Rumores confirmados: Huawei Mate 30 virão sem Play Store

Rumores confirmados: Huawei Mate 30 virão sem Play Store

No lugar, Huawei Mate 30 e o Mate 30 Pro trazem o AppGallery, mas consumidor pode ficar sem apps importantes, como os de banco

A fabricante chinesa Huawei anunciou os tão esperados Huawei Mate 30 e o Pro. Os smartphones trazem uma parruda combinação entre hardware e sensores de câmera.  Mas os consumidores devem ficar muito atentos se optarem por ele. Devido ao banimento dos Estados Unidos à chinesa por acusações de espionagem, os dispositivos, embora venham equipados com um sistema baseado no Android 10, não contam com o Google Services e Play Store.

No lugar, a empresa traz o AppGalery. Até agora, já são 45 mil apps nessa “loja alternativa. Na prática, isso significa que o usuário pode não ter acesso a alguns aplicativos, como os de banco e outros. “As vendas desse smartphone devem sofrer um pouco devido a essas restrições”, avisa o pesquisador da PROTESTE, Thiago Leite Porto.

Feitas as ressalvas, vamos às especificações dos aparelhos:

Tela do Mate 30 Pro ocupa 90% da parte frontal

O Pro abre mão de botões de volume e de bloqueio nas laterais. Ao invés disso, traz display “em cascata”, que toma as bordas do dispositivo para a tela. O display de 6.53’’ conta com resolução 2400 x 1176 (2K) e ocupa mais de 90% da parte frontal, dando espaço apenas para a câmera frontal, que fica em um “recuo” discreto na parte superior.


O leitor biométrico está sob a tela, assim como os alto falantes. Dessa forma, ele consegue exibir informações constantemente na tela, semelhante aos smartwatches.

4 sensores na parte traseira para fotos

O Mate 30 Pro traz um conjunto de 4 sensores localizado na parte traseira. A ultrawide conta com sensor de 40MP, a SuperSensing também com 40 MP, uma telefoto de 8 MP e, por fim, uma para detecção de profundidade. A câmera frontal conta também com 32 MP para selfies, equipada com 3D ToF e sensor de gestos.

Além disso, a câmera também será capaz de localizar a posição de seus olhos e notar sua presença (ou a de outras pessoas) para a exibição de notificações, detalhando-as ou não dependendo de quem estiver no ambiente.

As câmeras traseiras são capazes de gravar vídeos em 4K em 60 quadros por segundo com ferramentas de time lapse HDR+ e desfoque de fundo. Resoluções inferiores oferecem outras possibilidades, como a gravação em SuperSlow Motion (960 fps) em 1080p e Ultra Slow Motion (7680 fps) em resolução HD.

Segundo o pesquisador da PROTESTE, a expectativa é que o conjunto de câmeras dos aparelhos atinja o primeiro lugar no ranking da Dxomark. A posição hoje é ocupada pelo Samsung Galaxy Note 10+ 5G.

No caso do Huawei Mate 30, não há tela curva; entretanto, sua tela é ligeiramente maior, de 6.62”. Sua bateria também tem capacidade menor, sendo de 4.200 mAh. Já a câmera ultrawide tem apenas 16 MP e sensor de foco a laser e apenas 128 GB de armazenamento.

Performance e software

Ambos os aparelhos serão equipados com o processador Kirin 990. Além disso, o Huawei Mate 30 e o Pro terão opções em 4G ou 5G, dependendo da região que forem comprados.

O sistema contará com 8 GB LPDDR4 de RAM combinados com 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno (restrito ao Pro) — que pode ser expandido com um cartão de memória nano memory card da fabricante.

O dispositivo virá com o Android 10. No entanto, aplicativos da Google não virão instalados como de costume. Portanto, ficará a cargo do usuário fazer todos os downloads.

A bateria tem 4.500mAh e carregadores de 40W e 27W, quando sem fio, agilizam o processo de recarga. A Huawei não abriu mão da tecnologia de recarga wireless reversa. Ou seja, o Mate 30 Pro será capaz fornecer energia para outros dispositivos compatíveis com recarga sem fio.

Construção e cores

O smartphone topo de linha conta com resistência IP68 para submersão de até 1,5 metros por até 30 minutos, o mesmo também para poeira. As cores inclusas no aparelho são diversas: Emerald Green (verde esmeralda); Cosmic Purple (roxo cósmico); preto e Space Silver (prata espacial). Haverá também opções de couro sintético, agora nomeados “couro vegano”, nas cores Forest Green e laranja.

A PROTESTE, para ajudar o consumidor a tomar a melhor decisão de compra, testa os principais aparelhos do mercado. Assim que recebermos o dispositivo, vamos inclui-lo em nosso comparador exclusivo.