Descubra como bloquear convites para grupos do WhatsApp

Descubra como bloquear convites para grupos do WhatsApp

Opção já está disponível para todos os usuários do app. Veja aqui como fazer para mudar suas configurações de privacidade

Já está disponível para todos os usuários do WhatsApp o aguardado recurso de privacidade de grupos. A função, que vinha sendo mantida em ambiente de testes, já pode ser usada sem que seja necessária a versão beta do app instalada no aparelho. Agora, você já pode evitar a inclusão em grupos do WhatsApp, por parte de amigos, parentes ou mesmo desconhecidos, sem o seu consentimento.

Convite por chat privado

Com essa novidade, caso uma pessoa que administra um grupo tente adicionar alguém sem autorização, o WhatsApp exibe automaticamente uma janela de alerta, indicando que é necessário enviar um convite via chat privado. 

Mas, para você usufruir dessa nova função e não se ver, de repente, em grupos para o qual nunca pediu inclusão, é preciso fazer um ajuste na configuração do seu perfil.

Os procedimentos são idênticos tanto em aparelhos Android quanto nos iPhones (iOS). No entanto, para você conseguir fazer essa mudança de configuração, é preciso que o aplicativo do WhatsApp em seu celular esteja atualizado com sua versão mais recente.


Privacidade em primeiro lugar

Para Thiago Porto, pesquisador da PROTESTE, esse movimento de aumentar a privacidade do usuário é uma tendência em todo mundo.

“A PROTESTE sempre vai reivindicar para que as empresas foquem cada vez mais em segurança e privacidade. Pois o consumidor só tem a ganhar com isso”, afirma Thiago.

Como configurar os grupos do WhatsApp

Veja esse tutorial sobre como mudar as configurações de privacidade em grupos do WhatsApp:

Passo 1

Abra o WhatsApp e entre nas configurações do mensageiro. Em seguida, selecione a opção “Conta”;

Passo 2

Na sequência, abra a opção “Privacidade” e depois toque em “Grupos”;

Passo 3

Agora, basta você escolher a opção de privacidade em grupos de sua preferência. Para evitar que qualquer pessoa adicione seu contato em grupos, selecione a opção “Apenas contatos, exceto…”. Uma vez nela, toque para selecionar “Todos os contatos” e por fim pressione “OK” para salvar sua opção.

Feito isso, ninguém poderá mais adicionar seu contato a algum grupo. Apenas via chat privado, onde você receberá o convite e a opção de aceitar ou não.

Com informações do TechTudo.