Huawei ganha terreno, saiba por que isso importa

Huawei ganha terreno, saiba por que isso importa

Chinesa Huawei foi a fabricante de smartphones que mais aumentou sua participação no mercado no terceiro trimestre deste ano

A chinesa Huawei foi a fabricante de smartphones que mais aumentou sua participação no mercado no terceiro trimestre deste ano, segundo a consultoria Gartner. A empresa vendeu mundialmente 65.822 aparelhos, saindo de um market share de 13,4%, em igual período do ano passado, para 17% neste ano. O mercado como um todo caiu 0,4%.

O pesquisador da PROTESTE, Thiago Leite Porto, avalia que o consumidor precisa ficar de olho na guerra comercial entre a Huawei e os Estados Unidos. Isso porque há muitos produtos da fabricante chinesa no mercado brasileiro e há implicações diretas desta disputa na escolha da tecnologia das futuras redes 5G no país.

Apesar do crescimento da Huawei, a sul-coreana Samsung permanece na liderança do mercado, com uma participação de 20,4%, também tendo crescido consistentemente em relação ao terceiro trimestre de 2018. Ao todo, a empresa vendeu mais de 79 mil aparelhos no período de três meses encerrado em setembro deste ano.

Quanto mais opções houver no mercado, mais grupos de consumidores com perfis diferentes serão atendidos.

Apesar da liderança da Samsung, o consumidor não deve descartar marcas como Xiaomi, Asus e Motorola no momento de escolha de um smartphone, avalia Porto. “Quanto mais opções houver no mercado, mais grupos de consumidores com perfis diferentes serão atendidos. Além de serem marcas que possuem diversos produtos considerados excelentes produtos em nossos testes”, pontua.

Conheça nosso comparador de smartphones e escolha o seu.

Ao contrário das duas primeiras do ranking, a Apple teve um fraco período de vendas no terceiro trimestre de 2019. A companhia viu seus números caírem perto de 5 milhões de unidades, o que a fez reduzir de 10,5% para 11,8% em market share, queda de 1,3 ponto percentual. Justamente a demanda por aparelhos intermediários pode ser a explicação para a queda.

Além disso, em termos gerais, a queda dos aparelhos pode estar associada à chegada do 5G. Para o estudo, os usuários estão aguardando ainda o ano que vem para fazer suas compras já inseridos no novo padrão de internet.