planejada. Para ajudá-lo a começar a usar as redes sociais e a internet nos negócios de forma eficaz, o ConectaJá ouviu o coordenador de Mídias Sociais da agência M2BR, Gabriel Burgos, que deu algumas dicas voltadas a pequenos empreendedores:

Tenha um site

Estar presente na internet com uma página encontrável no Google é importante. Principalmente porque hoje existem ferramentas gratuitas ou de baixo custo, que permitem construir um site em minutos. “O próprio WordPress é hoje uma opção excelente e de baixo custo, permitindo a gestão do conteúdo de forma bem simples”, afirma Burgos. Além de ter um site, uma dica valiosa é pensar em um blog que seja alimentado com conteúdos relativos ao negócio no qual o empreendedor está inserido. Essa estratégia vai auxiliar em uma outra que falaremos mais à frente. Além disso, investir na compra de um domínio é uma opção que certamente trará um ar mais profissional ao site.

Escolha uma rede social

As redes sociais são fundamentais para melhorar o uso da internet nos negócios. Portanto, escolha uma rede social que faça sentido para o seu tipo de negócio. “É preciso avaliar bem qual rede faz sentido e se o empreendedor terá braço para alimentá-la”, afirma Burgos.  O especialista sugere que o pequeno empresário considere o LinkedIn no início. O Facebook e o Youtube também podem ser alternativas interessantes. No entanto, é importante alimentar as redes de forma planejada. Sendo assim, o ideal é criar uma agenda para o mês com todos os conteúdos que você irá postar, incluindo dia e hora da postagem. Inclusive isso trará insights sobre os melhores dias e horários.

Dedo clicando em app de rede social

Tenha conteúdo

Não basta ter uma rede social, é preciso alimentá-la adequadamente de forma que mais pessoas se engajem.  E por conteúdo entende-se (boas) fotos, blogposts (por isso a importância de ter um blog de conteúdo), links externos e vídeos. “A ideia é criar autoridade sobre determinado assunto”, avalia Burgos. Outra dica é não falar bem de si mesmo e sim postar conteúdos que tenham a ver com a sua área de negócio. “Vale até mesmo contar as dores do negócio em textos. São as outras pessoas que precisam falar bem de você”, conta. Especialmente sobre os vídeos, é preciso um cuidado importante. Eles devem ter um formato mais voltado ao comercial. “Muita gente fala que o vídeo é a mídia do futuro. De fato, esse formato vem crescendo bastante. Mas é importante saber que vídeos de consumo são vídeos de conteúdo e não nos formatos que estamos acostumados a ver na TV”, alerta.

Anuncie

Segundo Burgos, antes de decidir impulsionar posts, é preciso formar uma base de conteúdo para que, quem chegar em sua página, possa ver qual é o objetivo dela. Portanto, é importante ter pelo menos de cinco a dez posts e antes de começar a fazer campanhas pagas. “Ele pode começar com uma campanha para aumentar sua base e depois impulsionar os conteúdos de forma inteligente. Ao mesmo tempo que ele vai aumentar a base dele, com um público que virá de forma orgânica ou paga, é importante ele impulsionar esse conteúdo para falar com fãs e com não fãs da página. Dessa maneira, ele consegue servir tanto ao público que já conquistou quanto o público potencial”, pontua Burgos. Além disso, ao falar com fãs e não fãs, você vai passar a entender melhor o que faz sentido para o seu público ou o que você quer conquistar.

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Defina um orçamento

Uma vez que você decide fazer uma campanha, terá de escolher quanto gastar com ela. O próprio Facebook, por exemplo, pode sugerir um valor de acordo com os objetivos que se quer atingir. “O importante, contudo, é ver onde o braço dele alcança. Não é para começar com R$ 50 mil de investimento, mas também não é com R$ 50. Ele tem que achar um caminho inicial o mais básico que puder. Se ele tiver uma volumetria de  10 a 15 posts por mês, ele pode pensar em gastar de R$ 30 a R$ 50 por post”, comenta.

Aplicativos de mensagem

As eleições de 2018 ensinaram uma importante lição. O candidato que tinha 5 minutos de TV foi eleito depois de formar uma rede de apoiadores por meio de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. “Esse é um caminho que pode ser muito interessante. Você pode compartilhar conteúdos, divulgando memes, mesmo os engraçados, que não são relativos ao negócio. Mas eles são compartilhados, eles vão para a frente. Faz todo o sentido entender o poder dessa plataforma e como ela vai servir na disseminação do seu conteúdo”, complementa.

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